O meu carro tem uma correia dentada ou corrente?

O objetivo de uma correia dentada/corrente temporizada é garantir que seu motor funcione em perfeita uníssono, pois sincroniza um monte de engrenagens e alavancas. Como tal, a corrente/corrente é uma das partes mais cruciais de seu motor, se falhar de repente, é provável que seu motor esteja em grande perigo.

A diferença entre uma corrente e uma correia é obviamente o material, e o fato de que a correia fica na parte externa do motor, enquanto a corrente entra no motor porque precisa de lubrificação adequada. Uma correia costumava ser uma solução mais silenciosa, mas os carros mais novos equipados com correntes são tão silenciosos quanto suas contrapartidas de correia.

Se você quiser determinar se seu carro é operado por uma corrente ou uma correia, tudo que você tem que fazer é olhar para o lado do motor, se houver um compartimento de plástico diretamente perto do motor, é provável que você esteja olhando para uma correia dentada.

Além do compartimento em si, a melhor maneira de saber é consultar o manual do proprietário, pois todos os manuais do proprietário listam tais informações na seção do motor.

O propósito de uma correia dentada/cadeia

Uma correia dentada/cadeia é encarregada de conectar o virabrequim ao eixo de comando de válvulas de forma sincronizada. Estes componentes garantem que a sincronização entre a abertura e o fechamento das válvulas do motor seja a mais precisa possível para que o combustível possa entrar o mais eficientemente possível.

  Devo carregar meu carro elétrico todas as noites?

Toda esta operação é um pouco semelhante aos pedais de bicicleta. Num esforço para alcançar a máxima eficiência, os carros modernos oferecem correias ou correntes que são tão sincronizadas quanto possível. Quando os pistões sobem e descem, as velas têm de acender a mistura de combustível em um momento exato no tempo.

Isto se chama cronometragem do motor, e qualquer problema com a cronometragem pode ser facilmente ouvido de fora. Se sua correia/corrente de cronometragem estiver ligeiramente fora de funcionamento, seu motor funcionará mal, mas não é algo catastrófico desde que permaneça apenas ligeiramente fora de funcionamento.

Se a correia/corrente de sincronização for completamente desorganizada, os pistões e válvulas não estarão sincronizados, e isto pode ser terminal para seu motor. Na maioria das vezes isso resulta em componentes dobrados do motor e enormes pedaços de metal bombeando através de seu motor, o que pode eventualmente destruir completamente o motor.

Vantagens de uma correia dentada sobre uma corrente dentada e vice-versa

Agora, quando você está completamente consciente do propósito de uma corrente/cinto, agora é hora de refletir sobre as diferenças entre os dois, e a razão pela qual um cinto é melhor do que uma corrente, e vice versa. Estes são os dois métodos mais comuns de temporização do motor, mas há uma coisa chamada “pushrod V8” que usa uma solução de temporização completamente diferente.

O fator diferenciador mais óbvio entre estes dois métodos de dentadura é a construção. Uma correia dentada é feita de borracha de grau industrial que garante uma operação silenciosa e é muito mais fácil de substituir porque funciona fora do motor, o que permite fácil acesso.

Uma correia dentada é uma solução durável que também é muito mais barata de ser substituída. Uma corrente dentada, por outro lado, é feita de metal que garante uma durabilidade ainda maior. Mas a substituição custa mais caro porque passa pelo próprio motor, o que requer a desmontagem parcial do motor.

  Qual é o melhor primeiro carro a comprar?

Como mencionado anteriormente, uma corrente dentada costumava ser muito mais alta, mas hoje em dia as correntes atingiram um nível de quietude comparável. Uma corrente também é lubrificada quando passa através do motor, e por isso uma corrente geralmente dura mais que uma correia dentada.

Substituição de corrente/correia de sincronismo

Tanto a correia como a corrente requerem uma substituição de tempos em tempos, mas uma grande diferença entre as duas é que geralmente se pode esperar que uma correia dentada bem mantida dure o dobro do tempo que uma correia dentada bem mantida.

Dito isto, uma substituição da correia dentada deve ser programada nos intervalos de serviço de seu carro a cada 60 km ou cerca de três anos de cada vez. Mas uma correia dentada deve ser inspecionada anualmente porque ela desempenha um papel tão importante no processo de funcionamento do motor.

No que diz respeito às correntes dentadas, elas também precisam de uma inspeção anual para garantir que tudo funcione sem problemas. Um dos maiores problemas com uma corrente dentada não é a corrente em si, mas muitas vezes é o tensionador da corrente que tende a quebrar primeiro.

Independentemente disso, você deve garantir que a qualidade do óleo que você está usando seja a melhor possível, pois o óleo de baixa qualidade pode encurtar consideravelmente a vida útil da corrente de sincronismo.

Seção FAQ

Quanto custa a substituição de uma correia/cadeia de sincronização?

Enquanto estiver substituindo sua correia dentada, você também deve substituir sua bomba d’água, pois a mão-de-obra incluída requer a desmontagem de ambas. Como tal, alguns fabricantes de renome como a Bosch vendem correias dentadas e combos de bomba d’água a cerca de $100-150, e os custos de mão-de-obra são geralmente em torno de $100.

  Você pode dormir em um carro elétrico?

Por outro lado, uma corrente de sincronização custa muito mais dinheiro para substituir porque custa o dobro e requer bastante mão de obra. Dito isto, você está frequentemente olhando para uma conta de mais de US$ 1000 para a substituição de uma corrente e de uma bomba d’água ao todo.

Você pode colocar uma correia dentada em um carro equipado com uma corrente de sincronismo?

As correntes dentadas custam muito mais dinheiro, mas são mais duráveis. Se você está planejando equipar um carro equipado com uma correia dentada, é melhor ignorá-la, pois não é possível, pois a correia dentada passa através do motor e uma correia dentada não passa.

Tal processo seria extremamente pouco econômico e muito possivelmente terminal para seu motor. A manutenção de sua corrente/correia é um dos aspectos mais importantes da manutenção do carro e nunca deve ser tomada de ânimo leve.

Quais são os sinais de uma correia/cadeia de sincronização ruim?

Há muitas maneiras diferentes de se identificar uma corrente/cinto de sincronização defeituosa. Se o seu motor apresentar falhas ou simplesmente funcionar mal ao ralenti, é provável que sua correia/corrente esteja fora de uso. Se você se deparar com aparas de metal em seu óleo, isto é um sinal de mau sincronismo do motor.

As rotações irregulares, os sons de ticking, e tais também são sinais óbvios de que pode haver um problema com sua corrente/cinto. Sempre que você experimentar qualquer um destes sinais, você deve inspecionar o carro imediatamente, pois seu motor pode estar em grande perigo de explodir literalmente.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts