Mercedes 190E (W201) – Tudo o que você precisa saber

A Mercedes W201 esteve em produção entre 1982 e 1993 e nessa época veio em todos os tipos de variações e configurações de motores, mas a mais popular é a 190E. O 190E veio com um motor de 4 cilindros em linha 2.0L, um motor de 4 cilindros em linha 2.2L, um motor de 6 cilindros em linha 2.6L, ou os dois motores DTM fabricados pela Cosworth.

Todos estes motores são de fato feitos para durar, mas os melhores estão reservados para os modelos Evolution e Cosworth, que agora são incrivelmente procurados e caros. O motor AMG de 3,2L de 6 cilindros e os motores Cosworth de 6 cilindros são os mais potentes, com cerca de 235hp.

O 190E parece e sente-se nos anos 80 e muitas pessoas acreditam que o 190E parece um verdadeiro Mercedes deveria. É um carro realmente confiável que pode durar centenas de milhares de quilômetros se for mantido em condições decentes. Quase 2 milhões de exemplos do 190E foram vendidos durante seus 11 anos de produção, o que significa que encontrar um é bastante fácil.

O 190E está disponível com um manual de 5 ou 4 velocidades, e ambos são decentes. Entretanto, não deixe de substituir o óleo da caixa de velocidades a cada quatro anos, no máximo, se você quiser experimentar todos os tipos de problemas relacionados à caixa de velocidades.

Mercedes 190E – A central elétrica

O 190E veio com todos os tipos de opções de motores que variam de 122hp e vão até 235hp para os modelos Cosworth e AMG, que vão até o topo de gama. Os carros anteriores a 1988 são conhecidos por experimentarem todos os tipos de problemas relacionados a motores porque vêm com uma corrente de cronometragem de uma linha que só pode durar cerca de 100k milhas ou mais.

  Qual é o sedan Mercedes mais rápido?

Todos os modelos pós-1988 utilizavam uma corrente de linha dupla que é muito mais confiável e capaz de durar mais do dobro. O 190E é um carro bastante leve, o que significa que 235hp é mais do que suficiente. O manual de 5 velocidades parece ser mais robusto e você recebe uma engrenagem extra que deve aumentar a eficiência.

O melhor motor 190E é o 2,6L porque oferece um bom equilíbrio entre tamanho e potência, ao mesmo tempo em que é superiormente confiável. Os modelos 190E fabricados pela Cosworth são os mais populares do grupo e indiscutivelmente os melhores para dirigir, seguidos de perto pelos modelos EVO e 3.2L AMG.
Todos os modelos 190E vieram com um sistema de tração traseira e não havia opção para um sistema de tração nas quatro rodas. No total, o 190E oferece uma paleta colorida de motorização e quase todos eles são surpreendentes até hoje.

Mercedes 190E – O design e o chassi

O Mercedes 190E oferece um design clássico da Mercedes 1980 que provavelmente vai ficar bonito mesmo daqui a 20 anos. Os anos 80 foram uma época em que a Mercedes empurrou um design mais angular com cantos de boxe que fazem com que seus carros pareçam mais substanciais e comandavam na estrada. Atualmente, a Mercedes utiliza uma linguagem de design mais feminina para fazer seus carros parecerem mais aerodinâmicos.

O 190E pesa cerca de 2.500-2900lbs, o que significa que é um carro bastante leve. Como tal, um motor de 235hp é mais do que suficiente para você explorar a dinâmica e o chassi do carro. Os modelos AMG e EVO são os mais agradáveis de dirigir porque estão sintonizados para tais propósitos.

  BMW Z4 VS Mercedes SLK - o que é melhor?

Mercedes 190E – Confiabilidade e questões comuns

O 190E é um carro bastante confiável que deve ser capaz de durar muito tempo se for mantido corretamente. As questões mais comuns se resumem à falha de projeto da corrente de uma linha, vazamentos na junta da cabeça, corrosão, desgaste geral e possíveis rangidos e rangidos provenientes do sistema de suspensão.

Entretanto, até os carros com mais de 30 anos de idade, o 190E é um dos melhores carros por aí porque pode durar um milhão de milhas sem grandes revisões. Vale a pena mencionar que os carros pós-1988 são muito mais confiáveis que os modelos anteriores.

Mercedes 190E – Valor e praticidade

O 190E pode agora ser comprado incrivelmente trapaceiro, mas se você quiser um em condições mais decentes, provavelmente terá que pagar alguns milhares de dólares. Entretanto, o modelo 190E mais valioso é o EVO II que é vendido por mais de 300.000 dólares e os melhores exemplos podem ir por mais de 400.000 dólares.

Em termos de praticidade, o 190E não é nada para se gabar, o que significa que ele pode levar você e 3 passageiros diferentes em relativo conforto, mas não pode nem mesmo se comparar com a atual Classe C no que diz respeito ao espaço.

Seção FAQ

O Mercedes 190E é um carro seguro?

O Mercedes 190E é um carro relativamente seguro, mas somente no que diz respeito a outros carros dos anos 80. O 190E é simplesmente muito antigo para ser tão seguro quanto a maioria dos carros modernos. A Mercedes sempre tentou oferecer os carros mais seguros do mercado e o 190E não está longe disso.

  Quais modelos Mercedes têm Apple Car Play?

A NHTSA recebeu cerca de 16 diferentes reclamações de segurança sobre o 190E, o que na verdade não é tão ruim assim. Entretanto, o 190E é um carro tão antigo que a maioria das pessoas não está nem mesmo olhando para essas questões nem as relatando se elas se depararem com elas.

O Mercedes 190E é um Mercedes clássico?

Cerca de 2 milhões de modelos do 190E foram feitos em todos os tipos de iterações, o que significa que há muitos deles. Os modelos mais avançados AMG, Cosworth e EVO são de fato carros clássicos e têm um grande valor no mercado de carros clássicos.

De qualquer forma, os modelos mais regulares não são considerados carros clássicos e não devem agregar valor com o tempo. No entanto, alguns modelos de condições primitivas provavelmente aumentarão de valor, mas apenas o tempo dirá com certeza.

O que é o Mercedes Cosworth 190E?

No final dos anos 70, a Mercedes queria competir em rali, mas precisava de um motor de carro de corrida. A Mercedes procurou a Cosworth para que eles projetassem e desenvolvessem um motor de corrida para o 190E. Entretanto, a Audi estava dominando o mundo dos ralis com seu inovador sistema AWD e a Mercedes decidiu se juntar ao Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM) com este mesmo motor.

Entretanto, para participar do campeonato DTM, um fabricante teve que basear um carro de corrida em um carro de estrada já existente, e por causa disso, o 190E 2.3-16V nasceu e foi posteriormente substituído pelo modelo mais potente 2.6L.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts