4MATIC vs 4MATIC Plus – diferença, prós e contras

O Mercedes 4MATIC é um sistema AWD da marca Mercedes que vem em algumas variações diferentes dependendo do tipo de carro e do cenário de uso. Cada carro Mercedes é um pouco diferente, o que significa que o sistema pode assumir algumas formas diferentes, dependendo do carro em questão.

Entretanto, as maiores diferenças residem entre os modelos AMG, utilitários esportivos e carros de consumo Mercedes comuns. Os modelos AMG oferecem um sistema 4MATIC predominantemente tendencioso para trás, a fim de tornar o carro mais ágil, mais responsivo e mais excitante para dirigir. Isto também inclui o sistema 4MATIC+ encontrado em carros AMG de gama superior, como o AMG GT 4 portas ou o E63 S AMG.

Os SUVs Mercedes oferecem um sistema AWD mais equilibrado que é ajustado para a tração nas quatro rodas sem enfatizar um estilo específico de direção. Modelos mais regulares da Mercedes oferecem sistemas 4MATIC que estão sintonizados para conforto e coesão, o que significa que você não deve sentir um deslize, mesmo que ele ocorra.

O sistema 4MATIC+ é muito mais avançado e é atualmente o mais avançado e inovador sistema 4MATIC afinado pela AMG porque pode responder em diferenças de tração em questão de alguns milissegundos, mas custa mais para consertar.

Sistema Mercedes 4MATIC em um carro Mercedes normal do dia-a-dia – Prós e contras

O sistema 4MATIC mais básico e equilibrado é oferecido em carros como o Mercedes C300. Este sistema é um sistema de nível básico que inclui o menor nível de integração porque não vem com motores de 600hp+ e não se destina a uso fora da estrada.

  Que a Mercedes tem pás de câmbio

Este sistema oferece uma divisão constante de torque 50/50 entre o eixo dianteiro e traseiro, o que significa que este sistema trabalha constantemente em um estado de divisão de torque 50:50. Sempre que o sistema detecta uma perda de tração nas rodas dianteiras ou traseiras, o torque é dividido adequadamente a fim de proporcionar tração.

A maioria dos modelos Mercedes utiliza este sistema, o que significa que as peças para este sistema devem ser as mais acessíveis e mais baratas. Este sistema está ajustado para o conforto e facilidade de uso, o que significa que deve ser o mais previsível e menos interferente de todos os sistemas 4MATIC.

Os inconvenientes destes sistemas são mais ou menos os mesmos de todos os outros sistemas AWD e estes são o aumento dos custos, o aumento do peso e a diminuição da eficiência do combustível.

Sistema 4MATIC da Mercedes nos SUV Mercedes GLE e GLS – Prós e contras

Os SUV são projetados principalmente para serem utilitários, o que significa que eles devem ser capazes de atravessar todos os tipos de terreno sem sofrer perda de tração. Isto significa que estes sistemas precisam ser mais ágeis e capazes de enviar toda a energia para o eixo dianteiro ou traseiro.

Estes sistemas são chamados de sistemas totalmente variáveis Mercedes 4MATIC que são projetados para responder à completa falta de tração em certas situações fora de estrada. SUVs como o GLS vêm com características GLS específicas, como a característica “Bounce” que é projetada para libertá-lo se você ficar preso na neve ou na lama.

  A Mercedes faz um sedan híbrido?

Estes sistemas tendem a carregar carros mais pesados, o que significa que eles precisam suportar mais estresse diariamente. Se o sistema sentir um deslizamento constante, ele pode enviar 100% do torque para o eixo/roda com maior aderência.

Os inconvenientes deste sistema 4MATIC são os mesmos de todos os outros sistemas, o que significa que custa muito para comprar e consertar, diminui sua já pobre economia de SUV, e torna o carro ainda mais pesado.

Sistema Mercedes 4MATIC+ nos modelos de desempenho AMG da linha Mercedes – Prós e Contras

O sistema Mercedes 4MATIC+ é reservado apenas para os modelos AMG mais potentes e ferozes como o Mercedes E 63 S AMG e o Mercedes GT63 S AMG de 4 portas. Ambos vêm com mais de 600hp de potência, o que os torna extremamente rápidos e capazes.

Com tanta potência na torneira, a Mercedes decidiu fabricar estes carros AWD. Há alguns anos, tanto a BMW quanto a Mercedes costumavam oferecer seus sedans de desempenho superior como veículos RWD, mas com 600+hp isto se tornou um pouco perigoso, especialmente considerando que estes carros tendem a pesar tanto quanto um hotel de tamanho moderado.

Como tal, a Mercedes saiu com 4MATIC+, um sistema que permite desacoplar completamente o eixo dianteiro e fazer o carro 100% RWD quando você quer explorar os limites do carro e de si mesmo. No entanto, o resto do tempo o sistema está no modo AWD esportivo, o que garante tração ideal e tempos de resposta incrivelmente rápidos.

Este sistema é o mais caro de todos e é também o mais raro. Ele afeta a eficiência do combustível, mas estes modelos AMG não são projetados para serem eficientes nem baratos para possuir.

  Quais modelos Mercedes são híbridos?

Seção FAQ

O sistema Mercedes 4MATIC é necessário?

Se o modelo Mercedes que você está interessado vem com o sistema 4MATIC da fábrica então esta pergunta é mais ou menos irrelevante porque você não pode obter aquele carro sem ele. Entretanto, para aqueles modelos que não vêm com o 4MATIC fora da fábrica, é seguro dizer que não é necessário optar por ele em 99% das situações.

A maioria das pessoas acredita que um sistema AWD é a peça de tecnologia mais importante para uma condução segura no inverno, mas na realidade, um conjunto adequado de borracha de inverno é muito mais importante.

O sistema 4MATIC torna um Mercedes mais seguro?

O sistema 4MATIC da Mercedes torna o carro mais seguro porque o carro é capaz de se adaptar a uma perda de tração e assim recuperar a tração rapidamente. Entretanto, muitas pessoas acreditam que se você perder completamente a tração em um carro AWD, dificilmente você irá recuperá-la.

Isso é verdade para os sistemas de tração nas quatro rodas mais antigos, mas os sistemas AWD mais novos não sofrem com esses problemas. Os carros AWD são mais seguros, e isso é um fato.

Os carros AWD são carros de melhor desempenho?

Depende do que você mais valoriza em um carro de desempenho. Se você quer que o carro seja o mais rápido possível com os melhores tempos de aceleração, um sistema AWD é necessário. Entretanto, se você quiser que o carro seja mais leve e ágil com mais retorno, um sistema AWD é a melhor opção.

De qualquer forma, os sistemas AWD estão se tornando cada vez mais avançados hoje em dia, a fim de torná-los melhores em cada situação.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts