O Hyundai Bayon foi apresentado pela primeira vez em 2021 e está abaixo do Hyundai Kona como o menor SUV crossover da Hyundai que você pode comprar na Europa. A Hyundai espera vender uma tonelada deles, já que os SUVs crossover compactos são atualmente os carros mais populares na Europa. O Bayon é quase inteiramente baseado no Hyundai i20 existente, mas o Hyundai Bayon é um bom carro?
O Hyundai Bayon é um carro que promete muito, pois pertence ao segmento de carros mais popular da Europa e, ao mesmo tempo, é novo e relativamente bem equipado. Ele vem com apenas uma opção de motor único, mas alguns estão certos de que uma versão elétrica do Bayon está a caminho e que deve compartilhar seu trem de força com o Kona EV existente.
Em termos de design, o Bayon é um Hyundai 100%, o que significa que sua aparência é impressionante e bastante ousada, o que não é algo que costumamos associar ao design da Hyundai. A confiabilidade parece estar indo bem até agora, mas o carro é simplesmente muito novo para que possamos avaliar adequadamente sua confiabilidade.
Ele também é o crossover mais acessível da Hyundai, embora a praticidade não seja seu maior benefício. Ele é um pouco mais espaçoso do que o i20, no qual se baseia, mas nenhum dos dois foi projetado para transportar passageiros traseiros com tanta frequência.
Leia mais sobre os problemas do Hyundai Bayon.
Hyundai Bayon – O trem de força
Até o momento, o Hyundai Bayon só pode ser adquirido com uma única opção de motor na Europa, que é o motor 1.0L T-GDI de 3 cilindros a gasolina com 100 hp e 126 lb-pé de torque. Você também pode optar por uma versão um pouco mais potente do mesmo motor, que produz 120 hp e 147 lb-pé de torque. Alguns mercados também estão recebendo um motor 1.2L de 4 cilindros e o motor Kappa II 1.4L de 4 cilindros em linha de última geração.
Todos os modelos Bayon são estritamente de tração dianteira e não há indicações de que a Hyundai vá oferecer um modelo AWD. No que diz respeito às transmissões, o Bayon pode ser adquirido com uma caixa de câmbio manual de 6 marchas padrão ou uma caixa de câmbio automática DCT de 7 marchas.
O Hyundai Bayon é capaz de atingir cerca de 53 MPG no Reino Unido, o que é de fato um número muito bom. Em suma, a Hyundai poderia oferecer o Bayon com alguns de seus motores maiores e faz sentido oferecer o Bayon como um veículo elétrico, já que o Kona EV é mais popular do que a versão regular ICE do Kona.
Hyundai Bayon – Design e direção
No que diz respeito ao design exterior, o Bayon certamente se parece com um Hyundai, o que significa que é realmente moderno e bastante atraente. A dianteira lembra a do SUV Santa Fe, que é muito maior, enquanto o interior é semelhante ao do Kona. Em suma, o Bayon é um carro bonito que oferece um bom equilíbrio entre design, qualidade e preço.
A experiência de dirigir é como se espera também da Hyundai. Isso significa que o carro não tem alma para dirigir, mas talvez seja exatamente isso que você queira de um Hyundai. O Bayon não tenta ser dinâmico ou um SUV, o que é, de fato, o que se espera dos modelos Hyundai não-N-Line.
Hyundai Bayon – Confiabilidade e problemas comuns
No que diz respeito à confiabilidade, o Hyundai Bayon parece estar indo muito bem, mas não podemos dizer nada com certeza, pois ainda é muito recente. Algumas pessoas relataram problemas com o sistema de bateria e possível perda de energia, mas todo o resto parece estar bem.
Atualmente, a Hyundai fabrica carros bastante confiáveis, o que explica em parte o sucesso da marca nos últimos tempos. Não há razão para pensar que o Bayon não será confiável a longo prazo. Ele é baseado no i20, o que significa que poderia herdar algumas de suas falhas a longo prazo.
Hyundai Bayon – Valor e praticidade
No Reino Unido, o Hyundai Bayon custa a partir de £20.530 para o nível de acabamento da especificação básica, chamado SE Connect. O modelo Premium, com especificações intermediárias, custa £22.730, enquanto o modelo Ultimate, com especificações superiores, custa £24.030. Isso faz com que o Bayon seja o crossover mais barato da Hyundai que você pode comprar desde novo, o que a Hyundai espera que seja uma decisão comercial realmente lucrativa.
Em termos de praticidade, o Bayon não se sai muito bem, pois oferece assentos traseiros relativamente apertados, que parecerão claustrofóbicos demais para qualquer pessoa com mais de 1,80 m de altura. O espaço de carga é decente, pois o Bayon oferece um porta-malas traseiro espaçoso e muitos compartimentos internos e espaços de armazenamento.
Seção de Perguntas Frequentes
O Hyundai Bayon é um carro de luxo?
O Hyundai Bayon não é um SUV de luxo de forma alguma, pois a Hyundai não é uma marca de luxo. No entanto, a Hyundai aumentou sua aposta nos últimos anos, o que agora a aproxima do que costumamos chamar de marcas premium. Uma versão mais luxuosa do Bayon é o Audi A1, mas o Audi A1 é um carro muito mais premium no geral.
Em suma, o Bayon e o restante da linha atual da Hyundai estão posicionados abaixo do segmento premium, mas isso não impede a Hyundai de tentar se aproximar cada vez mais do segmento premium.
A Hyundai oferecerá uma versão elétrica do Bayon?
A Hyundai provavelmente oferecerá uma versão elétrica do Bayon no final de 2022 ou no início de 2023. Mesmo que isso não esteja 100% confirmado, não faz muito sentido a Hyundai não oferecer uma versão elétrica do Bayon. Para começar, não há modelos híbridos do Bayon, então a Hyundai deve lançar uma versão híbrida ou elétrica.
A Hyundai moderna está mais interessada em oferecer carros elétricos e a maioria das pessoas que gosta de carros realmente pequenos na cidade também gosta de carros elétricos pequenos.
Devo comprar o Hyundai Bayon ou o Kona?
O Hyundai Kona é um pouco maior e um pouco melhor equipado em comparação com o Bayon, o que é útil para aqueles que querem o máximo de espaço possível, pois ambos não são muito espaçosos para começar. Também precisamos ter em mente que o Kona vem com um trem de força elétrico, enquanto o Bayon ainda não.
Por outro lado, o Bayon é o carro mais barato dos dois e pode fazer mais sentido se você usar o carro apenas para deslocamentos entre cidades, onde um formato menor é uma ideia melhor.