A tração nas quatro rodas utiliza mais gás?

Os carros de tração nas quatro rodas utilizam mais gasolina quando comparados com seus equivalentes RWD ou FWD da mesma marca e modelo. Isto se deve a muitos fatores diferentes, tais como aumento de peso, mais componentes de transmissão e fricção adicional e massa rotacional criada por esses componentes adicionais.

A massa rotacional ou não suspensa cria uma diferença substancial quando se trata de eficiência de combustível. Um grande exemplo disso é visto com freqüência nos carros esportivos de alta gama que tendem a utilizar freios de carbono-cerâmica e rodas de magnésio/carbono que diminuem significativamente a massa não suspensa.

Se houver menos massa que precisa ser girada, isso significa que o motor não funcionará tão bem quanto de outra forma, diminuindo assim a necessidade de combustível. A perda de transmissão também é um fator importante porque uma parte significativa da potência de tração é necessária para girar todos os componentes de transmissão, o que também afeta negativamente a eficiência do combustível.

Sempre que os fabricantes colocam seus números de eficiência de combustível, estes são geralmente associados com os melhores cenários e ambientes de acionamento possíveis. Isso significa que é mais importante dirigir com eficiência do que optar pela tração nas quatro rodas ou tração nas quatro rodas.

Sistemas de tração nas quatro rodas e eficiência de combustível de última geração

Um sistema de tração nas quatro rodas é projetado para maximizar a eficiência, mas a capacidade de ter sucesso ao fazê-lo depende muito da maneira como o carro está sendo conduzido. Isto significa que a maioria dos carros modernos de tração nas quatro rodas não são de tração nas quatro rodas o tempo todo.

  Os veículos híbridos são seguros?

O objetivo de um sistema de tração nas quatro rodas é ser ou RWD ou FWD para a maioria das situações, o que significa que as quatro rodas estão sendo conduzidas apenas se a situação o considerar necessário, ou em outras palavras, um carro é de tração nas quatro rodas apenas quando você precisa que ele seja para ser seguro.

Se você estiver dirigindo principalmente na rodovia, seu carro com tração nas quatro rodas quase nunca será de tração nas quatro rodas. Se seu carro tem tecnologias modernas adicionais de economia de combustível, como a tecnologia de desativação de cilindros ou a tecnologia híbrida leve, isso significa que mesmo um sedan de luxo de 8 cilindros de 600hp e 2 toneladas pode ser eficiente se você o dirigir como tal.

Os sistemas de tração total são inerentemente menos eficientes

Mesmo que teoricamente você possa ser mais eficiente com um carro com tração nas quatro rodas, se você estiver dirigindo seu carro da maneira que você sempre dirige qualquer outro carro, isso geralmente significa que um carro com tração nas quatro rodas será menos eficiente em termos de combustível.

A principal razão pela qual os carros com tração nas quatro rodas são menos eficientes no consumo de combustível é o aumento do peso do carro, e a lógica por trás disso é simples. Se você estiver operando com uma quantidade definida de energia, e tentar carregar cargas que diferem em peso, é compreensível que quanto mais leve você for, mais tempo você carregará essa carga.

Outra razão é a perda da linha de transmissão porque a energia criada pelo motor tem que passar pela caixa de transferência e pelo eixo dianteiro, pelo eixo dianteiro, pelos eixos laterais dianteiros e depois alcançar as próprias rodas. Se você estiver dirigindo um carro FWD/RWD, então estes componentes só custam e não requerem força de tração.

Como estes componentes servem a um propósito tão vital, eles também são incrivelmente pesados a fim de serem confiáveis e capazes de esforços contínuos.

  Os sensores de ponto cego valem a pena?

Por que você deve optar pela tração nas quatro rodas

Mesmo que um carro com tração nas quatro rodas seja menos eficiente no consumo de combustível e custe mais do que um carro com tração nas quatro rodas, há muitas razões pelas quais um carro com tração nas quatro rodas é uma opção globalmente melhor. Um carro com tração nas quatro rodas é mais seguro e seguro em quase todas as situações, o que é fundamental no que diz respeito aos carros familiares.

Não importa quão habilidoso você esteja dirigindo um carro RWD/FWD, um carro com tração nas quatro rodas quase sempre terá melhor desempenho do que aqueles carros porque se agarra melhor à superfície. Como tal, isto também beneficia o desempenho e a frenagem, pois há mais peso empurrando os pneus para o chão.

Seja como for, a principal razão para optar por um carro com tração nas quatro rodas é que ele tem um desempenho muito melhor em condições frias e escorregadias. Mesmo com pneus adequados, às vezes um carro não consegue lidar com condições escorregadias, tornando a experiência de dirigir um pouco mais estressante.

Por outro lado, um carro de tração nas quatro rodas escorrega de segurança quando equipado com pneus adequados, e dificilmente haverá uma situação ou um obstáculo de inverno que você não será capaz de atravessar. Por fim, quase todos os carros de alta gama são simplesmente melhores se equipados com tração nas quatro rodas, porque são mais seguros, mais rápidos e mais confiantes na indução.

Seção FAQ

Quais carros precisam de tração nas quatro rodas?

Uma pequena parte dos carros hoje em dia vem com tração nas quatro rodas como padrão, a maioria dos carros estão disponíveis com tração nas quatro rodas como opção, ou não estão disponíveis com tração nas quatro rodas de forma alguma. Isto coloca a questão se se deve optar por uma variante de tração nas quatro rodas, mesmo que às vezes custe alguns mil dólares adicionais.

  As transmissões manuais farão um retorno?

Se você estiver comprando um SUV maior, um sedan grande, ou um veículo familiar, é sempre melhor optar pela tração nas quatro rodas tanto por razões de segurança como pela capacidade de confiar em seu carro sempre que o tempo o considerar apropriado. Por outro lado, se você estiver comprando um hatchback compacto ou um carro esportivo, não opte pelo All-wheel drive se não for necessário.

Por que preciso de tração nas quatro rodas?

Você precisa de tração nas quatro rodas se você reside principalmente em uma área que recebe muita neve, gelo e chuva durante o ano. Você também deve optar por um carro com tração nas quatro rodas se você é alguém que visita regularmente o campo onde as estradas não são tão sofisticadas e adequadamente pavimentadas.

Se você estiver usando seu carro principalmente para viagens mais longas na rodovia, e não experimentar muitas adversidades climáticas, você não precisa de um carro com tração nas quatro rodas. Entretanto, pode ser útil optar por um, não importa as circunstâncias, se uma variante de tração nas quatro rodas desse carro trouxer melhor valor no mercado de segunda mão.

Posso desligar o sistema de tração nas quatro rodas?

A maioria dos carros tem tração nas quatro rodas o tempo todo, o que significa que você não pode desativar totalmente o sistema de tração nas quatro rodas. Os carros com tração nas 4 rodas são projetados para poder alternar entre tração nas 2 rodas ou tração nas 4 rodas, dependendo do que você deseja. Os carros 4WD são quase sempre utilitários esportivos fora de estrada mais antigos, o que significa que eles não são tão acessíveis ou necessários como os carros com tração nas quatro rodas.

Alguns carros como o BMW M5 ou o Mercedes AMG E63 S permitem que você desengate completamente o diferencial dianteiro para que o carro seja 100% RWD, mas o acoplamento desta característica só faz sentido em ambientes fechados e seguros, como pistas ou faixas de arraste.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts