Mercedes C240 – Tudo o que você precisa saber

O Mercedes C240 esteve em produção entre 2001 e 2007, e nessa época a Mercedes conseguiu vender uma tonelada deles. O C240 vem com um 2.2L V6 com 170hp que é um número bastante decente para um sedan compacto de luxo dos anos 2000.

O C240 vem em uma configuração de tração traseira e uma caixa de 5 velocidades automática ou manual de 6 velocidades. Em termos de design, o C240 se parece com qualquer outro Mercedes daquela época, o que significa que parece elegante, mas relativamente datado dos dias de hoje.

O C240 é realmente um carro confiável, mas muitos proprietários reclamaram de problemas com airbags, problemas elétricos, vazamentos, problemas com correias e polias do motor, e cansaço geral e desgaste nos acabamentos. Entretanto, se você mantiver o C240 corretamente, provavelmente vai espremer algumas centenas de milhares de quilômetros dele.

Em termos de valor, o C240 é agora estelar, pois você é capaz de comprar um exemplo decente para qualquer lugar entre $5.000 e $8.000. É também um carro bastante prático que pode transportar até quatro indivíduos adultos com toda a sua bagagem sem nenhum problema.

Mercedes C240 – O Powertrain

O C240 foi introduzido pela primeira vez em 2001 e muitas pessoas se apressaram a comprá-lo. Uma das razões pelas quais o C240 era tão popular é porque vem com um motor bastante potente, considerando seu tamanho e posicionamento no mercado. O V6 encontrado no C240 é liso e refinado, adequado para um carro com um crachá de três pontas.

  O que consegue mais garotas - BMW ou Mercedes?

Os 170hp e 177lb-ft de torque são perfeitos para o chassi do C240. O motor é afinado principalmente para conforto e aceleração linear suave, o que significa que não é estúpido ou difícil de dirigir. A caixa automática de 5 velocidades também é uma boa combinação com a 2.2 V6 porque é igualmente refinada e sofisticada.

Durante esse tempo, a Mercedes não ofereceu 4MATIC de tração total para modelos menores como o Classe C, o que significa que o C240 é estritamente um carro com tração traseira. Havia também uma caixa de câmbio manual disponível, mas esta era mais popular na Alemanha e no resto da Europa.

O C240 retorna em torno de 24MPG combinados, o que é decente até mesmo pelos padrões atuais. No total, o trem de força C240 é ao mesmo tempo refinado e suave, mas não o excita de forma alguma.

Mercedes C240 – Design e chassi

O design do C240 está perfeitamente alinhado com a Classe E daquela época, o que significa que ele se parece com a Classe E, mas um pouco mais compacto. Isto é uma coisa boa sempre que você quis comprar a Classe C, mas não é o melhor se você quisesse comprar a Classe E.

Em termos de interiores, o C240 parece ótimo até mesmo pelos padrões atuais, pois oferece um pouco de tecnologia como assentos aquecidos, A/C digital, navegação e um sistema estéreo bastante agradável. Em termos de chassi e suspensão, o C240 é um carro de luxo e dirige como um.

Isto significa que o C240 não é feito para trituradores de canyon de fim de semana, pois não oferece nenhum chassi jogável. O C240 dirige como o C-Class atual, o que significa que ele não tenta ser esportivo, mas se concentra na suavidade e no luxo.

  Mercedes S550 - Tudo o que você precisa saber

Mercedes C240 – Confiabilidade e problemas potenciais

Como mencionado no início, o C240 é capaz de durar centenas de milhares de quilômetros se você cuidar dele de forma adequada. Isto significa fazer constantemente toda a manutenção, como verificar e substituir todos os fluidos, trocar as velas de ignição e filtros.

No entanto, o C240 vem com sua justa parcela de problemas e os mais comuns estão associados a airbags, correias e polias do motor, refrigeração do motor, vazamentos, problemas elétricos e desgaste geral do interior. A questão dos airbags é relativamente comum e normalmente aponta para sensores de abertura de airbags excessivamente sensíveis.

Os problemas elétricos incluem problemas de iluminação externa, teto solar, problemas de janelas de energia, aparelhos internos e acessórios. O desgaste e a descoloração do interior também são problemas comuns, especialmente para carros interiores de cores mais claras.

Mercedes C240 – Valor e praticidade

Um C240 decente vai custar entre $5.000 e $8.000, o que de fato é um preço barato. Isto porque existem muitos C240 e ninguém está realmente tão entusiasmado com eles. Claro, eles dirigem bem e são capazes de durar muito tempo, mas eles não estragam nenhuma pena de forma alguma, ou forma.

Em termos de praticidade, o C240 é decente, confortável, capaz de embalar 3 de seus amigos e uma porção considerável de sua bagagem. Os assentos traseiros também se dobram para criar ainda mais espaço e montar um assento para bebê na segunda fila de assentos é fácil devido às portas amplas e aos pontos de montagem Isofix acessíveis.

  4MATIC vs 4MATIC Plus - diferença, prós e contras

Seção FAQ

Devo comprar o Mercedes C240?

Se você gosta do carro e quer tê-lo, de fato deve comprar um, já que não é tão caro assim, ainda assim ele dirige razoavelmente bem, mesmo pelos padrões atuais. Entretanto, não fique esperando que você vá comprar um carro rápido ou que goste de fazer curvas rapidamente.

O C240 dirige com facilidade, o que significa que é fácil para você e tudo o que você quer fazer enquanto dirige o C240 é sentar-se e relaxar.

O C240 é um carro seguro?

O Mercedes C240 é realmente um carro seguro, mas não de acordo com os padrões atuais. Os padrões de segurança dos carros dispararam nos últimos 10 anos devido a muitas características de segurança ativa, mas a maioria dos carros do início dos anos 2000 vêm apenas com os mais básicos sistemas de segurança de software, tais como sensores de estacionamento.

No total, o C240 é seguro, pois utiliza muitos airbags e zonas de amassamento inteligentemente projetadas para mantê-lo seguro em caso de acidente.

Qual é a diferença entre o C240 e o C-Class 2022?

Tudo é diferente, pois existem 20 anos de pesquisa e desenvolvimento entre estes carros. O C240 é um carro de uma época diferente, enquanto o Classe C de 2022 parece um carro de 2050. A enorme progressão que os carros tiveram nos últimos 20 anos é desconcertante, e você pode ver isso claramente se comparar o novo Classe C com o C240.

Entretanto, o C240 é um pouco mais tátil e satisfatório de interagir do que o novo Classe C. A nova Classe C é tão espaçosa que perde a experiência de dirigir no cofre do banco Mercedes.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts