A Jaguar usa motores Ford?

Desde que a Tata Motors tomou posse da Jaguar em 2008, tem havido especulações sobre se a Jaguar ainda usa motores Ford. A Jaguar inicialmente utilizava motores Ford, mas não mais. Havia um acordo entre a Ford e a Tata que a Ford deixaria de produzir motores Jaguar em dezembro de 2020, mas a Jaguar parou antes do tempo estipulado.

Transição de motores Ford para Jaguar

Quando a Tata Motors adquiriu a Jaguar da Ford Motors em 2008, eles não apenas mudaram todos os componentes da Jaguar imediatamente. Mesmo que a Tata Motors tivesse fabricado carros antes disso, eles precisavam entender o conceito dos motores Jaguar.

Muito antes da Ford vender a Jaguar para a Tata Motors, a Jaguar era conhecida como um carro de alto desempenho. A Tata Motors não queria derrubar o padrão de forma alguma, o que poderia ser o motivo pelo qual eles ainda se agarraram aos motores Ford por algum tempo. Eles pelo menos queriam entender como produzir motores que pudessem caber na Jaguar antes de construir seus próprios motores.

Dito isto, a Jaguar teve que concordar com a Ford Motors quando se esperava que a Ford parasse de produzir motores para a Jaguar Motors. Este acordo deveria expirar em dezembro de 2020, após o que se esperava que a Jaguar fizesse seus próprios motores. Entretanto, a Jaguar tomou medidas ousadas para estar pronta antes do tempo.

  O Jaguar F-Type é um supercarro?

Antes de 2020, a Jaguar já havia começado a produzir motores para substituir alguns dos motores da Ford. Mas naquela época, o acordo entre a Jaguar e a Ford ainda estava em vigor. A Jaguar estava apenas se preparando.

Em 2017, a Ford anunciou que o fornecimento de motores para a Jaguars terminaria em setembro de 2020. Isto foi três meses antes da data inicialmente acordada. Assim, em setembro de 2020, a Jaguar deixou de usar os motores da Ford.

Portanto, é correto dizer que a Jaguar não usa mais os motores da Ford hoje. Entretanto, você pode encontrar motores Ford em modelos mais antigos, mas não em modelos recentes como os Jaguars 2021.

Motores Jaguar antes de setembro de 2020

O primeiro motor Jaguar proposto foi o motor turboalimentado de 2,0 litros que fazia parte da família Ingenium de todas as fábricas de alumínio. O motor foi feito no Reino Unido e na então nova instalação de energia na China. A Jaguar usou este motor para substituir o motor turbo de 2.0 litros da Ford encontrado em muitos carros Jaguar e Land Rover.

O motor turbo Jaguar de 2,0 litros é comum na China, onde não é permitido dirigir carros acima de um motor de 2,0 litros. Nessa época, a Ford ainda produzia o motor diesel V6 e os motores a gasolina sobrealimentados V6 e V8. Entretanto, a Jaguar logo substituiu o motor V6 por sua edição de 6 cilindros da linhagem Ingenium.

Em pouco tempo, a Jaguar substituiu o motor 2.2 da Ford por um motor diesel de 4 cilindros de 2.0 litros da família Ingenium. Em 2016, a Jaguar também produziu um motor a gasolina de 4 cilindros em Wolverhampton, no centro da Inglaterra. De acordo com a Jaguar, este motor é eficiente no consumo de combustível e melhorará a economia de combustível em 15% em comparação com o motor equivalente da Ford.

  Jaguar XF Confiabilidade

Em 2017, quando a Ford anunciou o término antecipado do acordo inicial, a Jaguar estaria produzindo o motor turboalimentado de 3,0 litros. Muitos pensavam que o carregamento adequado deste motor poderia substituir o V8 inicialmente produzido pela Ford Motors.

E em 2019, a Jaguar (Jaguar Land Rover) anunciou o tão falado motor inline-six. Mas ao invés do motor normal, o motor a gasolina inline-6 de 3,0 litros foi combinado com um projeto elétrico de 48 Volts. Isto foi para ajudar a sobrecarregar o motor eletricamente e retardar quando o motor desliga enquanto dirige ou pára em um engarrafamento.

A família Ingenium

A família Ingenium denota todos os motores modernos construídos pela Jaguar Land Rover nas variantes diesel e gasolina. Estes motores utilizam design modular, tornando possível ser fabricados em opções de 3, 4 e 6 cilindros. São normalmente produzidos com cilindros de cerca de 500 cc, dependendo da solicitação ou das exigências. Estes foram os mesmos motores que substituíram os motores Ford no final de 2015.

FAQs

Qual motor foi mais produzido pela Ford para a Jaguar?

O motor a gasolina de quatro cilindros foi o motor Ford mais produzido que a Jaguar utilizou. Ele é responsável pela metade de todos os motores produzidos pela Ford e cerca de 25% de todos os motores que a Jaguar já utilizou.

O Jaguar e o Land Rover têm o mesmo motor?

Sim, os carros Jaguar e Land Rover têm os mesmos motores, mesmo quando a Ford ainda estava construindo estes motores. Quando a Tata Motors comprou a Jaguar da Ford em 2008, eles também compraram a Land Rover. Em 2013, a Jaguar e a Range Rover foram fundidas em uma única empresa. Atualmente, a Jaguar é conhecida como Jaguar Land Rover.

  Ford Taurus Confiabilidade

A Jaguar ainda usa motores Ford?

Não, os veículos Jaguar não usam mais motores Ford. Em setembro de 2020, a Ford deixou de fornecer motores para a Jaguar Land Rover. Entretanto, mesmo antes de 2020, a Jaguar Land Rover havia começado a construir seus próprios motores. Dessa forma, eles poderiam dominar qual motor caberia em qual carro imediatamente.

Quais carros Jaguar usavam motores Ford?

Você encontrará motores Ford na maioria dos Jaguares produzidos antes de 2015. O XKR, XJS e os AJs são bons exemplos de carros que usaram um motor Ford. Mas todos os Jaguars fabricados depois de setembro de 2020 não têm motores Ford. Por quê? A Ford parou completamente de fornecer motores Jaguar a partir de setembro de 2020.

Onde são produzidos os motores Jaguar?

Os motores Jaguar são produzidos na fábrica de motores Land Rover da Jaguar no Reino Unido, que vem construindo motores desde 2015 até hoje. Eles também têm outra fábrica na China, que iniciou a produção de motores em 2017 e ainda estão produzindo até hoje.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts