Como saber se o motor está danificado por não haver óleo

O óleo do motor é um ingrediente vital do motor usado para a lubrificação do motor. O óleo é projetado para reduzir o atrito de vários componentes móveis do motor. Se o motor não for devidamente lubrificado, geralmente significa que esses componentes estão em perigo de desgaste prematuro, o que pode até mesmo destruir completamente um motor.

O óleo do motor também limpa e resfria o motor enquanto forma uma vedação hermética entre os componentes. Ele é usado para transferir energia de uma peça para a outra, prevenir a corrosão e amortecer o choque de múltiplas peças que entram em contato umas com as outras.

Se seu motor não estiver oleado adequadamente, é provável que o aviso de pressão de óleo do painel de instrumentos se acenda. Além disso, se você sentir o cheiro de qualquer cheiro de motor queimado, certifique-se de desligar o carro para minimizar possíveis danos. A falta de desempenho do motor e o superaquecimento também estão presentes com motores que sofrem de falta de óleo.

A maneira mais fácil de evitar entrar em contato com qualquer um destes problemas é seguir todos os interevais regulares de troca de óleo. Ruídos de moagem e um motor morto são os dois piores tipos de sintomas, como se pode dizer que o motor requer um trabalho sério de reparo.

Luz de aviso de pressão de óleo do painel de instrumentos

O sinal mais óbvio de falta de óleo é uma luz de aviso de pressão de óleo em seu painel de instrumentos. Este deve ser seu primeiro aviso de que algo não é como deveria ser, portanto certifique-se de desligar seu carro e descobrir se a falta de óleo é de fato o problema.

  Quais são os carros mais fáceis de se trabalhar?

Se você ignorar a luz de advertência de pressão de óleo, corre um alto risco de que o motor fique gripado, o que pode acabar de forma catastrófica. Esta luz de aviso só acende quando a pressão está muito baixa, o que significa que seu motor não está sendo devidamente lubrificado.

Cheiro de óleo queimado

Os cheiros de óleo queimado são um sintoma comum de vazamentos de óleo, que é um problema sério que nunca deve passar despercebido. O cheiro é geralmente causado por gotejamento de óleo que entra em contato com componentes quentes do motor que podem não só danificar o motor em si, mas também provocar um incêndio.

Como tal, certifique-se de desligar o carro e deixá-lo esfriar antes de fazer qualquer outra coisa. Quando o carro esfriar, verifique a vareta e olhe embaixo do carro para ver se há poças de óleo no chão.

Mau desempenho do motor e superaquecimento

Como foi dito anteriormente, o óleo é usado para lubrificar o motor para que este funcione o mais suavemente possível. Se o motor sofrer uma grave falta de óleo, será possível ouvir ruídos de moagem e o motor não funcionará suavemente como normalmente acontece.

Isto geralmente significa que os níveis de atrito entre os componentes do motor são aumentados, aumentando assim a temperatura de operação do motor. Este é um problema sério que pode até mesmo resultar no estouro do motor em chamas ou no bloqueio total do motor.

  Eu vendo meu carro ou o guardo?

Retardamento do motor

Se seu motor continuar parando constantemente, isso geralmente significa que há algo severamente errado com o motor. Isto pode ser causado por uma miríade de problemas diferentes tanto com o motor quanto com a transmissão, mas muitas vezes leva a uma falta de óleo.

Para que o motor possa funcionar, ele precisa de um nível decente de óleo para lubrificar os componentes. Se seu motor continuar parando, isso significa que todos os componentes móveis do motor estão moendo e se chocando uns com os outros, o que muitas vezes pode causar a paralisação do motor.

Má economia de combustível

O objetivo do óleo de motor é ajudar seu motor a ter o melhor desempenho possível, o que significa que se tudo estiver em ordem, você deve estar obtendo seus resultados médios de MPG. Entretanto, se o motor sofrer de falta de lubrificação adequada, também pode fazer com que o motor utilize mais combustível para operar.

Tudo isso significa que os resultados do seu MPG vão piorar com o tempo. Não deixe de vigiar sua economia de combustível e tente sempre encontrar as razões pelas quais o motor usa mais ou menos combustível. Todos estes sintomas precisam ser tratados imediatamente a fim de evitar mais danos ao motor.

Seção FAQ

Com que freqüência preciso trocar o óleo do motor?

Na maioria dos casos, os carros mais antigos necessitam de trocas de óleo a cada 3000 milhas ou mais. Os carros relativamente mais novos podem durar mais de 5.000 milhas sem precisar de uma troca de óleo. Entretanto, os carros mais novos que usam óleo sintético de alta qualidade podem durar até 15.000 milhas sem precisar de uma troca de óleo.

  Um compressor CA ruim pode causar o superaquecimento de um carro?

Seja como for, o melhor que você pode fazer é seguir todos os seus intervalos regulares de manutenção e deixar a substituição de óleo para os profissionais. As montadoras têm suas recomendações sobre quando é melhor trocar o óleo, portanto não deixe de seguir essas recomendações acima de qualquer outra.

Quais são os tipos de óleo de motor?

Existem alguns tipos diferentes de óleo de motor que diferem em sua maioria quando se trata de níveis de viscosidade e se o óleo é de origem convencional ou sintética. Como tal, o óleo convencional é seu tipo padrão de óleo de motor usado principalmente em veículos mais antigos.

Os óleos sintéticos completos são desenvolvidos em laboratórios e estão sendo usados em carros modernos. Há todos os tipos de óleos especiais para motores projetados para veículos comerciais ou veículos de alta quilometragem também. Entretanto, o único tipo de óleo que deve lhe interessar é aquele escrito no manual do proprietário do seu carro.

Os carros elétricos precisam de óleo?

Os EVs usam uma base de engenharia totalmente diferente quando se trata de motores elétricos. Como tal, os VE não precisam de óleo de motor porque não estão equipados com inúmeras peças móveis como em um motor de combustão. Um EV é alimentado por uma bateria, o que significa que não há necessidade de pistões ou válvulas.

Entretanto, um EV ainda requer diferentes trocas de fluido, como a caixa com líquido de arrefecimento, fluido de freio e líquido de lavagem do pára-brisa. Entretanto, é sempre melhor seguir apenas as recomendações do fabricante em relação à manutenção, não importando o tipo de carro que você possui.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts