O Renault Koleos é um SUV familiar compacto que fez sua estreia em 2007. A segunda geração do Koleos surgiu em 2016, quando a marca Koleos realmente começou a atrair mais compradores em todo o mundo. Então, o Renault Koleos é um bom carro?
Na realidade, o Renault Koleos é todo o carro de que você precisará, pois é relativamente compacto, mas espaçoso o suficiente para uma família menor. Ele também oferece motores bons, eficientes e bastante sofisticados, tração nas quatro rodas e é bastante bonito. O interior é muito bem equipado com todo o kit habitual, tanto em relação à tecnologia quanto à segurança.
A confiabilidade também é muito boa, especialmente com a segunda geração do Koleos, que melhorou muito em relação à primeira geração e é a que deve ser considerada se você quiser comprá-lo usado. A experiência de dirigir é bastante relaxante e dócil, o que é perfeito para esse tipo de carro.
Financeiramente, o Koleos é relativamente acessível, o que significa que não custa muito para comprar ou dirigir. A praticidade também é muito boa, pois há muito espaço para os assentos em ambas as fileiras, enquanto o espaço do porta-malas é muito bom para sua classe. Entrar e sair do Koleos é fácil, assim como a visibilidade, que é líder na categoria.
Talvez você tenha interesse em conhecer os problemas do Renault Koleos.
O trem de força
O Renault Koleos está disponível com motores a diesel e o modelo mais recente do Koleos pós-2019 oferece dois deles. O motor básico 1.7L dCi de 4 cilindros oferece 150 hp e é capaz de atingir cerca de 46 MPG, enquanto o Blue dCi 2.0L de 4 cilindros com 190 hp é bom para cerca de 41 MPG. O modelo 2.0L também vem com tração nas quatro rodas, o que reduz um pouco sua eficiência de combustível.
Ambos os modelos são equipados principalmente com a caixa de câmbio automática X-Tronic, que é bastante suave e responsiva para o tamanho do carro. O Koleos 2016 mais antigo está disponível com ainda mais motores a diesel para escolher. O 2.5L dCi de alta especificação também é equipado com tração nas quatro rodas, mas oferece até 180 hp e é capaz de atingir cerca de 34 MPG.
Esse motor foi abandonado devido às regulamentações de emissões, e é por isso que agora você só pode obter o Koleos com o já mencionado 2.0L diesel e o já mencionado 1.7L. Em suma, o Koleos poderia ter uma opção a gasolina um pouco mais refinada, enquanto um híbrido também é esperado para um SUV crossover moderno.
Design e experiência ao dirigir
O design do Renault Koleos é bastante nítido e está alinhado com o restante da linha Renault. A parte dianteira é dominada por grandes luzes de LED e um emblema proeminente da Renault na grade central. A traseira também apresenta luzes de LED de grandes dimensões e o SUV parece bastante quadrado. O interior está começando a mostrar um pouco de sua idade, mas ainda é capaz de entregar com facilidade.
A experiência de dirigir é inconfundivelmente de um SUV, especialmente quando você sente o sistema 4WD. Isso significa que o Koleos se inclina um pouco nas curvas e não gosta muito de curvas mais rápidas. Fora isso, é um carro relaxante para viajar, pois é bastante silencioso e macio.
Confiabilidade e problemas comuns
A confiabilidade do Renault Koleos também é muito boa, pois não há muitos problemas sérios sobre os quais falar. A maioria dos proprietários está bastante satisfeita com o Koleos, pois não há muitas coisas que possam quebrar se você cuidar bem dele. Mesmo que algo se quebre, os custos de substituição geralmente não são altos, o que é realmente muito bom.
Os problemas mais comuns do Renault Koleos incluem possíveis vazamentos de combustível, problemas com as travas das portas, problemas com o ar-condicionado, problemas com a quebra dos braços de controle dianteiros e possíveis problemas com o mau funcionamento do software 4WD.
Preço e praticidade
O preço do Koleos está entre £27.610 e £37.145 no Reino Unido, enquanto os preços de entrada na Europa normalmente giram em torno da marca de €24.000. O Koleos perdeu um pouco de valor ao longo dos anos, o que torna os modelos usados de 3 a 5 anos realmente tentadores como carros usados leves de segunda mão.
A praticidade do Koleos é muito boa, pois há espaço mais do que suficiente para levar todos os seus amigos e sua bagagem. É muito fácil entrar e sair do Koleos e a visibilidade em toda a volta também é muito boa.
Seção FAQ
Quão seguro é o Renault Koleos?
Como era de se esperar, o Renault Koleos é um carro com classificação de segurança de 5 estrelas, o que significa que a segurança não deve ser uma de suas preocupações ao comprar um desses carros. Com uma impressionante classificação de segurança de 90% para proteção de adultos, o Koleos é um dos carros mais seguros em seu segmento, enquanto a segurança de 79% para ocupantes infantis não está nem perto do topo de seu segmento.
A pontuação de 72% de assistência à segurança ativa também não é tão impressionante, mas isso faz sentido, pois o Koleos já existe há algum tempo. Teremos que esperar para ver o que a próxima geração do Koleos oferecerá, mas podemos esperar que seja um carro realmente seguro, pois provavelmente terá a maioria dos recursos de segurança ativa da Renault.
A Renault está descontinuando o Koleos?
Tem havido muita incerteza sobre o Koleos na Europa e na Austrália, especialmente desde que a Renault parou de oferecer o Koleos no Reino Unido após 2020. Isso se deveu a números de vendas muito ruins que realmente afetaram os planos da Renault com o Koleos. No entanto, o carro foi mantido na Austrália e na maioria dos outros mercados.
As vendas na Coreia do Sul têm aumentado nos últimos anos, apesar de o Koleos estar envelhecendo um pouco. Alguns dizem que a Renault vai mantê-lo até 2025 e, mais tarde, substituí-lo por um Kadjar de três fileiras, enquanto outros acreditam que o Koleos vai desaparecer definitivamente nos próximos dois anos.
O Renault Koleos é um carro de luxo?
Se você vir um Renault Koleos altamente especificado por aí, será perdoado por pensar que ele se parece com um verdadeiro SUV de luxo. No entanto, o Koleos não é um SUV de luxo e isso fica evidente no momento em que você entra nele.
O interior é um pouco plástico demais e os botões e controles em geral estão longe de ser de um carro de luxo. É claro que isso é compreensível, já que o Koleos é muito inferior aos verdadeiros SUVs compactos de luxo.