Problemas comuns com a Mercedes W124

O Mercedes W124 certamente faz parte do catálogo dos melhores sucessos da Mercedes de todos os tempos, pois desfruta de um status icônico nos dias de hoje. Engenharia excessiva, atenção aos detalhes, confiabilidade e boa aparência são características da W124 que a tornam um clássico moderno.

Muitas pessoas ainda estão pensando em comprar o W124 como um carro de projeto ou um motorista diário, mas vale a pena mencionar que mesmo o fato de o W124 oferecer uma confiabilidade impressionante, ele não é perfeito. Há algumas questões comumente associadas ao W124 que serão discutidas neste mesmo artigo.

O W124 é conhecido por falhas potenciais na junta da cabeça, ferrugem, falhas na bomba de combustível, problemas na tampa do distribuidor, problemas na janela traseira, problemas no feixe de cabos, reguladores de janela, problemas de suspensão, problemas nas juntas esféricas dianteiras, vedações do teto solar, vazamentos a vácuo e problemas no tambor de ignição.

Escusado será dizer que um carro dos anos 80 provavelmente terá todo tipo de problemas na década de 2020 porque o carro é tão velho. No entanto, isto não faz do W124 uma má compra porque ainda custa dinheiro razoável e, ao mesmo tempo, é um carro razoavelmente bom que oferece um pedaço da herança Mercedes.

Falhas na junta do cabeçote

Quase todos sabem que os anos 80 foram a era dourada dos motores Mercedes porque a maioria dos motores desses dias duram centenas de milhares de quilômetros sem grandes revisões. No entanto, sabe-se que as falhas na junta da cabeça causavam problemas para os modelos W124 e especialmente para os modelos de 6 cilindros.

  Números de modelo Mercedes explicados

Este problema geralmente começa a se desenvolver com um pequeno vazamento do motor que mais tarde causa falhas na junta do cabeçote se não for resolvido a tempo. Isto também é agravado pelas altas temperaturas, o que significa que estes problemas podem ser resolvidos antes que algo sério aconteça.

Questões de corrosão

Atualmente, as montadoras oferecem garantias de 10, 12, ou mesmo 15 anos de corrosão, o que significa que elas estão cientes de que um problema de corrosão pode se formar mais tarde. Dado o fato de que a W124 tem agora mais de 30 anos, você poderia experimentar problemas de corrosão com alguns exemplos de W124 que não foram protegidos adequadamente.
Alguns modelos W124 eram conhecidos por utilizarem tinta à base de água, o que significava que a corrosão poderia se formar ainda mais facilmente. A corrosão é um dos maiores problemas dos modelos Mercedes mais antigos, portanto, certifique-se sempre de verificar os poços das rodas e a parte inferior do carro, se estiver interessado em comprar um.

Problemas de fiação do tear

Hoje em dia, muitas empresas têm muito orgulho de mostrar um futuro mais sustentável utilizando materiais externos e internos mais sustentáveis. A Mercedes teve esta idéia no início dos anos 90 porque decidiram usar chicotes de fiação biodegradáveis para seus carros dos anos 90.

Logo a Mercedes percebeu que aqueles chicotes de cabos à base de soja eram muito frágeis e não conseguiam resistir ao teste do tempo. Estes fios eram conhecidos por se degradarem mais rapidamente do que seus fios normais, especialmente quando se aproximavam de componentes metálicos quentes. Certifique-se de procurar um carro com um chicote de fiação substituído, isso o poupará de algumas dores de cabeça.

  Qual é o melhor Mercedes para jovens motoristas?

Falhas na bomba de combustível

A W124 também sofre de problemas ocasionais no sistema de combustível, especialmente a bomba de combustível. Muitos proprietários reclamaram que a W124 às vezes emite estranhos sons de lamúria acompanhados de problemas de desempenho. O problema aponta principalmente para uma bomba de combustível defeituosa, um relé de combustível defeituoso, e um filtro de combustível defeituoso.

Se você se deparar com este tipo de problema, certifique-se de levar o carro para um serviço, pois isto pode potencialmente causar problemas mais sérios no final da linha.

Problemas com tampas de distribuidor

Se você encontrar um W124 que não tenha sido tocado por algum tempo, você deve concentrar sua atenção na tampa do distribuidor, já que a tampa do W124 é conhecida por acumular umidade se o carro ficou sem uso por algum tempo. Isto causa uma miríade de problemas diferentes que ou dificultam a partida do carro ou o impedem de fazê-lo completamente.

A melhor coisa que você pode fazer é substituir completamente a tampa do distribuidor, mas não deixe de usar sempre as peças Bosch ou Mercedes.

Problemas de suspensão

Não é segredo que os modelos Mercedes mais antigos sofrem regularmente de problemas relacionados à suspensão, mas este foi o caso principalmente dos modelos W124 auto-nivelantes do estado. Sabe-se que as esferas de suspensão auto-nivelantes falham após algum tempo e se você sentir um passeio desconfortável e falta de amortecimento, esta pode ser potencialmente a causa.

Você precisa substituir as esferas sempre que se deparar com estes problemas, o que significa que você também deve se concentrar especificamente nas peças originais da Mercedes ou da Bosch.

  O que é o SUV topo de linha da Mercedes?

Seção FAQ

O Mercedes W124 é um carro confiável?

O Mercedes W124 é um dos carros mais confiáveis e de maior longevidade para agraciar a face da terra. Nenhum carro está sem culpa, o que significa que mesmo o poderoso W124 pode causar problemas, mas isso não significa que o carro não seja confiável.

Ainda existem inúmeros exemplos de modelos W124 em todo o mundo, mesmo com mais de um milhão de milhas no relógio. O W124 é um carro extremamente superprojetado que pode durar mais do que as pirâmides egípcias se for mantido corretamente.

O Mercedes W124 é um bom carro?

O W124 é realmente um bom carro, tanto porque é confiável como porque oferece uma experiência Mercedes 100% de classe moderna. Muitas pessoas acreditam que o W124 é um dos melhores carros clássicos Mercedes para os entusiastas de carros clássicos iniciantes, porque provavelmente fará você se apaixonar por carros Mercedes da velha guarda.

O W124 ainda pode ser um motorista diário razoável, mas falta-lhe quase todas as comodidades dos tempos modernos. De qualquer forma, ainda é um carro adorável para se viajar e que pode potencialmente aumentar de valor com o tempo.

Quantos modelos Mercedes W124 foram construídos?

O Mercedes W124 esteve em produção entre 1985 e 1996 e mais de 2,7 milhões destes modelos foram construídos e vendidos em todo o mundo. O W124 foi oferecido como um sedan, um coupé, um conversível, ou como uma propriedade e é seguro dizer que todas estas versões eram populares na época.

A W124 vendia tão bem que até bateu o recorde da Mercedes para o modelo Mercedes mais vendido na época. Ainda há muitos modelos W124 sobreviventes em todo o mundo, o que é uma prova da indestrutível era dourada dos anos 80 da engenharia excessiva da Mercedes.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts