O Audi A4 existe desde 1994 e é um dos modelos Audi mais vendidos até hoje. Este sedan familiar de luxo de tamanho compacto promete oferecer o luxo associado a modelos como o A6 sem ser excessivamente grande, ou caro. O A4 é também um modelo relativamente confiável em geral, mas alguns anos de modelo são melhores do que outros. Então, qual é o melhor ano para o Audi A4?
Parece que o Audi A4 2015 é o que recebe mais elogios e é, portanto, o Audi A4 mais usado para comprar. O modelo 2018 está logo atrás do A4 2015 porque oferece um visual ligeiramente revisado e algumas atualizações aqui e ali sem ser menos confiável. O terceiro melhor modelo A4 do ano é 2019, pois é mais ou menos um A4 2018 com uma atualização em meio ao ciclo.
Estes três são os que tiveram as melhores pontuações de todos os modelos Audi A4 até o momento. Os modelos mais antigos pré-2015 do Audi A4 têm agora quase 8 anos e nunca foram tão populares porque eram mais ou menos os mesmos do A4 que foram lançados em meados dos anos 2000.
De qualquer forma, se você estiver interessado em comprar um Audi A4 usado, considere estes três anos modelo porque eles parecem ser valorizados corretamente e são os que a maioria das pessoas está mais satisfeita com eles.
Audi A4 2015
O Audi A4 2015 representa uma das maiores atualizações em relação ao modelo anterior na história da linha do Audi A4. Há muitos motores para escolher e todos eles parecem ser sofisticados e suficientemente potentes, mesmo as opções de diesel. A maioria das pesquisas de satisfação dos clientes classificou o Audi A4 2015 como o melhor ano para um Audi A4 desde que o modelo foi lançado pela primeira vez em 2015.
O motor, a transmissão, os sistemas elétricos e os freios receberam nota máxima, enquanto que o ano de 2015 obteve notas consideravelmente mais baixas para a suspensão e o sistema de acionamento. Alguns também relataram problemas com a conectividade Bluetooth e outros recursos de informação e entretenimento, mas todos estes são apenas pretos.
O A4 2015 também recebe um primeiro lugar porque ele representa o melhor valor entre todos os modelos Audi A4 usados. É o primeiro ano do modelo da 5ª geração B9 do Audi A4 e, portanto, é aquele com a etiqueta de preço mais acessível. Ao todo, 2015 é o melhor ano para um Audi A4 porque combina o melhor valor e a melhor pontuação geral de satisfação do cliente.
2018 Audi A4
O Audi A4 de 2018 representa uma versão mais madura do modelo de 2015 com quase a mesma pontuação de satisfação do cliente. Entretanto, o Audi A4 2018 parece ter recebido algumas críticas sobre os freios, mais especificamente os rotores de freio que corroem facilmente e fazem com que os freios vibrem e diminuam a pegada de conforto geral do carro.
A razão pela qual o 2015 é melhor que o 2018 é também por causa do preço, pois a diferença de 3 anos entre os dois representa um salto relativamente grande no preço. Isto é compreensível porque o carro é 3 anos mais novo, mas em geral, não há muitas diferenças entre os dois e somente os entusiastas da Audi hardcore são capazes de perceber a diferença.
O modelo de 2018 parece ter obtido as melhores pontuações na área do sistema de combustível, na área de transmissão, na área de refrigeração do motor e na eletrônica do carro. Já mencionamos os freios como o maior ponto doloroso do A4 de 2018 e se os freios não fossem um problema, o 2018 poderia ter facilmente rivalizado com o de 2015 para a posição número um.
2019 Audi A4
O Audi A4 de 2019 também reside na família B9, mas é um modelo de atualização de ciclo médio que poliu ainda mais o B9 e até mesmo resolveu alguns problemas, como a corrosão do rotor do freio, que atormentava os modelos anteriores. O 2019 ganhou uma nova face, novas luzes, uma tela de informação e entretenimento maior, um sistema de cockpit virtual atualizado, novas designações de nomes, e um polimento geral da paleta do motor.
A transmissão, o motor, a suspensão e o sistema de combustível são os que têm os maiores índices de satisfação, enquanto os guizos e rangidos no interior são os que têm os piores índices até agora. Embora a atualização em meados do ciclo tenha resolvido o problema de corrosão, os freios do A4 de 2019 ainda tinham problemas, mas com as linhas de freio.
O preço do A4 2019 é consideravelmente mais alto que o de 2015 e até mesmo do modelo 2018 porque é uma atualização de meio de ciclo. No entanto, o 2019 vem com um kit de freios diretamente da fábrica, o que alivia um pouco a diferença de preço.
Seção FAQ
O Audi A4 é um carro de família?
O Audi A4 é realmente um carro familiar e muitos o consideram um carro familiar melhor do que seus principais rivais, o Mercedes Benz Classe C ou a série 3 da BMW. O A4 oferece espaço suficiente no interior, mesmo para famílias mais velhas graças aos assentos traseiros espaçosos, um porta-malas realmente acomodável, e muitas características familiares por todo o lado.
Estes incluem portas USB, muitos espaços de armazenamento, boa visibilidade, portas de abertura ampla, entrada fácil, espaço suficiente para montar assentos para crianças, pontos de ancoragem IsoFix em todos os assentos de passageiros, e muitos outros.
O Audi A4 é um carro seguro?
O Audi A4 sempre foi um carro realmente seguro porque recebe continuamente uma classificação de segurança estelar 5 estrelas da maioria dos testadores de colisões de segurança automóvel como o IIHS ou o Euro NCAP. Ambos os modelos A4 com classificação de 5 estrelas, graças à grande qualidade de construção e aos grandes sistemas de proteção passiva contra colisões.
O lado do software também é muito bem cuidado, mas a questão é que custa muito dinheiro para atualizar para esses sistemas.
O Audi A4 é melhor que o Audi 3-Series ou Mercedes C-Class?
Estes três têm negociado punções já há algum tempo e parece que o Audi A4 é o que equilibra seu apelo de mercado por ser mais luxuoso que o BMW 3-Series, mas não tão luxuoso quanto o Classe C. Por outro lado, a BMW 3-Series é a menos esportiva do grupo, mas a Classe C é a menos esportiva.
Isto significa que o Audi fica no meio entre estes dois em vários segmentos. Pode não se destacar em tantas áreas quanto as outras duas, mas também não fica aquém em quase nada.