O Renault Trafic é um furgão comercial leve produzido pela montadora francesa Renault. Ele está em produção desde 1980 e está disponível em várias configurações, como furgão, microônibus, van de passageiros e caminhonete, mas o Renault Trafic é um bom carro?
O Trafic é amplamente utilizado como veículo de trabalho, o que significa que a maioria das empresas confia em suas capacidades. Portanto, o Renault Trafic é de fato um bom carro por esse mesmo motivo. Também precisamos estar cientes de que o Trafic está à venda há mais de 40 anos, o que, por si só, é uma prova de sua qualidade.
Ele passou por várias atualizações ao longo dos anos e o modelo atual vem com uma série de recursos modernos, como sistemas de segurança avançados, motores com baixo consumo de combustível e opções de conectividade. O design pode ser um pouco antigo, já que o modelo mais recente foi lançado em 2014, especialmente no interior, onde o Trafic mostra mais sua idade.
Se quiser saber mais sobre todas as opções de trem de força, o design, a experiência de dirigir, a confiabilidade, o preço e a praticidade, não deixe de ler este artigo.
O trem de força
O Renault Trafic está disponível com uma ampla variedade de motores, todos movidos a diesel. Os modelos anteriores são predominantemente equipados com o motor diesel 1.6L de 4 cilindros com 90 a 140 hp ou um motor diesel 2.0L de 4 cilindros maior com 114 hp, mas com muito menos emissões de CO2.
No entanto, a Renault atualizou o 2.0L de 4 cilindros em 2019, o que lhe deu 170 hp, que é o motor de fábrica mais potente que você pode obter com o Trafic. Os modelos mais novos do Trafic só estão disponíveis com o motor 2.0L de 4 cilindros, que agora produz 140 hp e é chamado de Dci 130.
Todos os modelos Trafic são estritamente de tração dianteira e vêm com um câmbio manual de 6 marchas. Em termos de eficiência, você pode esperar cerca de 40-45 MPG no Reino Unido, que é o melhor número que você pode obter com o Trafic. Em suma, o Trafic não é realmente equipado com um trem de força do século XXI, pois não vem com versões a gasolina ou híbridas.
Há alguns rumores de que a próxima geração do Trafic poderia vir estritamente como um veículo elétrico, mas teremos que esperar para descobrir.
Design e experiência ao dirigir
No que diz respeito ao design, o Trafic também é um pouco ultrapassado, mas ninguém realmente compra uma van para exibir seu design incrível. O interior tem aparência e recursos ultrapassados, o que é de se esperar de uma plataforma bastante antiga.
A experiência de dirigir é a mais comum possível, pois, afinal, o Trafic é uma van. Do lado positivo, ele se mantém muito bem na estrada, não se inclina muito nas curvas e consegue isolar muito bem o ruído da estrada. Não é tão silencioso quanto o Mercedes Vito nem é tão confortável quanto o mais novo VW Transporter, mas as diferenças não são muito perceptíveis.
Confiabilidade e problemas comuns
A confiabilidade do Renault Trafic pode variar dependendo do modelo específico, do ano e do uso. Em geral, o Renault Trafic é considerado uma van confiável, especialmente nos últimos anos. No entanto, foram registrados alguns problemas com modelos mais antigos, especialmente os produzidos no início dos anos 2000.
Esses problemas do Renault Trafic incluem placas de embreagem com defeito, deslizamento de marchas, falhas elétricas, problemas no motor e problemas na suspensão. Se você cuidar adequadamente do Trafic, poderá aproveitá-lo por décadas. Vale a pena mencionar que os modelos mais novos do Trafic são muito mais confiáveis e, portanto, devem ser os escolhidos.
Preço e praticidade
O preço base de um Renault Trafic novo no Reino Unido era de cerca de £23.000 há alguns anos, enquanto um Renault Trafic usado em boas condições e com baixa quilometragem pode custar de £5.000 a £20.000 ou mais, dependendo do veículo específico.
O Renault Trafic é um furgão prático que se adapta bem a uma série de aplicações comerciais. Seu interior é espaçoso e versátil, o que o torna ideal para transportar cargas, equipamentos ou passageiros. O Trafic está disponível em uma variedade de estilos de carroceria, incluindo furgões, furgões para tripulantes e furgões para passageiros, o que permite que ele seja personalizado para atender a diferentes necessidades.
Seção FAQ
O Renault Trafic foi descontinuado?
Para a maioria dos mercados, o Renault Trafic interrompeu a produção em sua versão atual em 2021, mas ainda está sendo vendido em alguns mercados, como a África. Não há informações sobre seu retorno em breve, mas há rumores de que ele poderia vir com um trem de força elétrico.
Teremos que esperar para descobrir se esse é realmente o caso, mas a Renault está sendo muito discreta sobre o retorno do Trafic. De qualquer forma, a Renault não pode mais oferecer vans Trafic a diesel, pois o diesel é um tema um pouco tabu na Europa atualmente.
Qual é a capacidade de carga do Renault Trafic?
Um dos principais pontos fortes do Renault Trafic é sua capacidade de carga. Ele tem um volume de carga generoso, com até 8,6 metros cúbicos de espaço disponível na versão com distância entre eixos longa. O Trafic também tem uma alta capacidade máxima de carga útil, variando de 1.002 a 1.280 kg, dependendo do modelo.
Vale a pena observar que a capacidade de carga do Trafic também pode ser afetada pelo peso e pelo tamanho dos itens que estão sendo transportados, bem como por quaisquer modificações ou recursos adicionais acrescentados ao veículo. Mesmo que o Trafic possa transportar uma carga considerável, você precisa estar ciente de que isso tornará muito mais difícil dirigir em subidas íngremes.
Quão seguro é o Renault Trafic?
Um dos principais recursos de segurança do Trafic são os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que foram projetados para ajudar a evitar acidentes e reduzir a gravidade de qualquer colisão. Alguns dos recursos do ADAS disponíveis no Trafic incluem aviso de saída de faixa, assistente de ponto cego, câmera de visão traseira e assistência de partida em subida.
Além desses recursos ADAS, o Trafic também tem uma série de recursos de segurança padrão, como airbags, cintos de segurança com pré-tensionadores e controle eletrônico de estabilidade. O Trafic também recebeu uma classificação de segurança Euro NCAP de 4 estrelas, indicando um bom nível de proteção para os ocupantes em caso de colisão.