A Mercedes requer gás premium?

Todos os modelos Mercedes, não importa o modelo ou o segmento, requerem gasolina premium sem chumbo. 91 octanas é o mínimo aceitável pelos revendedores e lojas de serviços Mercedes. Isto se deve principalmente ao fato de que a gasolina premium aumenta muito a chance de que a Mercedes que você está dirigindo dure por muito tempo.

Alguns fabricantes de automóveis não exigem que você use gasolina premium, mas a Mercedes e muitas outras marcas premium de luxo exigem, pois o uso de gasolina premium o beneficiará a longo prazo.

Os motores Mercedes dos tempos modernos são bastante complexos, repletos de diferentes sensores e componentes eletrônicos. Para garantir a eficiência e coesão adequadas, o gás premium é uma necessidade. Muitos clientes relataram que se você usar combustível regular em seu carro com classificação de gás premium, a luz do motor de checagem eventualmente acenderá.

Diferença entre gasolina de alta octanagem (premium) e gasolina de baixa octanagem

A octanagem está principalmente associada ao tempo que o combustível leva para chegar à fase de ignição. O gás premium não é necessariamente um combustível de melhor qualidade, é mais sobre a velocidade de ignição do combustível. Os combustíveis de baixa octanagem se inflamarão muito mais cedo do que os de alta octanagem, e os de alta octanagem geralmente têm uma maior resistência à pré-ignição.

Os motores Mercedes mais recentes têm uma taxa de compressão mais alta, o que significa que o motor cria temperaturas de pré-combustão mais altas. Alguns fabricantes de automóveis usam motores que não criam tais temperaturas, e essa é a razão pela qual eles são classificados para combustível comum.

  Devo comprar um Tesla ou um Mercedes?

Se você usar combustível comum em seu motor Mercedes (que experimenta temperaturas mais altas de pré-combustão), isso pode realmente prejudicar seu motor e causar pancadas no motor devido a pré-detonações. Isso também diminuirá sua eficiência de combustível, portanto não há absolutamente nenhuma razão para você não usar combustível premium sem chumbo para seu Mercedes.

Uso regular de combustível de baixo octano em um Mercedes

A esta altura, você deve estar bem ciente de que não deve usar gasolina comum em carros Mercedes, mas, se o fizer, é isso que vai acontecer.
Quando você começar a usar gasolina comum, nada vai acontecer, mas apenas no início.
Há um grande equívoco por aí que se deve principalmente aos termos “premium” e “gasolina comum”. A maioria das pessoas pensa que isso significa que uma gasolina é literalmente premium ou melhor, enquanto a outra é apenas regular ou normal. Mas a terminologia não transmite exatamente a mensagem correta. Não há necessariamente aumento de qualidade “premium”, a única diferença verdadeira é a resistência à pré-ignição.
Portanto, se você usar gás normal em seu Benz, provavelmente experimentará a pré-ignição, também conhecida como pré-detonação. Você será capaz de ouvi-lo se escutar com atenção. O motor faz um efeito de batida, e não soa tão coeso como normalmente soa.

Uso de combustível premium de alta octanagem em carros com combustível normal

Mas e se for o contrário? Digamos que seu carro é classificado para gasolina de baixa octanagem normal. Se você usar gasolina premium em tal caso, você praticamente não obterá nenhum benefício. A única coisa que certamente vai acontecer é a dor que você causará à sua carteira.
A AAA estima que os motoristas desperdiçam até US$ 2 bilhões por ano usando gasolina premium em carros sem gasolina premium. As pessoas pensam que estão cuidando melhor de seus carros usando gasolina premium, mas a verdade é que eles estão apenas desperdiçando dinheiro.
A gasolina e o vinho têm muito poucas coisas em comum, mas em ambos os casos, as pessoas pensam que um preço mais alto deveria ditar uma qualidade superior, mas simplesmente não é esse o caso. Se você não tiver certeza sobre a gasolina recomendada para seu carro, consulte o manual do proprietário.
“Gás premium garante maior potência” é um dos equívocos mais comuns sobre combustível premium. O fato é que motores com taxas de compressão mais altas são geralmente motores de marca premium que, de fato, produzem mais potência do que os motores que requerem combustível regular. Mas o combustível em si não faz absolutamente nenhuma diferença.

  A Mercedes é boa na neve?

Fatos a conhecer sobre o gás premium

Quanto mais custa o gás premium?

De acordo com a AAA, o gás premium custa até 60% mais que o combustível comum, ou até mais em alguns casos. O gás premium custa mais devido aos níveis mais altos de resistência à pré-ignição, o que significa que o combustível em si é muito mais refinado em comparação com os níveis regulares de resistência à pré-ignição do combustível.
O gás premium também custa mais devido a razões ambientais. O combustível premium custa mais para fazer e para refinar. Além disso, as leis de oferta e demanda também ditam que o gás premium deve, de fato, custar mais dinheiro em comparação com o combustível comum, porque os carros com combustível comum são a maioria dominante.

Quão perigoso é bater com o motor?

Bater no motor é o efeito da mistura de combustível e ar que se inflama devido a temperaturas mais altas do motor, e não por velas de ignição. Este efeito geralmente acontece no mesmo momento em que a própria vela de ignição também acende a mistura de combustível e ar. Portanto, essencialmente o que você está recebendo são duas explosões diferentes no cilindro, ao invés de uma.
Se isto persistir por mais tempo, há uma chance de que a pré-ignição possa realmente danificar os pistões, mesmo severamente em alguns casos. Tanto o preço quanto os inconvenientes associados a tal evento são extremamente altos. Portanto, basta usar a classificação recomendada pelo fabricante, e você deve estar absolutamente bem.

  O que é melhor, Mercedes ou Jaguar?

E se eu colocar acidentalmente combustível diesel em meu carro com motor a gasolina?

Você pode pensar que tais acidentes não acontecem com muita freqüência, mas, infelizmente, acontecem. É chegado a países como os EUA, onde a gasolina é a opção de combustível predominante, isto não acontece com tanta freqüência. Os bicos de gasolina têm geralmente uma cor diferente em comparação com os bicos de diesel, e também são moldados de forma diferente por estas razões específicas.
Mas se você colocar acidentalmente diesel em seu carro a gasolina, não o dirija. Chame um mecânico de maneira correta. Mesmo que possa parecer bom no início, isso é principalmente porque você ainda estará dirigindo com o gás restante no sistema de combustível. O diesel provavelmente ainda não chegou ao motor em si.
O diesel é muito mais grosso em comparação com o gás; isto significa que a própria bomba terá dificuldades para bombear o diesel para dentro do motor. Além disso, os filtros também tornarão mais difícil para o diesel alcançar o motor em si. Portanto, o mais provável é que você acabe com um motor entupido. Não se preocupe, porém, seu motor não explodirá ou algo parecido.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts