4MATIC vs 4MOTION – diferença, prós e contras

Um sistema de tração integral alimenta as rodas traseiras e dianteiras o tempo todo, a fim de proporcionar tração ideal, dependendo do modo de condução selecionado e do ambiente externo. Mais ou menos cada marca premium hoje em dia oferece AWD de alguma forma, mas a maioria delas são reservadas para SUVs.

Entretanto, tanto a Mercedes como a Volkswagen oferecem seus sistemas AWD para quase todos os modelos disponíveis. A Mercedes chama seu sistema 4MATIC que está disponível para cada carro que eles oferecem enquanto a Volkswagen chama seu sistema 4MOTION que está disponível para a maioria de seus modelos.

A Mercedes começou a oferecer o sistema 4MATIC em 1987 e as primeiras iterações deste sistema foram muito pouco confiáveis porque eram incrivelmente complexas. A VW também começou a oferecer o sistema 4MOTION nos anos 80, mas o sistema era limitado a apenas alguns modelos premium e não era tão avançado.

Atualmente, ambos os sistemas são muito melhores, mas o sistema 4MATIC é muito mais avançado. A Mercedes também oferece o sistema 4MATIC+ que permite desacoplar o eixo dianteiro e fazer o carro somente RWD, o que é algo que a VW não oferece.

Mercedes 4MATIC – Prós e contras

O sistema Mercedes 4MATIC é um dos sistemas AWD mais avançados atualmente disponíveis no mercado porque utiliza um design incrivelmente complexo que é hoje muito mais confiável do que era antes. O principal benefício que o sistema 4MATIC oferece é a integração sensata do sistema que afeta todos os aspectos da unidade.

  Confiabilidade do Jaguar VS Mercedes

O sistema 4MATIC é um sistema inteligente de tração nas quatro rodas que utiliza uma infinidade de sensores diferentes em cada roda individual, o que significa que o sistema pode manter o carro rolando mesmo que apenas uma única roda forneça tração decente.

O sistema funciona melhor quando integrado com uma caixa de câmbio suave de 7-9 velocidades, sistema de frenagem antilock, um avançado sistema de tração e ESP. O maior benefício que o sistema 4MATIC tem mais de 4MOTION é o fato de ser capaz de responder a diferentes condições de estrada de forma incrivelmente rápida, tornando o carro muito mais seguro.

Os pontos negativos do sistema 4MATIC são o fato de que ele custa muito dinheiro para reparar se alguma vez começar a causar problemas, também piora sua economia de combustível e torna o carro mais pesado e artificial. Entretanto, a Mercedes também oferece um sistema 4MATIC+ que é um dos sistemas AWD mais avançados do mercado.

Volkswagen 4MOTION – Prós e contras

A tecnologia 4MOTION da Volkswagen inclui alguns tipos diferentes de sistemas AWD, dependendo do tipo de carro. O sistema mais básico é chamado de sistema Haldex que usa uma embreagem para mover a potência tanto para as rodas traseiras quanto para as dianteiras. A questão com este sistema é que ele é muito mais lento para responder e não é tão avançado quanto o 4MATIC.

Alguns VW SUV usam um sistema chamado Torsen AWD que usa um diferencial mecânico a fim de proporcionar o máximo de tração fora de estrada. Este é um sistema da velha guarda que é usado principalmente em utilitários esportivos e outros veículos todo-o-terreno.

  Que a própria Mercedes conduz

O sistema 4MOTION não é tão avançado quanto o sistema encontrado na maioria dos modelos Mercedes nos dias de hoje. Entretanto, as diferenças no mundo real não são tão óbvias assim. A Volkswagen não oferece um sistema AWD especial orientado para o desempenho como o 4MATIC+, o que significa que seus sistemas são um pouco menos complexos.

As desvantagens do sistema 4MOTION são mais ou menos as mesmas que no caso do 4MATIC. Os carros 4MOTION são mais caros, mais caros para consertar, não são tão eficientes e são consideravelmente mais pesados.

A necessidade de um sistema AWD em carros modernos

Como foi dito anteriormente, a maioria das montadoras hoje em dia oferece sistemas AWD, mas um sistema AWD simplesmente não é necessário para a grande maioria dos clientes lá fora. Os sistemas AWD tornam o carro mais complexo, menos eficiente no consumo de combustível, mais pesado e, muitas vezes, ainda mais não confiável e, portanto, muito mais caro de consertar.

Se você possui um grande SUV, então faz sentido optar pela AWD tanto por razões de tração quanto pelo valor de revenda. Entretanto, se você possui um VW Golf ou um Mercedes Benz Classe A e raramente se aventura fora do pavimento, então um sistema AWD é mais ou menos desnecessário.

Os sistemas AWD geralmente custam cerca de US$ 2.000 a US$ 3.000 da fábrica, o que significa que custam muito mais do que um conjunto de pneus de inverno decentes. Como tal, às vezes faz sentido gastar esse dinheiro extra em opções mais necessárias e em um conjunto de pneus de inverno.

É verdade que um sistema AWD ajuda no valor de revenda, mas não tanto quanto se possa pensar, pois eles custam muito em primeiro lugar.

  Você pode usar fluido de direção elétrica regular em um Mercedes?

Seção FAQ

Devo comprar um Mercedes com o sistema 4MATIC?

Se você estiver comprando um SUV Mercedes novinho em folha que planeja usar em todos os tipos de ambientes e não se importa de pagar mais $2.000 sobre o preço pedido, você deve marcar a opção 4MATIC. Entretanto, se você não planeja dirigir em condições climáticas adversas ou simplesmente possui um conjunto de pneus de inverno decentes, um sistema AWD é desnecessário.

Se você estiver comprando usado e encontrar um carro que você gosta com um sistema AWD, esta é uma situação vantajosa para todos.

Devo comprar um VW com o sistema 4MOTION?

É mais ou menos a mesma história que com a Mercedes. Depende do carro que você está comprando e para o que você pretende usá-lo. Um conjunto de pneus de inverno normalmente faz o truque, especialmente se você não estiver comprando o Amarok, o Atlas ou o Touareg.

O que há de tão especial no sistema 4MATIC+ AWD da Mercedes?

O sistema 4MATIC+ AWD da Mercedes e o sistema xDrive M da BMW permitem que você desacoplar completamente o eixo dianteiro e fazer o RWD do carro quando você quiser se divertir um pouco com o RWD da moda antiga. Ambos oferecem modos de deriva dedicados, o que significa que você pode facilmente balançar a traseira para fora e mantê-la lá de uma maneira controlada.

Isto torna estes sistemas os melhores por aí, pois oferecem níveis de tração superiores em situações cotidianas, ao mesmo tempo em que permitem que você sinta a experiência de tração traseira com o apertar de um botão.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts