O Citroën ë-Dispatch é um bom carro?

O Citroën ë-Dispatch, também conhecido como o ë-Jumpy, é um furgão elétrico projetado para oferecer todas as funcionalidades a que você está acostumado de um furgão, mas com a adição de um trem de força elétrico. As vans elétricas podem muito bem ser mais importantes quando se trata de reduzir a poluição geral do que os automóveis, razão pela qual o ë-Dispatch espera se tornar o padrão de seu segmento. Então, a Citroën ë-Dispatch é um bom carro?

Se você está atrás de uma van elétrica que oferece assentos para até 9 pessoas, um que pode ser usado tanto para uso comercial quanto pessoal, o ë-Dispatch é definitivamente uma boa escolha. Com uma conhecida plataforma de carro elétrico Stellantis, o ë-Dispatch compartilha sua base com muitas outras vans elétricas familiares feitas pela Toyota, Vauxhall/Opel, e Peugeot.

Em termos de design, o ë-Dispatch tenta manter tudo em segredo, mas como a maioria dos Citroëns tende a parecer mais ousada, o ë-Dispatch é o furgão mais atraente quando comparado com seus principais rivais. A experiência de dirigir não é nada de especial, pois o ë-Dispatch dirige como qualquer outra van elétrica por aí.

A confiabilidade ainda é um mistério, pelo menos no que diz respeito à confiabilidade a longo prazo, mas há algumas questões que vale a pena falar. É também uma van bastante cara, mas as furgonetas elétricas vêm com um prêmio significativo. Com capacidade para até 9 pessoas e muito espaço de carga disponível, o ë-Dispatch é um veículo realmente prático.

  Problemas comuns com o Citroën C3 Aircross

Citroën ë-Dispatch – O Powertrain

Você pode escolher entre dois tamanhos de bateria com o ë-Dispatch, o primeiro é 50kWh e o segundo é 75kWh. A bateria menor de 50kWh é suficiente para lhe oferecer uma faixa de cerca de 175-180km enquanto o modelo de bateria maior de 75kWh lhe dará uma faixa mais próxima de 260km.

Você pode carregar rapidamente o ë-Dispatch usando um carregador DC 100kW de 20% a 80% em cerca de 38 minutos, enquanto o carregamento AC lento leva 11 horas. O modelo menor de bateria de 50kWh também pode carregar até 100kW, e o carregamento rápido leva 28 minutos. O carregamento lento CA leva de 7 a 8 horas respectivamente.

Todas as versões do ë-Dispatch vêm com um único motor elétrico montado no eixo dianteiro para uma configuração FWD permanente e 136hp. 10 minutos de carga rápida vão lhe dar um alcance extra de 80 km, o que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.

Citroën ë-Dispatch – Projeto e Condução

No que diz respeito ao design, o ë-Dispatch emprega a conhecida linguagem de design Citroën, o que significa que ele parece relativamente ousado para uma van, mas não particularmente bonito. A Citroën não fez o ë-Dispatch parecer especial como um carro elétrico, que é uma tendência sempre crescente com a maioria dos EVs. O interior também não grita carro elétrico, mas é bem disposto e muito fácil de entender.

A experiência de dirigir não é nada particularmente especial, pois o ë-Dispatch não tenta ser especial. É uma van que a maioria das pessoas utilizará para uso familiar ou comercial e, como tal, foi projetada para ser preditiva e estável.

  O Citroën ë-C4 é um bom carro?

Citroën ë-Dispatch – Confiabilidade e Questões Comuns

No que diz respeito à confiabilidade, o ë-Dispatch consegue manter todas as qualidades que você esperaria de veículos baseados no Stellantis. Claro, houve alguns recalls, mas nenhum deles foi particularmente difícil de resolver. Você pode esperar certos problemas dos sistemas de carga ou dos sistemas elétricos.

Outros problemas potenciais incluem vários problemas de equipamento, problemas com os airbags, e problemas potenciais com alcance máximo onde o tempo frio e a carga pesada podem reduzir seu alcance geral com alguma margem.

Citroën ë-Dispatch – Valor e praticidade

O preço inicial do ë-Dispatch de 50kW de tamanho médio é de cerca de 51.000 euros, enquanto que as versões superiores de 75kWh XL lhe custarão cerca de 60.000 euros. Isto torna o ë-Dispatch mais barato que o Peugeot e-Traveller, mas mais caro que o Vivaro-e. No total, é um preço que você tem que pagar por uma van elétrica, pois todas estas são 50.000 euros mais veículos.

Quando se trata de praticidade, não há realmente muitas coisas a reclamar, já que o ë-Dispatch oferece lugares para até 9 pessoas e uma área de carga realmente grande. Você pode embalar o ë-Dispatch até a borda, mas graças a muita tecnologia, isso não vai afetar sua visibilidade, o que é uma coisa realmente importante ao dirigir um carro tão grande como este.

Seção FAQ

Devo comprar o Citroën ë-Dispatch?

Bem, depende de seu cenário de uso e que tipo de condução você mais tende a fazer. Portanto, se você planeja usar sua van apenas como um veículo de transporte diário, não fazendo muitas milhas por dia, o ë-Dispatch faz muito sentido. Além disso, se você tiver um lugar onde possa mantê-lo em carga quando não o utilizar, pode ser a melhor coisa que você pode fazer com ele.

  O Citroën DS4 é um bom carro?

Por outro lado, se você estiver planejando fazer muitas milhas de rodovias e não tiver uma garagem onde possa mantê-la em carga, é melhor investir em uma variante diesel, pois as vans movidas a diesel ainda são as melhores quando se trata de viagens de longa distância.

Como o Citroën ë-Dispatch se compara ao Peugeot e-Traveller, ao Toyota PROACE e ao Vauxhall/Opel e-Vivaro?

Todos estes três são baseados em uma plataforma idêntica, o que significa que os três vêm com uma bateria de 50kWh ou 75kWh. O Peugeot é o mais caro, enquanto o ë-Dispatch e o Vivaro-e são quase idênticos. O Proace é o mais barato de todos eles, mas isso só vale para o modelo que acomoda até 8 pessoas, e não 9 como todas as outras vans aqui.

Eu diria que o ë-Dispatch ou o Proace Verso são os melhores porque o ë-Dispatch parece o mais bonito e representa o melhor valor enquanto o Proace Verso vem em muitas subvariantes, algumas das quais podem ser exatamente o que você está procurando.

O ë-Dispatch Citroën ë-Dispatch vem em forma híbrida plug-in?

Não, o Citroën Dispatch agora só está disponível na forma elétrica, o que significa que você não poderá comprar um ë-Dispatch novo que não seja elétrico. Os modelos Plug-in Dispatch nunca estiveram sequer disponíveis porque a Citroën parece estar apenas interessada em fabricar furgões totalmente elétricos.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts