Melhor motor Mercedes V8

Melhor motor Mercedes V8

Um motor V8 é um motor de 8 cilindros no qual os pistões estão dispostos em uma configuração V. Um motor V8 é altamente elogiado por seus baixos valores de torque, potência impressionante e uma experiência geral de direção suave.

Os motores V8 sempre foram associados com os modelos Mercedes de acabamento superior, especialmente os modelos AMG. Um desses motores é o AMG 156/159 V8, e não há muitos outros Mercedes V8 que já tenham sido adorados tanto como este. É bastante seguro dizer que o AMG 156/159 é o melhor Mercedes V8 de todos os tempos.

AMG 156/159 V8

O AMG 156/159 V8 é um motor V8 de 6,2 litros de aspiração natural que foi oferecido em muitos carros Mercedes AMG entre 2007-2014. Este motor produziu uma potência entre 451hp até 622hp no SLS AMG Black Series, que era na época o motor naturalmente aspirado mais potente do planeta.
As primeiras versões deste motor não se saíam bem porque tinham muitos problemas, falhas e defeitos diferentes que até mesmo resultaram em uma ação judicial de classe. Mas, depois que a Mercedes conseguiu resolver todos os problemas, o AMG 156/159 estava pronto para roubar o programa, e alguns anos depois, com certeza o fez.

O motor da Série Black

Em 2011, a Mercedes lançou uma das melhores criações da AMG de todos os tempos, a Série C63 Black. O C63 BS foi e ainda é um carro muito procurado, e muitos acreditam que este mesmo carro é o melhor sedan de desempenho alemão de todos os tempos, mesmo batendo os melhores carros BMW M.
O raciocínio por trás de um legado tão grande é sem dúvida o motor, e que motor ele era. Um V8 de 6,2 litros com aspiração natural produzindo 510hp e 620Nm de torque, emparelhado com uma caixa de câmbio Mercedes de 7 velocidades. O carro podia rodar 0-60mph em cerca de 4 segundos, o que foi e ainda é uma figura impressionante para um carro de família.
O AMG 156/159 V8 também foi usado em muitos carros de corrida da Mercedes, especialmente os GT3. Mas a maior versão deste motor foi o coração pulsante do lendário Mercedes SLS Black Series. Este motor é uma verdadeira homenagem à engenharia automotiva, e devido ao downsizing e à indução forçada, motores como estes nunca mais serão feitos.

  Quanto tempo leva para carregar o Mercedes AMG EQS?

Mercedes Benz M178 V8

Após a descontinuação do AMG 159, a Mercedes foi confrontada com uma tarefa bastante exigente. Como melhorar um motor tão lendário em tempos em que os engenheiros são limitados pelas regulamentações cada vez mais restritivas de emissões de veículos? Mas fique tranquilo, os engenheiros da Mercedes encontrariam uma maneira.
E eles certamente encontraram com o motor M178 V8. O M178 V8 está sendo oferecido atualmente em muitos modelos AMG, da mesma forma que o AMG 159. Este motor é um V8 mais compacto de 4,0 litros com dois turbos amarrados a ele, também uma configuração clássica em V.
As primeiras versões destes motores foram capazes de produzir 456hp no Mercedes AMG GT, um carro em que este motor estreou. Após algum tempo, a Mercedes encontrou uma maneira de aumentar a potência deste motor até 630 cavalos de potência no sedan Mercedes mais potente de todos os tempos, o coupé de porta GT 63 S AMG 4.
Em comparação com o AMG 159, este motor foi capaz de produzir mais torque, mais potência e uma melhor economia de combustível. Por estas razões, você pode pensar que o M178 é o melhor Mercedes V8 de todos os tempos, e de um ponto de vista de engenharia, poderia muito bem ser.
Mas, no que diz respeito ao entusiasta regular de carros, nenhum Mercedes V8 se iguala ao AMG 159.

Manivela de avião plano M178

O último sucesso do departamento da AMG é uma M178 completamente revisada colocada na AMG GT Black Series. A diferença entre este motor e os motores colocados em muitas outras ofertas atuais da AMG é o fato de que este motor é uma manivela de avião plano V8.
As vantagens deste layout de motor são um motor mais compacto, mais leve, mais ágil e de maior capacidade de resposta, mais parecido com um motor naturalmente aspirado. Motores como estes estão sendo usados nos supercarros mais exóticos, como muitos Ferrari V8.
O motor AMG GT BS oferece uma espantosa potência de 730 cavalos e 800Nm de torque. A Mercedes conseguiu até mesmo quebrar o recorde de Nurburgring para o carro de produção mais rápido que existe com este mesmo motor.

  Qual é a diferença entre AMG e Mercedes normal?

Motores indo em frente

Qual é o futuro do motor V8?

Os motores V8 são de certa forma uma raça moribunda por causa das regulamentações de emissões cada vez mais restritivas. Nos dias de hoje, os fabricantes têm que estar em conformidade com as restrições por razões ambientais. Embora isto seja uma coisa positiva para o planeta, a triste conseqüência é que os motores V8 logo chegarão ao fim.
O futuro da indústria automotiva está olhando com carinho para meios de transporte mais novos, como os trens de força elétricos e híbridos. E nesta situação, o V8 parece um pouco sujo e arcaico.

Quais são os benefícios de um motor elétrico em comparação com um V8, e vice-versa?

Antes de mais nada, um motor elétrico não produz emissões nocivas após ser colocado em um automóvel. Além disso, um motor elétrico pode produzir 100% de sua potência a partir de 0, e um V8 precisa se estragar a um determinado RPM para produzir 100% da potência.
Isto se traduz no fato de que um motor elétrico oferece um melhor tempo de aceleração, mas falta no departamento de velocidade máxima. Uma conexão emocional com um V8 também é algo que um motor elétrico não pode igualar, já que um motor elétrico não oferece nenhum caráter específico de motor nem pode produzir qualquer som que possa igualar um V8.

Qual é a diferença entre um motor V12 e um motor V8?

Um V12 é um motor de 12 cilindros disposto em uma configuração V. Um V12 é um pouco de um santo graal no segmento de carros de luxo de supercarros e topo de linha. Os motores V12 são geralmente os motores de combustão interna mais suaves e as saídas de potência de um V12 são simplesmente surpreendentes.
Um V12 também é uma raça em extinção, pois muitos fabricantes de automóveis estão se afastando de um V12 em direção a motores menores. A Mercedes costumava oferecer um V12 no maior carro-chefe da classe S, mas eles deixaram de oferecer um V12 em 2020 ao lançarem a Edição Final S65 AMG.
Muitos outros fabricantes de automóveis estão logo a seguir, pois o V12 está sendo oferecido apenas nos carros mais caros, como Ferrari, Lamborghini, e Rolls Royce.

  Qual é o melhor Mercedes para a economia de combustível?

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts