A BMW M1 é um supercarro?

A BMW M1 era certamente um supercarro, com sua velocidade máxima de 165 mph.

A BMW M1 foi um verdadeiro supercarro fabricado em 1978. O carro tinha um motor de 3,5L em linha reta, que foi fabricado pela BMW e conhecido como BMW M88/1. A BMW fabricou apenas 453 unidades do carro M1 e vendeu 399 unidades ao público. O carro foi apresentado em muitas corridas como Le Mans, Campeonato Alemão de Automobilismo, e Campeonato Americano IMSA GTO.

BMW M1

A BMW M1 é um supercarro com motor médio introduzido em 1978. Este foi o carro mais rápido de seu tempo e abriu o caminho para muitos outros carros mais rápidos. Este foi também o primeiro da série M da BMW, que ainda é um dos carros mais rápidos da série BMW, e estes também são um dos carros mais rápidos do mundo.

O M1 tinha um motor de 3,5 L em linha reta de 6 cilindros, que produzia 277 cavalos de potência, e 165 mph como velocidade máxima. O carro era excelência em engenharia da época, e esta ainda é uma das lendas desta liga. Isto foi introduzido nos anos 70, mas mesmo assim este carro é considerado um modelo a seguir.

Desenvolvimento

O carro foi projetado por Giorgio Giugiaro, e foi um esforço colaborativo da BMW, Lamborghini e Italengineering. O projeto da M1 foi entregue pela primeira vez à Lamborghini pela BMW. A BMW queria competir no automobilismo e, portanto, eles o entregaram à empresa italiana.

  BMW VS Corvette confiabilidade - o que é melhor?

Entretanto, devido a questões financeiras, a Lamborghini se retirou do negócio e a BMW continuou seu trabalho no carro. Neste momento, eles procuraram a ajuda de uma empresa de um antigo engenheiro da Lamborghini, a Italengineering. Eles terminaram a produção deste carro, e foi o primeiro carro de motor médio de sempre da BMW.

A carroceria de fibra de vidro do carro foi feita pela Italina Resina, uma empresa italiana. Toda a carroceria do carro com o interior foi terminada pela Italdesign. A BMW tinha produzido seus próprios motores feitos à mão, e estes foram instalados no carro em Munique. Portanto, apenas 453 unidades foram construídas com este carro.

Desempenho

A M1 tinha o motor de 3.453 cc 6 cilindros em linha da BMW construído à mão, conhecido como M88/1, e foi desenvolvido por Paul Rosche. Este motor de alto desempenho lhe deu a velocidade máxima de 165 mph, o torque de 330 N⋅m, e produziu 273 hp a 6.500 rpm. Tinha um sistema de transmissão manual de 5 velocidades, que foi feito pela ZF Friedrichshafen.
O carro tinha outras especificações:

  • Sistema de suspensão de duplo braço de alavanca
  • Freios ventilados
  • Molas helicoidais ajustáveis
  • 7×16 polegadas dianteiras e 8×16 polegadas traseiras permitem jantes
  • Direção de cremalheira e pinhão sem assistência

Interior

O interior do carro era tão luxuoso quanto o seu desempenho. Na época, a BMW só produzia carros à esquerda. O interior geral tinha um equilíbrio de couro, e interior de tecido, usado em diferentes lugares como nos assentos ou no painel de instrumentos. O carro também tinha ar condicionado, estéreo e vidros elétricos.

Carreira automobilística

A BMW criou sua própria competição de corridas, que era conhecida como BMW M1 Procar Championship. O formato deste torneio era que cada piloto utilizava o mesmo carro M1, mas com modificações diferentes. A primeira versão desta competição foi vencida por Niki Lauda, e o último torneio foi realizado em 1981.

  Os modelos mais caros da BMW

De 1981 a 1986, a M1 também foi apresentada nas 24 horas de Le Mans. Ela também foi apresentada em muitas outras corridas no Rallye de La Baule, Rallye de Lorraine e Rally d’Antibes. Foi mais bem sucedida no ano de 1984, ganhando duas corridas consecutivas no Rallye de La Baule, e no Rallye de Lorraine.

Descontinuidade

Depois de produzir 453 unidades, o carro foi descontinuado em 1981. O carro foi atormentado com tantos problemas, mesmo desde o início de sua produção. A série de corridas, Procar, também foi descontinuada após algum tempo, porque os pilotos relataram problemas com o motor.

Este era um carro tão maravilhosamente feito super rápido, e até mesmo útil para o uso diário. O carro foi descontinuado devido a muitas razões. O carro não foi vendido tanto quanto a BMW previa. Os fabricantes originais deste carro, Lamborghini, faliram, e sua própria série de corridas, Procar, foi cancelada. Este foi um final tão triste para um supercarro tão inovador naquela época.

Conclusão

A BMW M1 era de fato um supercarro. O carro venceu várias corridas. A M1 também teve sua própria corrida. Foi considerado como um dos carros mais rápidos de seu tempo, e ainda é muito rápido. O projeto italiano e o motor alemão fizeram uma grande combinação como supercarro.

FAQ

O que são supercarros?

Supercarros são aqueles carros que são mais rápidos e ainda mais luxuosos do que os carros esportivos. Eles são basicamente uma edição de luxo e alto desempenho de carros esportivos. Há carros ainda mais rápidos que os supercarros, e esses são os hipercarros. Muitas pessoas também chamam os supercarros como carros que têm arranjos de motores médios.

  Quais são os problemas comuns com o BMW 335i?

Estes carros são super rápidos e alguns supercarros não são sequer legais de rua. Estes carros também são extremamente caros e nem todos podem lidar com estes carros rápidos. Os supercarros são ainda mais difíceis de comprar, pois são produzidos em um número muito pequeno.

Quais supercarros estão disponíveis em 2021?

Os supercarros são uma besta de carros, que são ainda mais rápidos do que outros carros esportivos. Estes carros são extraordinariamente caros de se comprar e ainda mais difíceis de controlar o veículo. Existem alguns supercarros, que você pode comprar como:

  • McLaren 720S
  • Ferrari F8 Tributo
  • Lamborghini Aventador SVJ
  • Audi R8
  • Corvette C8
  • Aston Martin DBS Superleggera
  • Porsche 911 Turbo

Os carros esportivos são iguais aos supercarros?

Os carros esportivos são apenas versões de alto desempenho de carros de luxo comuns. Estes carros podem funcionar mais rápido que as variantes regulares, e também têm melhor aderência à estrada, e tração, etc. Os carros esportivos são basicamente construídos para aproveitar o passeio e se divertir um pouco mais.

Entretanto, os supercarros não são brincadeira. Eles são produzidos para competir em corridas, e podem até produzir mais de 500 cavalos de potência. Eles também são extremamente caros em comparação com os carros esportivos e seus motores estão, em sua maioria, no meio. Além disso, eles também podem chegar a 0 a 60 em apenas 4 segundos. Os supercarros são edições de carros esportivos com desempenho ainda maior.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts