Como limpar a corrosão da bateria do carro

Se você está tendo problemas enquanto tenta ligar seu carro, a culpa é de sua bateria. Como tal, você deve localizar a bateria dentro de seu carro e verificar se existem substâncias brancas ou azuis escamosas em cima dos terminais da bateria.

Se for o caso, você está olhando para uma bateria corroída que precisa ser limpa para funcionar corretamente. Libertar a bateria da corrosão é uma tarefa bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é desconectar a bateria, aplicar a solução de limpeza adequada, esfregar a bateria, enxaguar e secar e aplicar substância anti-corrosiva para resolver proativamente estes problemas no futuro.

As ferramentas necessárias para este trabalho são uma chave inglesa para desconectar a bateria, bicarbonato de sódio, limpador de bateria, uma escova, água fria, um pano de microfibras para secar a bateria, ou mesmo um compressor de ar. Você também deve investir em uma substância anticorrosiva de alta qualidade, como geléia de petróleo, spray de proteção terminal ou almofadas antiferrugem.

Certifique-se de estacionar seu carro em um ambiente protegido dos elementos externos, longe do trânsito. Este trabalho deve demorar menos de uma hora se você seguir todas as etapas corretamente. Como tal, não deixe de ler este artigo para saber como fazer isso.

  Quais são os carros mais difíceis de se trabalhar?

Etapa 1. – Desligue seu carro e estacione-o em um ambiente seguro

A coisa mais importante que você precisa fazer enquanto se prepara para limpar a bateria da corrosão é desligar o carro, colocá-lo no estacionamento e certificar-se de acionar o freio de estacionamento. Sempre que você lidar com a eletrônica do carro, você precisa ter certeza de que o carro está desligado e não vai a lugar algum.

Como tal, certifique-se também de estacionar o carro em um ambiente seguro, como uma garagem, porque você não quer desativar componentes vitais do carro no exterior se houver alguma chance de chuva, neve ou temperaturas extremas, ou mesmo de trânsito.

Passo 2. – Desconecte todos os cabos

Além de ter que desligar o carro, você também precisa desligar a bateria antes de trabalhar no carro porque não quer causar nenhum curto-circuito que pode ser mortal tanto para você quanto para seu carro. Se a corrente sobe sem controle, isso pode causar muitos danos e até mesmo incendiar o carro.

Você precisa isolar completamente a bateria, o que significa que você tem que pegar sua chave inglesa e desconectar todos os cabos de ambos os terminais da bateria, removê-los da bateria e colocá-los em um ambiente seguro e seco.

Passo 3. – Inspecione os cabos primeiro

Sabe-se que a corrosão se espalha da área afetada para outros componentes metálicos, o que significa que ela também pode danificar seus cabos. Certifique-se de inspecioná-los ao retirá-los da bateria para certificar-se de que não estejam corroídos.

Se estiverem, você pode remover as conexões terminais e cortar o cabo alguns centímetros a menos onde não há corrosão. Se isto fizer com que seus cabos sejam muito curtos, você terá que investir em novos cabos de bateria.

  Os carros elétricos perdem carga quando estacionados?

Passo 4. – Limpeza da bateria

Você precisa neutralizar o ácido da bateria enquanto limpa a bateria e a melhor maneira de fazer isso é investir em uma solução segura de limpeza da bateria. Pulverize-o em cima dos terminais e deixe-o sentado por alguns minutos antes de usar uma escova para remover a corrosão.

Certifique-se de repetir este processo até que os terminais estejam limpos. Agora você precisa enxaguar os terminais com um pouco de água e secá-los com panos de microfibras ou um compressor de ar se você tiver acesso a um. Se você não tiver nenhuma solução de limpeza da bateria, você pode misturar bicarbonato de sódio com água e fazer uma mistura de limpeza da bateria de bricolagem.

Passo 5. – Use lixa para remover ferrugem teimosa e conecte a bateria

A fim de limpar completamente sua bateria, você precisa usar lixa fina para lixar as manchas de ferrugem mais teimosas longe da bateria. Isto garantirá que a bateria funcione em condições ideais, pois os terminais funcionam melhor se estiverem 100% livres de corrosão.
Agora é hora de conectar tudo de volta e colocar a bateria dentro do suporte da bateria. Certifique-se sempre de verificar se todos os terminais estão conectados corretamente e certifique-se também de usar o suporte da bateria porque você não quer que sua bateria trema enquanto dirige.

Passo 6. – Prevenir corrosão futura

Para terminá-lo, todos vocês devem aplicar vaselina, spray de proteção terminal ou almofadas antiferrugem em cima de seus terminais. Você também pode usar graxa dielétrica em seus terminais, mas somente após ter apertado com sucesso os parafusos dos terminais das baterias.

De qualquer forma, ao fazer isso, você estará eliminando toda a ferrugem futura de seus terminais, o que significa que sua bateria deve estar livre de ferrugem.

  Algum carro tem portas suicidas?

Seção FAQ

Posso limpar minha bateria enquanto a bateria está conectada?

Não, você não pode porque não será capaz de limpar completamente a corrosão. A maior parte da corrosão está situada sob os terminais de qualquer maneira. Além disso, ao não conectar sua bateria, você corre o risco até de causar um curto-circuito.

Como mencionado anteriormente, você deve sempre desconectar sua bateria em um ambiente seguro antes de fazer qualquer coisa com ela.

A corrosão pode destruir as baterias de automóveis?

De fato, pode, então não deixe de limpá-la no momento em que a encontrar se não quiser investir imediatamente em uma bateria nova em folha. Entretanto, mesmo que você simplesmente substitua a bateria, mas ainda mantenha os cabos terminais antigos, você pode causar corrosão na nova bateria em pouco tempo.

Como tal, é melhor limpar os cabos, se necessário, sempre que você limpar a bateria. Por outro lado, é uma boa idéia substituir seus cabos se você quiser ter certeza de que a nova bateria está o mais segura possível contra corrosão.

Quanto tempo duram as baterias dos carros?

As baterias de carro podem durar entre 2 a 6 anos, dependendo da marca e modelo de seu carro, da maneira como você usa o carro e do cuidado que você tem com a bateria. A substituição de uma bateria faz parte da manutenção regular, portanto não se surpreenda se você tiver que investir em uma nova bateria mais cedo.

Sempre que você quiser substituir sua bateria, é melhor inspecionar o alternador também porque um alternador saudável é necessário para que a bateria dure mais do que algumas horas.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts