Problemas comuns com Audi A5

Problemas comuns com Audi A5

O Audi A5 é a versão mais elegante do Audi A4 e está disponível em formato coupé, conversível ou Sportback de 4 portas. Desde o lançamento do primeiro A5 em meados dos anos 2000, a Audi conseguiu vender uma tonelada deles graças a seu estilo atraente e tronco de porta traseira, o que aumenta a capacidade total sobre o A4 normal.

Quando se trata de confiabilidade, o A5 é mais ou menos o mesmo que o Audi A4 porque estes dois compartilham muitas partes um com o outro. Isto significa que o A5 é um carro confiável somente se você o mantiver suficientemente bem. Se você não fizer toda a manutenção regular, isso vai causar problemas eventualmente.

Os problemas mais comuns do Audi A5 estão relacionados com o motor, a transmissão, a eletricidade, o consumo excessivo de óleo e problemas com o sistema de refrigeração. Estes são os problemas mais comuns de que o A5 sofre e muitos destes são também os problemas mais sérios de que o A5 sofre.

Em suma, não desanime a compra de um A5 por causa destes problemas. Mesmo que sejam sérios, a maioria deles pode ser evitada com uma manutenção oportuna e completa. Se você fizer isso, o A5 será uma experiência muito agradável, não importa o ano do modelo.

  2022 Mercedes GLE vs Audi Q7

Audi A5 – Problemas de motor

O Audi A5 vem com uma grande variedade de motores e a maioria deles são bons. Os problemas mais sérios do motor A5 estão relacionados com a cadeia de cronometragem, que é uma queixa conhecida em muitos carros premium alemães. A questão aqui é que o tensionador tende a se desgastar depois de um tempo e se você não cuidar dele logo, ele pode destruir seu motor inteiro.

Se você se deparar com uma luz de aviso de gerenciamento do motor no painel de instrumentos, as chances são de que a válvula EGR (Exhaust gas recirculation) esteja com defeito de funcionamento. Os novos modelos A5 vêm com motores significativamente mais confiáveis, especialmente aqueles feitos após 2012.

Audi A5 – Questões de transmissão

O problema mais sério de transmissão que o A5 sofre é o relacionado com a caixa de câmbio Multitronic CVT. Este redutor é amplamente considerado como o pior redutor automático Audi da era moderna porque é delicado. A verdadeira razão pela qual estas tendem a funcionar mal é que muitas pessoas não mudam o fluido da transmissão de acordo com as recomendações.

Além disso, sabe-se que as transmissões em A5 mais recentes são às vezes hesitantes e preguiçosas, o que é uma ocorrência comum. Além disso, a caixa de embreagem dupla S-Tronic é conhecida por ser instável em velocidades mais baixas, mas isso também é uma ocorrência comum. Além destes, a transmissão nos modelos A4 e A5 é relativamente confiável.

Audi A5 – Questões elétricas

Quando se trata de problemas de software elétrico, os modelos A5 mais antigos são muito piores do que os mais novos porque vêm com sistemas MMI preguiçosos que podem apresentar falhas ou reiniciar sem nenhuma razão aparente. Estes sistemas, particularmente aqueles dos modelos 2012-2016 são antigos para começar, portanto, se eles abrandarem um pouco, parece que todo o sistema está atrasado significativamente.

  O que é o melhor carro a diesel fabricado pela Audi?

O bom é que estes podem ser atualizados ou refrescados sempre que isto acontece, e isto acontece em A5s mais antigos. A5s mais novos são muito melhores, mas não estão completamente livres de todos os problemas de software.

Audi A5 – Excesso de consumo de óleo

Não surpreende que os carros premium europeus mais antigos usem muito óleo, mas o A5 parece ser o que lidera os gráficos de acordo com muitos especialistas da Audi. O motivo é predominantemente devido a vazamentos de óleo situados ao redor da junta ou a muitos dos selos que circundam o sistema.

É relativamente comum que carros de seis dígitos de quilometragem queimem óleo em excesso, mas estes problemas podem acontecer muito mais cedo do que isso. Algumas fontes afirmam que muitos proprietários precisam adicionar um litro de óleo em seus A5s quase todos os meses.

Audi A5 – Problemas com o sistema de resfriamento

O óleo não é o único fluido que tende a vazar do Audi A5 porque muitos proprietários declararam problemas com baixos níveis de refrigerante. Estes problemas são comuns no modelo 3.0L TDI porque o resfriador EGR tende a falhar. Você também pode encontrar estes problemas com os motores a gasolina 3.2L porque a bomba de arrefecimento também tende a falhar.

De qualquer forma, certifique-se de verificar regularmente seus níveis de líquido refrigerante e seu medidor de temperatura para não causar danos ao motor. Se você vir o indicador de temperatura subindo, você deve parar o carro e consertar o problema antes que seja tarde demais.

  BMW 328i VS Audi A4 - o que é melhor?

Seção FAQ

Qual geração do Audi A5 é melhor?

Depende do que você mais valoriza porque todas as gerações do A5 são grandes, mesmo a primeira. No entanto, podemos dizer que a 1ª geração do A5 é mais palpável em comparação com os modelos mais novos, especialmente o modelo facelift, que recebeu um conjunto muito mais atrativo de faróis e bebidas muito necessárias tanto no exterior quanto no interior.

A 2ª geração do A5 poderia ser a melhor até agora, pois oferece quase tudo o que a 2ª geração oferece pós-facelift, mas a um preço muito mais acessível.

Qual é o melhor estilo de corpo Audi A5?

O A5 está disponível em alguns formatos diferentes, um coupé de 2 portas, um conversível de 2 portas, ou um modelo Sportback de 4 portas. O melhor destes três é sem dúvida o modelo Sportback porque parece o melhor e é a escolha mais prática.

O cupê de 2 portas também parece bom, mas o Sportback se sente mais substancial e mais premium. O A5 conversível é a escolha de nicho do grupo e o número de vendas está diminuindo quando comparado com o coupé e especialmente a versão Sportback.

Qual é a diferença entre o Audi A4 e o A5?

Debaixo da pele, o A4 e o A5 são carros idênticos. Eles usam o mesmo motor, a mesma transmissão, o mesmo layout interior, os mesmos componentes de suspensão e a grande maioria de todos os outros componentes mecânicos.

O A5 é a versão mais elegante, que também acrescenta um porta-malas maior. O A4 ainda oferece o maior espaço quando se trata da segunda fila de assentos. Finalmente, o A5 é um pouco mais caro do que o A4.

Vídeo: Revisão Audi A5 2010 – Problemas depois de 150k Miles

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts