O Audi R8 é um bom carro?

O Audi R8 é um bom carro?

Em 2006, o mundo era um lugar diferente. A Ferrari fez manchetes com a incrível Ferrari Enzo, o Porsche Carrera GT não era tão popular, a Bugatti Veyron começou a fazer recordes mundiais, o Ford GT redefiniu o supercarro americano e a Lamborghini saiu com um dos modelos mais Lamborghini de todos os Lamborghini de todos os tempos, o Murcielago.

O R8 é um carro que ninguém viu chegar, pois o Audi sempre foi o “garoto calmo” quando se tratava de supercarros. Quando a Audi mostrou o R8 ao público pela primeira vez, as pessoas ficaram maravilhadas com o bom aspecto do carro. Rápido quase 20 anos depois, muitas coisas mudaram, mas o R8, não tanto assim. Então, o Audi R8 é um bom carro?

O Audi R8 é um dos melhores supercarros que já saíram por várias razões. Para começar, o R8 é provavelmente o supercarro mais acessível de todos os tempos porque é fácil de dirigir, você pode ver fora dele, há muito espaço dentro dele e não custa quantias obscenas de dinheiro. Em segundo lugar, o R8 é um dos últimos supercarros hoje em dia que dispõe de um motor de alto deslocamento adequado.

É difícil minimizar o R8, pois é realmente um carro icônico, e agora, em 2022, ele representa o passado e o futuro porque a Audi disse que eles vão trazer o R8 para a era eletrificada.

Audi R8 – O trem de força

O primeiro modelo do Audi R8 voltou em 2006 e apresentava dois motores diferentes. Um V8 naturalmente aspirado 4.2L é encontrado em muitos outros carros Audi RS e o carro-chefe 5.2L naturalmente aspirado V10 é derivado do Lamborghini Gallardo. Os modelos V8 fazem cerca de 420/430hp enquanto os V10s de 1º geração fazem 525hp.

  2022 Audi Q5 vs Volvo XC60

A segunda geração do R8 veio em 2015 e despediu o V8 em favor apenas do poderoso V10, que veio em duas variantes. O “nível de entrada” R8 V10 com 540hp e o R8 V10 Plus completo com 610hp. O último Audi R8 apresenta o mesmo icônico 5.2L, mas o R8 mais potente faz 620hp no modelo R8 Performance.

Os primeiros R8s da 1ª geração utilizavam tanto um manual de turno com portão e uma transmissão automática, enquanto os modelos mais novos vêm com uma embreagem automática de dupla embreagem. O R8 também é predominantemente um carro AWD Quatro, mas a Audi fez algumas séries limitadas de R8s sem o eixo dianteiro, que eram 100% RWD.

O trem de força Audi R8 vai entrar para a história como um dos melhores que já existiram, e o fato de a Audi ainda oferecer um V10 de 5,2L naturalmente aspirado, o torna ainda mais icônico.

Audi R8 – Design e chassi

O motor do R8s é incrível, mas o design também o é. Já mencionamos que o 1º R8 que saiu tinha um design que nenhum outro carro daquela época poderia tocar. A 1ª geração do R8 ainda tem um visual deslumbrante e vai ficar deslumbrante até o final dos tempos. Os R8s mais novos perderam um pouco da chama, mas ainda são carros muito bonitos. O interior da 1ª geração é datado, mas os interiores dos R8s mais novos ainda são incríveis.

Quando se trata da afinação da suspensão e do chassi, é justo dizer que o R8 é um supercarro, mas não é tão rígido nem punitivo como algo como um Lamborghini Huracan. O carro é bem equilibrado e faz tudo previsivelmente, mas muitos consideram a experiência de dirigir um pouco monótona demais para um supercarro.

  Audi RS4 Confiabilidade

Audi R8 – Confiabilidade e questões comuns

O Audi R8 também é um carro relativamente confiável, mas somente se você o mantiver bem o suficiente. Estes carros são de alta manutenção por causa daquele grande motor, e se você não conseguir mantê-los, eles se avariarão em algum momento.

Os problemas mais comuns do R8 estão associados à eletrônica do carro, como o sistema MMI, o equipamento como o teto de tecido macio nos modelos Spyder, ou o trinco do porta-malas dianteiro que tende a ficar preso. Outros problemas notáveis também incluem falhas nos amortecedores de suspensão e o fato de que o R8 consome muito óleo. Finalmente, os antigos V8 R8s tinham motores problemáticos devido a depósitos de carbono e problemas com os rolamentos.

Audi R8 – Valor e praticidade

No que diz respeito ao valor, o 1º gênero R8s só está subindo de valor no momento, especialmente os manuais. Os novos R8s são também bastante bem cotados, considerando o que oferecem. Em termos de praticidade, o R8 é tão pobre quanto todos os supercarros, mas oferece mais espaço de assento e espaço no porta-malas do que alguns outros carros deste segmento.

Na verdade, é um supercarro habitável, o que é realmente uma visão rara. Ele se compara bem com o Porsche 911 neste caso, embora o 911 não seja um supercarro de alta cilindrada com um motor montado no meio.

Seção FAQ

O Audi R8 vale a pena?

Sim, todas as gerações do Audi R8 valem a pena porque parecem ótimos, soam ótimos, oferecem alguns dos melhores motores de todos os tempos, e são apoiados pela Audi, o que significa que o material realmente funciona. É fácil recomendar o Audi R8, realmente fácil.

  O Mercedes AMG EQS 2022 vs Tesla vs Audi

Não importa como você olhe para ele, o R8 vale o preço pedido. Os R8s manuais mais antigos são alguns dos melhores carros de investimento que você pode comprar agora porque um V10 R8 manual com poucos quilômetros já está começando a se tornar um carro realmente colecionável.

Por que a Audi fez o R8?

A Audi estava e ainda é uma marca fortemente envolvida nos esportes motorizados, o que não é algo que a Audi comercializa tanto quanto algumas outras marcas. A Audi saiu com o R8 porque sabia que poderia fazer um supercarro realmente bom e que poderia combinar o que é um supercarro com o que a Audi faz de melhor, e isso é design e conforto.

O R8 fez manchetes logo após sua estréia e também foi apresentado no filme Iron Man (Homem de Ferro), onde ficou preso na mente de muitas pessoas por décadas.

Será que o Audi R8 vai ser descontinuado?

Podemos dizer com certeza que o R8 não será descontinuado, mas seu coração e sua alma serão descontinuados. Isto significa que a Audi logo vai abandonar o V10 em favor de um trem de força totalmente elétrico que fará o R8 se sentir mais como um aspirador de pó ultra-rápido da Dyson do que um excitante supercarro que ele já foi.

Estes são os tempos em que vivemos, e faz sentido fazer a transição para uma plataforma completamente elétrica, mas se ainda existe a mínima possibilidade de o R8 vir com um V10, precisamos pegá-lo.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts