Dirigir à noite às vezes pode ser frustrante, especialmente em condições climáticas adversas, como neve ou chuva forte. Praticamente todos os carros mais novos estão disponíveis com luzes Xenon, LED, ou mesmo laser, seja como padrão ou como opção adicional.
A tecnologia dos faróis é de longe o aspecto mais importante da condução noturna. Os faróis halógenos só podem dar uma quantidade limitada de luz, e são de longe a pior opção de faróis disponíveis. Os faróis de xenônio são muito melhores em comparação com as unidades halógenas, mas também não são os melhores.
Os faróis de LED devem ser o padrão mínimo se você planeja passar muito tempo na estrada durante a noite. Basta certificar-se de que o carro em questão não ofereça apenas luzes LED de funcionamento diurno, a unidade de faróis principais também deve ser LED.
A melhor tecnologia de faróis atualmente disponível são as luzes laser. Além dos faróis, você também pode aumentar sua consciência com a tecnologia de visão noturna e o revestimento do espelho retrovisor anti-brilho que deve proteger seus olhos.
As principais diferenças entre faróis halógenos, xénon, LED e laser
Como mencionado anteriormente, os faróis adequados são um aspecto vital da condução noturna. A mais antiga tecnologia de faróis e de longe a pior é uma unidade de halogênio. Os faróis de halogênio geralmente duram cerca de 500-1000 horas antes de se quebrarem. Quando eles se quebram, são fáceis e baratos de substituir. Evite os halógenos se você passar algum tempo significativo dirigindo no escuro.
Os faróis Xenon ou HID (descarga de alta intensidade) foram introduzidos nos anos 90 como uma enorme atualização em relação à lâmpada halógena tradicional. Uma unidade HID média tem mais do dobro dos lúmens que uma unidade de halogênio, consome menos energia mas custa mais em comparação com uma lâmpada de halogênio.
Os faróis de LED são atualmente o padrão dourado da tecnologia de faróis, pois produzem a maior quantidade de lúmens e são capazes de iluminar com sucesso muito mais a superfície da estrada do que uma unidade HID. As desvantagens são que os LEDs tendem a ser caros e precisam de resfriamento dedicado para funcionar corretamente.
As luzes laser estão lentamente começando a se tornar sedans mais caros feitos pela BMW, Audi e Mercedes. As luzes a laser são de longe as unidades produtoras de luz mais avançadas, e são ativadas principalmente em velocidades rodoviárias porque podem brilhar por até 2000 pés.
Os melhores carros para condução noturna
Mazda 3
O Mazda 3 hatchback representa um valor surpreendente porque oferece design interior e exterior do século 21, faróis de LEDs com assistência automática de feixe alto, e um conjunto de espelhos retrovisores anti-brilho e retrovisores laterais.
Se você está atrás de um carro relativamente acessível que ainda pode lhe oferecer muita tecnologia moderna, o Mazda 3 hatchback é uma ótima escolha. Especialmente se você considerar que o Mazda 3 também oferece confiabilidade superior e custos de manutenção.
Classe C da Mercedes Benz
O novo Mercedes Benz Classe C sente e parece ser uma versão mais compacta do Classe S W223. Como tal, o novo Classe C está disponível com luzes LED/Laser incrivelmente avançadas que podem apagar uma parte de seu feixe automaticamente para que não ofusquem o tráfego em sentido contrário.
A Classe C pode ajustar suas luzes dependendo de seu ambiente, e tudo o que você tem que fazer é sentar-se ali. Além dos fantásticos faróis, o novo Classe C vem com espelhos de auto-proteção para manter o brilho no mínimo, e um conjunto incrível de iluminação ambiente para iluminar o ambiente durante longas viagens noturnas.
Audi E-Tron GT
Não seria justo falar acima da tecnologia de faróis da indústria de ponta sem mencionar a Audi. A Audi foi a primeira marca a introduzir as luzes diurnas permanentes com o pioneiro carro Audi R8 halo. A Audi também esteve na vanguarda com a tecnologia de faróis a laser com o Audi R8 LMX.
O Audi E-Tron GT, entretanto, é um dos EVs mais interessantes que o dinheiro pode comprar agora graças a um belo design interior e exterior muito melhor do que qualquer coisa que Tesla e Porsche oferecem. Se você combinar isso com faróis e faróis traseiros incríveis que estão embalados com todas as tecnologias mais recentes, o E-Tron GT é uma ótima escolha.
Seção FAQ
Como devo dirigir durante a noite?
Enquanto dirige à noite, há um par de coisas que você deve ter em mente. Em primeiro lugar, se não em uma área cercada, você deve dirigir devagar se não tiver a tecnologia adequada de faróis. Um dos aspectos mais importantes da tecnologia avançada de iluminação é a capacidade de informá-lo com antecedência sobre qualquer perigo potencial.
Além destes, você também deve diminuir a velocidade ao se aproximar das esquinas, pois nunca se sabe o que pode estar acontecendo na outra ponta daquela esquina. Evite olhar diretamente para os faróis das outras pessoas e certifique-se de não ofuscar os outros motoristas se não possuir nenhum farol automático. Cuidado com os faróis fundidos e mantenha seu pára-brisas limpo.
Posso atualizar os faróis de meu carro?
Há cerca de 10 anos, os carros estavam disponíveis com faróis de halogênio ou Xenon/LED. Na maioria das vezes, se você queria a opção Xenon/LED, você tinha que marcar todas as caixas de opção certas. Se você não tiver feito isso, há maneiras de atualizar seus faróis para Xenon ou mesmo a tecnologia LED.
A primeira opção é usar peças OEM se as peças forem intercambiáveis, e muitas vezes elas estão com um pouco de codificação. Além disso, você também pode optar por inúmeras opções disponíveis no vasto domínio do mercado de reposição e das empresas de afinação.
Os faróis adaptativos valem a pena?
Algumas das iterações anteriores eram um pouco questionáveis, mas todos os modelos mais novos devem ser comprados com faróis adaptativos, pois eles realmente o ajudam em viagens mais longas. Não importa se você dirige apenas durante a noite ou durante o dia, os faróis adaptáveis farão com que seu carro retenha mais valor, o que é benéfico na hora de vender o carro.
Os faróis a laser, por exemplo, são surpreendentes, mas não são tão necessários como um conjunto decente de faróis adaptativos. Desta forma, você não terá que ajustar constantemente seus faróis altos e baixos de acordo com o tráfego em sentido contrário. O carro fará isso por você, e deve tirar a tensão de viagens mais longas.