Os carros com turbos são confiáveis?

Nos dias de hoje, os motores de indução forçada estão se tornando a norma. E os dois meios mais populares de indução forçada são a turboalimentação ou a sobrealimentação. Entre os dois, os turbos são mais eficientes, e muitos acreditam que os superalimentadores são de fato mais confiáveis.

O foco da indústria automobilística moderna é a eficiência, e os fabricantes de automóveis estão se esforçando ao máximo para desenvolver o motor mais eficiente possível. Isto significa que a confiabilidade não é necessariamente a principal prioridade, e os turbos tornam o motor mais complexo, o que afeta a confiabilidade.

Um mito comum com os motores turboalimentados é que o impulso contínuo do motor reduz a vida útil do motor. E isto é apenas um mito porque um turboalimentador corretamente implementado não causa nenhum dano adicional ao motor, não importa o que você faça.

O foco principal é a implementação adequada, e a indústria automobilística moderna é incrivelmente sofisticada com métodos de fabricação e desenvolvimento de última geração. Portanto, não, embora as chances de falta de confiabilidade sejam maiores em comparação com um motor naturalmente aspirado, na realidade, os motores turboalimentados dos dias de hoje são confiáveis.

Benefícios de um motor turboalimentado

Digamos que você queira atingir 400hp, e a maneira como você abordaria isto nos dias mais antigos é mais provável que use um motor maior de 8 cilindros. O motor de 8 cilindros que você acaba escolhendo é pesado, ineficiente em termos de combustível e muito provavelmente não está em conformidade com as normas de emissões dos dias de hoje.

  Como você vence um vendedor de carros?

Por outro lado, você também pode optar por um motor turboalimentado de 4 cilindros. Alguns fabricantes como a Mercedes conseguem empurrar um turbo de 4 cilindros de 2.0L até 400hp e 500Nm de torque. E este motor é muito provavelmente muito mais sofisticado e eficiente em termos de combustível em comparação com um bom e velho V8 naturalmente aspirado. De uma perspectiva de potência e torque, os motores turboalimentados são surpreendentes.

Seu motor de 4 cilindros é comparativamente potente a um V8 naturalmente aspirado de alguns anos atrás. Mas um motor de 4 cilindros também usa menos óleo, é muito menor e mais leve. Parece que turboalimentar um motor menor é uma grande idéia, e alguns fabricantes como Lexus, Honda, Audi, BMW, e Porsche fazem motores turboalimentados realmente confiáveis.

Desvantagens de um motor turboalimentado

Mas os motores turboalimentados não são perfeitos e a indústria automobilística tenta mitigar todos os inconvenientes, com mais ou menos sucesso, dependendo do problema em questão. O principal problema para muitos motores turboalimentados é a resposta do acelerador.

A resposta do acelerador é uma forma de medir o tempo de resposta de um motor. E um motor turboalimentado tem que estragar seus turbos a um nível ótimo para produzir potência. Alguns fabricantes de automóveis como a Ferrari são conhecidos por fabricar motores turboalimentados que são tão responsivos quanto um naturalmente aspirado, mas a maioria da indústria automobilística não o é.

Outra questão é a consistência da curva de torque. Como os carros turboalimentados não oferecem um fornecimento linear de potência, basicamente parece que você está dirigindo um motor 2.0L, e depois por um segundo um 5.0 litros, e após o fim do impulso você está de volta a um motor 2.0L.

  O que é o SUV híbrido mais econômico?

Mas a questão principal é de fato a confiabilidade porque os motores turboalimentados sofrem de níveis mais altos de PSI, o que significa que eles têm que ser mais robustos para suportar o aumento dos níveis de estresse. O óleo de um motor turboalimentado tem uma tarefa muito maior do que a de um motor de aspiração natural.

Conclusão sobre motores turboalimentados

Mesmo que possa parecer que os inconvenientes de um motor turboalimentado superam os benefícios, isso não é verdade. Um motor turboalimentado, se construído bem (e muitos deles são), é suficientemente confiável. E como a indústria automobilística continua a progredir, o mesmo acontece com os processos de desenvolvimento e fabricação que aumentam ainda mais a confiabilidade.

A indução forçada está espalhada por toda a indústria automobilística. Desde hatchbacks, SUVs, sedans, supercarros e hipercarros, até barcos e veículos comerciais. Com um uso tão difundido, a confiabilidade de um motor turboalimentado não pode ser inferior à confiabilidade.

Eles não são tão excitantes nem previsíveis como os motores naturalmente aspirados, mas são mais eficientes, mais leves, menores e mais avançados em comparação com um motor naturalmente aspirado. E se você considerar a quantidade de combustível que vai economizar em comparação com um motor de aspiração natural, os turbos são de fato o caminho a seguir.

Seção FAQ

Um motor sobrealimentado é melhor do que um motor turboalimentado?

Um motor sobrealimentado é muito menos eficiente em comparação com um motor turboalimentado. Isto porque um motor sobrealimentado usa o próprio motor para produzir mais potência. E como um sobrealimentador se deteriora, ele usa cada vez mais a potência do motor.

Os sobrealimentadores também são mais caros em comparação com um turboalimentador, e em uma escala de produção em massa, as diferenças de preço são suficientes para optar por um turboalimentador. Mas eles são às vezes mais confiáveis e mais excitantes, e a experiência está de acordo com a preferência pessoal.

  Os veículos híbridos são seguros?

Um motor híbrido é melhor do que um motor turboalimentado?

Os híbridos também estão se tornando cada vez mais populares, e é fácil ver o porquê. Eles são realmente os mais eficientes no consumo de combustível e não prejudicam tanto o meio ambiente. Mas ainda é muito cedo para dizer qual deles é melhor, mas a partir de agora, os motores turboalimentados parecem ser uma idéia melhor.

Um híbrido é melhor no trânsito citadino, e um motor turboalimentado está no seu melhor quando conduzido em velocidades constantes na rodovia. Se você emparelhar tecnologias modernas de economia de combustível, como sistemas de desativação de cilindros, um motor turboalimentado parece superior.

Configuração de um turbo simples versus um turbo duplo?

As configurações de turbo duplo são mais populares em veículos de maior desempenho, pois normalmente oferecem ainda mais potência, e há algumas maneiras diferentes de se desenvolver um motor de turbo duplo. Alguns motores twin-turbo usam um turbo para comprimir o ar e forçá-lo no outro turboalimentador para obter a máxima potência.

Os motores modernos de turboalimentação dupla que mantêm os turbos dentro do V do motor são os que oferecem a melhor resposta de aceleração porque os turbos estão quase sempre estragados. Um único turbo constrói um impulso mais lento, o que significa que o atraso é mais perceptível. A eficiência do fluxo de gás de um turbo duplo também é superior a um único ajuste de turbo.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts