O Renault Laguna é um sedã familiar grande que chegou ao mercado pela primeira vez em 1994 e foi posteriormente descontinuado no início de 2016. O Renault Laguna é um dos carros modernos mais interessantes da Renault, pois tentou tornar a Renault um pouco mais interessante, especialmente quando se considera que o Laguna está disponível com uma configuração de cupê de 2 portas. Então, o Renault Laguna é um bom carro?
Bem, o Renault Laguna não consegue nem se comparar aos carros do ano 2020, mas, em sua categoria, é um carro surpreendentemente bom. Por um lado, ele vem com muitas opções de motores, estilos de carroceria e níveis de equipamento. É relativamente prático para seu tamanho e, ao mesmo tempo, é econômico e extremamente barato para comprar.
Dito isso, para comprar um exemplar de primeira linha do Laguna, você precisará desembolsar uma quantia surpreendentemente alta de dinheiro, já que exemplares com alta quilometragem podem ser comprados por apenas alguns milhares de euros. A experiência de dirigir parece ser mais divertida com o cupê, que tem um fator surpreendente, especialmente para um Renault.
A confiabilidade pode ser mais do que suficiente se você optar por um exemplar que tenha sido mantido em boas condições. Em suma, o Renault Laguna é, de fato, um bom carro porque ainda consegue cobrir todos os aspectos básicos, mesmo depois de 30 anos de seu lançamento inicial.
O trem de força
Para que este artigo seja gerenciável, discutiremos apenas os modelos do Renault Laguna fabricados após 2007. Nesse segmento, você pode escolher entre 8 a 10 motores a gasolina e mais de 20 variantes diferentes de diesel. Os motores a gasolina 1.6L de 4 cilindros de nível básico têm 111 hp, enquanto os 2.0L de 4 cilindros podem ter entre 140 hp e 210 hp.
As variantes a diesel são ainda mais numerosas e incluem, em sua maioria, unidades de 4 cilindros, como o 1.6L de 110 hp de 4 cilindros ou uma infinidade de 2.0L de 4 cilindros com 130 hp, 150 hp, 170 hp ou 180 hp. Você ficaria surpreso em saber que o Laguna Coupe está disponível até mesmo com um motor diesel de 6 cilindros 3.0L com 240 hp, que é o motor de maior especificação de todos.
A maioria desses modelos são manuais com tração dianteira, mas alguns, como o cupê 3.0L mencionado acima, vêm com um automático de fábrica, mas também com tração dianteira. Os melhores números de MPG esperados são acima de 50 MPG para as variantes a diesel e acima de 30 MPG para as variantes a gasolina.
Design e experiência ao dirigir
Quando se trata de design exterior, o Renault Laguna certamente não é um carro digno de ser cobiçado. No entanto, os modelos cupê mais recentes podem ser adquiridos em combinações de cores muito bonitas, com cores de destaque legais e rodas muito bonitas. Infelizmente, o interior parece um pouco ultrapassado, mas isso é de se esperar de um carro tão antigo.
A experiência de dirigir é mais ou menos a mesma do design, já que o Laguna sedan normal é dirigido como qualquer outro sedan normal, mas os modelos Coupe adicionam um pouco de chama à mistura e, portanto, parecem um pouco mais animados e divertidos.
Confiabilidade e problemas comuns
A confiabilidade realmente não era o ponto forte da Renault no início da década de 2010, mas eles conseguiram melhorar o Laguna perto do final de seu ciclo de produção. Isso significa que você pode desfrutar de uma experiência relativamente livre de problemas se optar por um exemplar pouco usado e com baixa quilometragem.
Os problemas mais comuns do Renault Laguna estão relacionados às buchas da suspensão e aos amortecedores, a vários problemas elétricos, a problemas com o ar-condicionado, a problemas no motor e a problemas com a embreagem da transmissão e com todo o sistema, que é bastante irregular e áspero.
Preço e praticidade
Como mencionado no início, o Renault Laguna está longe de ser um carro caro, mas também não é o carro mais barato do mercado. Se você quiser um modelo padrão BOGO com muitos quilômetros rodados, não vai pagar muito, em termos relativos, é claro. No entanto, se quiser um modelo Coupe mais novo, com baixa quilometragem e bem equipado, pagará o dobro do valor.
A praticidade está em linha com a maioria dos outros carros do segmento, o que significa que o Laguna pode acomodar facilmente quatro adultos. A verdade é que esses carros são mais do que suficientes para aqueles que não são motoristas de adultos grandes com frequência. A visibilidade é muito boa, e entrar e sair do carro também é muito bom.
Seção FAQ
O Renault Laguna é um carro de luxo?
O Renault Laguna não é o típico Renault, pois a marca queria criar um automóvel com aparência mais distinta que pudesse competir com algumas marcas mais premium. Eles conseguiram irritar algumas pessoas, mas o Laguna realmente não é um carro de luxo de forma alguma, e sua idade mostrou que as diferenças são bastante grandes.
Apesar de um motor diesel 3.0L de 6 cilindros com 240 hp, o estilo cupê, as rodas de perfil baixo e as cores metálicas sugerem que o Laguna Coupe pode competir com o Audi A5 ou o BMW F36, mas apenas no papel, pois esses dois cupês alemães são completamente diferentes.
A Renault ainda está produzindo sedãs?
Há alguns anos, a Renault tinha uma quantidade razoável de sedãs em sua linha, que incluía o maior Renault Talisman, o Renault Laguna e o Renault Megane sedã. No entanto, o Talisman foi demitido depois de apenas alguns anos no mercado, enquanto o Laguna foi embora muito antes disso.
O único sedã que pode ser comprado com o emblema da Renault é o Renault Megane, que só está disponível em alguns mercados em todo o mundo, o que significa que o Megane provavelmente também será demitido nos próximos anos, quando a Renault se tornar uma marca completamente sem sedãs.
Haverá um Renault Laguna de alto desempenho?
O Renault Laguna GT é uma versão cupê de duas portas do Renault Laguna sedã normal e preenche a lacuna entre um Renault sedã de quatro portas normal e acessível e um carro de passeio de desempenho de duas portas mais elegante. O GT pode ser adquirido com 205 hp de um motor a gasolina 2.0L de 4 cilindros, mas também estava disponível com um V6 3.0L a diesel com 240 hp.
Esse é o modelo mais potente do Laguna já lançado, especialmente quando se considera que ele tem 450 Nm de torque, ou seja, 332 lb-pé de torque, o que é mais do que um Audi S5 2005, um Ford GT F40, um Mustang V8 Hertz 2006 e mais do que um Supra 3.0L twin-turbo de 1993.