A Mercedes AIRMATIC é confiável?

Nas últimas décadas, a Mercedes vem equipando seus carros de primeira linha com um complexo e sofisticado sistema de suspensão a ar chamado AIRMATIC. Muitos clientes potenciais da Mercedes temem que o sistema AIRMATIC possa começar a causar problemas e assim custar milhares de dólares para consertar.

Na realidade, este raramente é o caso, pois estes sistemas não são tão pouco confiáveis nem tão caros de consertar como a maioria das pessoas acredita. De fato, os sistemas Mercedes AIRMATIC mais antigos estavam longe de ser perfeitos e você deve esperar que um carro de 20 anos de idade tenha problemas que se originam do desgaste dos componentes, é a realidade da engenharia.

O sistema AIRMATIC substituiu as molas helicoidais convencionais no ano 2000 pelo W220 Classe S e, desde então, a Mercedes vem melhorando o sistema a cada nova iteração. O fato é que o AIRMATIC é ao mesmo tempo complexo e incrivelmente útil.

Não é o sistema mais confiável do planeta, mas também não é o mais pouco confiável. Se você cuidar bem dele e não dirigir seu carro como um lunático, o sistema deve ser capaz de atendê-lo por um longo tempo. Há muitas informações sobre este sistema em todos os lugares, e os carros Mercedes mais novos realmente oferecem melhores iterações deste sistema.

Características e benefícios da Mercedes AIRMATIC – Razões para optar pela AIRMATIC

Um verdadeiro carro de luxo não é tão luxuoso ou confortável sem um sistema sofisticado de suspensão a ar, e isso é um fato. No entanto, há muito mais benefícios para um sistema de suspensão a ar completo além de apenas conforto, ele também permite que você autonave a altura de seu carro dependendo de quantos passageiros estão no carro.

  Qual Mercedes tem Hyperscreen?

Isto assegura que o carro tenha sempre uma altura de passeio perfeita, o que aumenta a eficiência e torna o carro mais estável. O carro é capaz de se adaptar a ambientes específicos de direção, como a condução em rodovias, baixando-se para garantir uma experiência de direção mais confortável, mais eficiente e mais silenciosa.

Com o AIRMATIC, você pode levantar a suspensão com o apertar de um botão, o que significa que você será facilmente capaz de limpar as curvas baixas e outros obstáculos da estrada, tais como rampa íngremes. A AIRMATIC também é encontrada nos modelos AMG orientados para o desempenho, pois permite ajustar a rigidez da suspensão, o que melhora o manuseio.
Uma das características mais impressionantes que o sistema oferece é o amortecimento automático que impede que seu carro se incline enquanto acelera, desacelera, ou durante curvas difíceis.

Os inconvenientes da Mercedes AIRMATIC – Por que você não deve optar pela AIRMATIC

Mesmo que o sistema AIRMATIC seja incrivelmente útil e mude completamente o comportamento de um Mercedes, ele não é perfeito. Questões comuns associadas com o sistema AIRMATIC incluem problemas de compressor de ar, problemas de relé, vazamentos de ar ou falhas no suporte de ar.

A maioria delas pode ser facilmente percebida de antemão se seu carro se inclina para um lado ou para o outro ou perde altura de viagem, não importa o modo de condução. Se isto acontecer, seu carro vai se tornar muito menos eficiente e muito menos controlável.

O sistema AIRMATIC custa até $5000 para substituir completamente, embora isso raramente ocorra. Os custos médios nacionais associados à fixação do AIRMATIC não são tão ruins quanto todos pensam em US$ 800, incluindo tanto mão-de-obra quanto peças.

  Mercedes rent VS. Compre

O sistema custa alguns mil dólares da fábrica, mas ajuda bastante o seu valor de revenda.

Os carros Mercedes que mais se beneficiam da AIRMATIC

Existem três tipos de carros Mercedes em relação ao sistema de suspensão a ar AIRMATIC. Alguns modelos Mercedes nem sequer estão disponíveis com o sistema AIRMATIC, ou porque alguns mercados em todo o mundo não o obtêm.

Alguns modelos Mercedes também não vêm com o sistema AIRMATIC da fábrica, mas você pode obtê-lo se estiver disposto a pagar por ele. Finalmente, os carros Mercedes de alta gama vêm com o sistema AIRMATIC da fábrica.

Não faz sentido dirigir um Mercedes Benz S-Class ou um Mercedes Benz GLS sem ele. A mesma história vale para modelos orientados para o desempenho, como o GT 63 AMG. Alguns carros não são tão confortáveis sem o sistema AIRMATIC e, portanto, nunca deveriam ser vistos sem um.

Dito isto, um Mercedes Classe A ou Classe B não são frequentemente equipados com AIRMATIC porque não são capazes de competir com os modelos da Classe S, o GLS ou o AMG GT.

Seção FAQ

Quanto tempo dura um sistema Mercedes AIRMATIC?

Depende do carro em questão, da maneira como você o dirige e da manutenção. Entretanto, você deve poder desfrutar do sistema AIRMATIC sem nenhum problema por pelo menos 100k milhas. Há muitos casos em que estes sistemas podem durar muito mais do que isso.

A fim de maximizar a vida útil do sistema AIRMATIC, certifique-se de sempre manter o carro sempre que necessário e opte sempre por peças originais sempre que precisar substituir alguma coisa. Além disso, não deixe de levar o carro para uma oficina Mercedes licenciada, caso contrário, é provável que você enfrente problemas muito mais cedo.

  Qual é o melhor Mercedes para os donos de cães?

Os sistemas de suspensão a ar valem a pena?

A Mercedes não é a única marca que oferece suspensão a ar da fábrica porque quase todas as marcas premium oferecem alguma forma de suspensão a ar. Estes sistemas muitas vezes custam alguns milhares de dólares da fábrica, então muitas pessoas estão indecisas se estiverem dispostas a gastar esse tipo de dinheiro se o carro em questão já estiver confortável o suficiente.

Este é o fundo da questão, se você considera um carro confortável o suficiente sem a suspensão a ar, então é provável que a suspensão a ar não valha a pena. Entretanto, nenhum carro lá fora será tão confortável ou sofisticado sem um sistema de suspensão a ar de qualidade.

Posso modernizar meu carro com um sistema de suspensão a ar?

Há muitas empresas por aí que oferecem atualizações de suspensão a ar para carros que não vêm com suspensão a ar. Estas às vezes podem valer a pena, mas na maioria das vezes estes sistemas destruirão o valor de revenda do seu carro e talvez até o tornem muito menos confiável.

Os carros Mercedes que não vêm com suspensão a ar não são elegíveis para retroajustes AIRMATIC, portanto não acredite em ninguém que lhe diga o contrário. Isto porque o sistema AIRMATIC funciona em conjunto com muitos outros componentes cruciais do carro que são todos projetados com a suspensão a ar em mente.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts