Problemas comuns com a Mercedes W169

A segunda geração da Classe A, o W169 era um carro realmente popular na época, tanto com as gerações mais jovens quanto com as mais velhas. Atualmente, o W169 está próximo de completar 20 anos, o que significa que já não é o que era, especialmente quando se considera que as gerações posteriores da Classe A incorporaram um design mais clássico de porta traseira.

O W169 pode agora ser adquirido por um preço realmente baixo, mas não há muita gente que o compre, considerando que não é o carro Mercedes mais confiável que existe, nem o mais desejável. Entretanto, dado o fato de que não é muito antigo, pode ser uma boa idéia considerar um como seu motorista diário.

Os problemas mais comuns associados ao W169 estão relacionados com a temperatura do motor, a caixa de câmbio automática, os problemas elétricos, problemas com injetores/válvulas e problemas de suspensão. Se você sentir que seu W169 está passando por problemas como estes, provavelmente será capaz de resolvê-los facilmente, pois são relativamente comuns.

De qualquer forma, você não deve esperar que um carro de quase 20 anos seja tão confiável quanto o modelo mais novo da Mercedes. Se você realmente quiser que ele dure, certifique-se de mantê-lo de acordo com as recomendações do fabricante, não importa se o preço de entrada é baixo ou alto.

  O Mercedes EQS tem um frunk?

Problemas com o motor Mercedes W169

O problema mais comum da Mercedes W169 é a temperatura do motor, mais especificamente o sistema de refrigeração. Muitos proprietários relataram que seus modelos W169 Classe A atingem temperaturas elevadas e tolas, capazes de destruir completamente o motor. Estes se devem principalmente a vazamentos no sistema de resfriamento e a problemas de radiadores que precisam ser tratados o mais rápido possível.

Um motor que não é capaz de manter temperaturas ideais está sofrendo com o aumento dos níveis de desgaste dos componentes, que inevitavelmente encurtam a vida útil do motor. Não deixe de estar sempre de olho no medidor de temperatura e leve seu carro para um diagnóstico se você sentir as temperaturas subindo.

Problemas com a caixa de câmbio automática Mercedes W169

A transmissão W169 é uma iteração precoce da caixa de câmbio automática da Mercedes, o que significa que é conhecida por experimentar todo tipo de problemas. Os mais comuns estão sendo incapazes de mudar de marcha, deslizamento de marcha, ruídos de moagem e mudanças lentas. Muitos destes se devem a manutenção inadequada, mas outros se devem simplesmente a uma caixa de câmbio de menor qualidade.

Esta era a época em que as caixas de câmbio automáticas da Mercedes estavam apenas começando a alcançar os manuais, o que significa que a Mercedes tentou fazer tudo o que podia para tornar a caixa de câmbio tão durável quanto possível. No entanto, uma caixa de câmbio com 15-20 anos de idade está fadada ao mau funcionamento eventualmente, especialmente se não for mantida corretamente.

Mercedes W169 os elétricos

O W169 também vem de uma época em que a Mercedes elétricas estava começando a ser muito mais abrangente. Como tal, eles agora são conhecidos por causar problemas devido à velhice. Os problemas elétricos mais comuns que afligem o W169 são os vários sistemas de dentro do carro, como as telas dos primeiros sistemas de informação e entretenimento, janelas elétricas, porta traseira elétrica e iluminação externa.

  A Mercedes E-Class é melhor que a Classe C?

Estes normalmente precisam ser substituídos sempre que ocorre um problema, pois não são feitos para durar para sempre. Algumas delas precisam ser tratadas imediatamente, como luzes exteriores defeituosas, enquanto outras, como janelas elétricas, não afetam tanto sua segurança na estrada, mas são um incômodo, no entanto.

Problemas com o injetor/válvula Mercedes W169

O W169 é um carro propenso a vários problemas de injetores/válvulas que tipicamente se manifestam no carro com ruídos estridentes, perda de potência, aumento dos níveis de fumaça, disparos errados e todos os tipos de cheiros incomuns e ardentes. Estes injetores e válvulas são conhecidos por entupir, o que significa que eles precisam de limpeza de tempos em tempos.

Eles também são conhecidos por serem danificados devido às tensões que tendem a suportar. Como tal, é provável que você tenha que substituí-los completamente.

Problemas de suspensão da Mercedes W169

A maioria dos problemas de suspensão associados ao W169 se deve a estradas de baixa qualidade e buracos agressivos. Como o carro fica relativamente alto, o sistema de suspensão precisa manter constante o rolo da carroceria e a transferência de peso, o que está aumentando os níveis de desgaste dos componentes.

Como tal, é provável que você venha a sentir ruídos de esmerilhamento e batidas provenientes da suspensão dianteira ou traseira. Se isso de fato acontecer, você terá que substituir todos os componentes afetados que são esperados em algum momento.

Seção FAQ

Por que a Mercedes abandonou o projeto W169?

A Mercedes Benz Classe A é agora uma rival direta de carros como o Audi A3, o BMW Série 1, e o VW Golf. Todos eles são parecidos, pois incorporam um design hatchback. Entretanto, o Classe A W169 era um pouco diferente, pois não se parecia com todos os outros carros, mas a Mercedes decidiu mudar isso com a geração W176.

  Qual é o melhor Mercedes para a condução no inverno?

A razão pela qual a Mercedes também incorporou um design de hatchback mais comum é que estes são muito mais populares e o fato de que o W169 nunca foi considerado bonito. O W176 foi um modelo mais popular graças à mudança de design, enquanto o atual modelo W177 é ainda mais popular e finalmente capaz de competir com seus rivais alemães.

O Mercedes W169 é uma boa compra?

O Mercedes W169 é de fato uma boa compra se você for capaz de encontrar um a um preço decente. Você precisa ter em mente que o W169 não é tão divertido de dirigir, nem de olhar, mas algumas pessoas preferem assim, especialmente porque o W169 é um grande carro de cidade.

A potência oferecida também não é a melhor, mas para um carro de cidade, o W169 é mais do que suficiente. Ser um bom carro de cidade é basicamente a única coisa que o W169 tem para ele.

Quanto tempo um Mercedes W169 pode durar?

Há muitas pessoas lá fora que conseguiram atravessar algumas centenas de milhares de quilômetros com o W169 sem precisar de grandes revisões. Isto significa que estes podem durar muito tempo, mas somente se forem mantidos corretamente.

Por serem tão baratas, quase ninguém tende a mantê-las, e é por isso que estas tendem a obter uma má reputação na maioria dos fóruns on-line.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts