Os veículos elétricos estão assumindo lenta mas seguramente o controle e, como tal, é justo criticá-los a fim de melhorar ainda mais a tecnologia. Afinal, fazer perguntas é uma jogada inteligente e deve nos ajudar a obter as respostas corretas eventualmente.
Dito isto, os carros elétricos são caros, e há apenas dois carros elétricos relativamente acessíveis no mercado. Em segundo lugar, os carros elétricos sofrem com longos tempos de recarga e muitas regiões ao redor do mundo ainda têm uma infra-estrutura de sub-carga.
Outra grande desvantagem é a ansiedade de alcance, pois nunca é demais ter certeza de quanto tempo se pode ir antes que a bateria se esgote. Algumas cidades são incapazes de suportar uma revolução EV por causa de uma séria falta de energia. Isto significa que toda a rede precisa estar muito mais avançada para que possamos fazer uma transição completa.
Finalmente, mesmo que os níveis de desempenho possam ser absolutamente insanos, os carros elétricos são muito robotizados e desprovidos de sensibilidade, não fazendo sentido comprar um carro elétrico de “desempenho”. Claro, você será capaz de atingir 60mph a partir de uma parada em menos de 2 segundos, mas isso é praticamente tudo.
Os carros elétricos ainda custam muito dinheiro
Muitos países ao redor do mundo oferecem subsídios governamentais para aqueles que querem investir em um carro elétrico. Entretanto, estas subvenções são extremamente limitadas e provavelmente irão embora sempre que as pessoas começarem a comprar carros elétricos em uma escala maior. Além disso, os países costumavam oferecer cortes nos impostos àqueles que compram VE, mas muitos países não fazem mais isso.
Seja como for, os carros elétricos ainda custam muito dinheiro, e muitas pessoas acreditam que algumas marcas como a Tesla não satisfazem nem mesmo o mínimo dos padrões de controle de qualidade. Os carros elétricos usados também são extremamente limitados em quantidade. Se você só quer um carro usado relativamente acessível, você ainda é forçado a optar por carros com um motor de combustão tradicional ou um híbrido.
Tempos de carga e infra-estrutura de recarga de subpar
O pior aspecto de se possuir um carro elétrico é, sem dúvida, o fato de que às vezes é preciso carregar algumas vezes antes de chegar ao seu destino a algumas centenas de quilômetros de distância. Sim, você deve fazer o mesmo com um carro com motor de combustão normal, mas uma breve parada de gás leva alguns minutos se tudo correr conforme o planejado.
Por outro lado, às vezes, pode levar até 3 horas para carregar um veículo elétrico. Além disso, os carregadores elétricos não estão tão disponíveis como os postos de gasolina normais. Um posto de gasolina médio possui cerca de 4-8 bombas, e um ponto de carga regular oferece até 4 pontos no máximo.
Falta de energia elétrica na rede elétrica
Muitas grandes cidades e centros urbanos ao redor do mundo estão enfrentando uma grave escassez de energia, tanto que às vezes precisam depender da importação de energia de países próximos que também podem experimentar uma escassez de energia. Se fizermos a transição para EVs muito cedo, poderemos encontrar alarmantes faltas de energia.
Ainda não está claro quantos governos em todo o mundo planejam lidar com esta questão, mas é seguro dizer que uma revolução maciça de VE precisa de uma mudança igualmente maciça na infra-estrutura de energia elétrica. É provável que estejamos caminhando para a energia nuclear em uma escala maior, o que é uma coisa boa e uma coisa ruim ao mesmo tempo.
Os carros de desempenho elétrico são rápidos, mas sem vida
O Rimac Nevera e o Tesla Model S Plaid são os dois carros de produção em série mais rápidos da história da raça humana. 0-60mph em torno ou até menos de 2 segundos, tempos de 8,5 milhas para o Nevera ou 9 segundos para o Tesla são absolutamente insanos.
Entretanto, são necessárias apenas algumas acelerações para perceber que os EVs não são tão excitantes quanto os carros de desempenho normal. Mesmo que o Nevera possa absolutamente destruir a Ferrari LaFerrari em quase todos os aspectos, eu prefiro levar a Ferrari em quase todas as ocasiões.
Seção FAQ
Vale a pena considerar os carros elétricos?
A resposta a esta pergunta depende muito de onde você mora e para que você usa seu carro. Se você for capaz de utilizar plenamente a plataforma EV e tiver muitas estações de carregamento avançadas nas proximidades, não deixe de considerar uma EV. Além disso, se você não estiver indo regularmente em viagens mais longas, um VE é um passo na direção certa.
Entretanto, se você não for capaz de tirar vantagem de uma rede avançada de estações de carregamento, então é melhor pular a compra de um EV neste momento. Você deve alugar um VE por um curto período apenas para ver como é possuir um VE porque nunca é uma boa idéia apressar nada.
Por que os carros elétricos são tão pesados?
Os carros elétricos são pesados porque carregam baterias que em média chegam a pesar 1000 libras. O bom deste peso é que ele está sempre posicionado no fundo do carro que, por sua vez, ama o centro de gravidade e faz o carro se sentir mais leve do que realmente é.
No entanto, o aumento de peso carrega algumas advertências dignas de menção. Os carros pesados geralmente têm melhor tração e são mais seguros em caso de acidente. Por outro lado, esses carros tendem a desacelerar mais lentamente e às vezes são mais difíceis de controlar se eles quebrarem a tração.
Devo comprar um híbrido ou um EV?
Os carros elétricos oferecem numerosas vantagens sobre os carros híbridos, tais como maior consciência ambiental, não usam combustível, são supostamente mais confiáveis e se beneficiam de muitas tecnologias de próxima geração que ainda não estão disponíveis com carros com motor de combustão regular e híbridos.
Entretanto, se você quiser maximizar seu alcance, você deve optar por um híbrido porque um híbrido depende do motor elétrico e do motor de combustão. Vale sempre a pena mencionar que há uma quantidade limitada de carros híbridos por aí, pois o interesse por eles não é tão intenso quanto em relação aos EV.