Problemas comuns com Mercedes 190E (W201)

O Mercedes 190E (W201) é um sedan de luxo de nível básico da Mercedes dos anos 80. Desde que foi lançado, era e ainda é um carro bastante comum em todo o mundo. Os anos 80 são comumente referidos como a Era de Ouro da engenharia Mercedes porque todos os carros Mercedes desta era são feitos para durar.

No entanto, mesmo os modelos Mercedes dos anos 80 não têm falhas, e dado o fato de que agora têm mais de 30 anos de idade, eles vão experimentar todos os tipos de problemas. Alguns deles são mais freqüentes que outros e alguns deles são causados por falta de manutenção, de qualquer forma, não deixe de ler este artigo para descobrir.

Os primeiros modelos 190E são equipados com motor de corrente com falha de uma linha de sincronismo que se sabe que falha prematuramente. A junta do cabeçote do motor também é propensa a funcionar incorretamente e o sistema de injeção de combustível Jetronic também. Além disso, o tubo de refrigeração da caixa de velocidades também é um ponto fraco do 190E e é conhecido por vazar de tempos em tempos.

O 190E é agora um carro com mais de 30 anos, o que significa que o desgaste geral é mais freqüente, incluindo a corrosão. O sistema de suspensão provavelmente vai causar todo tipo de rachaduras e vincos, o que é normal para um carro tão antigo.

  Todos os Mercedes vêm com assentos de couro?

Problemas de corrente com uma linha de tempo

A Mercedes 190E recebeu uma grande atualização em 1988, quando também substituiu a corrente de linha única por uma corrente de linha dupla e assim resolveu este problema. Entretanto, se você se deparar com um modelo 190E anterior, não deixe de inspecionar a cadeia de sincronismo de uma linha, pois sabe-se que ela falha prematuramente.

Fontes múltiplas afirmam que você deve substituir tanto a corrente quanto o tensionador a cada 100k milhas ou mais se você quiser manter seu motor funcionando com segurança. Se você ouvir qualquer barulho estranho, inspecione a corrente imediatamente porque se você não a substituir, é provável que seu motor sofra danos mais graves. Isto se aplica a todos os motores W201 de uma linha, não apenas ao que foi encontrado em 190E.

Problemas na junta da cabeça do motor

A maioria dos mecânicos concorda que a junta da cabeça do motor é uma das partes mais vulneráveis do motor 190E e, portanto, deve ser substituída pelo menos algumas vezes durante a propriedade. Estes motores são capazes de durar mais de meio milhão de milhas, mas deve-se inspecionar e substituir a junta do cabeçote a cada 100-150k milhas.

Uma maneira fácil de dizer que seu 190E precisa de uma nova junta do cabeçote é procurar por vazamentos externos de óleo provenientes da junta do cabeçote. Questões como estas são mais comuns em motores que oferecem uma junta de cabeça feita de alumínio porque sabe-se que o alumínio se expande mais do que o ferro fundido sob grandes flutuações de temperatura.

Problemas de injeção de combustível Jetronic

O motor M102 e o motor M101 encontrados no 190E são equipados com um sofisticado Sistema de Injeção Contínua (CIS), também conhecido como KE-Jetronic. Este sistema de injeção de combustível foi projetado pela Bosch, que é uma das mais sofisticadas empresas de peças para automóveis e engenharia existentes.

  Mercedes AMG Classe GLB Confiabilidade

Como tal, é seguro dizer que o sistema KE-Jetronic é de fato bastante confiável e deve durar muito tempo. No entanto, não há muitos mecânicos que estejam cientes de como este sistema funciona e, portanto, muitos deles não são capazes de mantê-lo adequadamente. Não deixe de perguntar a seu mecânico sobre este assunto e se ele não for capaz de lhe fornecer a assistência necessária, entre em contato com um revendedor Mercedes.

Questões de corrosão

Muitas pessoas lá fora acreditam que a corrosão é o inimigo mais terrível que um Mercedes mais velho pode enfrentar, e isso não está longe da verdade. Como dito anteriormente, o 190E é agora um carro bastante antigo, e os carros daquela época não se beneficiavam de um sistema sofisticado de proteção contra a corrosão, o que significa que estes carros são agora propensos à ferrugem.

Certifique-se de verificar os poços das rodas, a parte inferior da porta, a parte inferior dos pára-choques dianteiro e traseiro, e ao redor dos vidros em busca de sinais de ferrugem. Se o carro que você encontrar estiver muito corroído, dê meia volta e nunca olhe para trás.

Traços e desgaste geral

Algumas décadas na estrada podem realmente bater em um carro, não importa quão sofisticado ou confiável o carro seja. Isto significa que a maioria dos modelos 190E já tem centenas de milhares de quilômetros no relógio, o que também significa que eles provavelmente estão experimentando todos os tipos de rangidos e chocalhos.

Uma suspensão ruidosa é uma questão bastante comum para modelos Mercedes mais antigos, incluindo o 190E.

  Problemas comuns com o Mercedes W140

Seção FAQ

O Mercedes 190E é confiável?

O Mercedes 190E é de fato um carro confiável, mas é também um carro com mais de 30 anos. A carroceria costumava oferecer qualidades decentes de proteção contra ferrugem, mas hoje em dia isto é muito mais questionável. A maioria dos modelos 190E tende a gastar até um milhão de quilômetros na estrada, o que significa que matar um 190E é uma tarefa bastante difícil.

Há alguns pregos aqui e ali, mas o 190E é realmente construído para durar, como qualquer outro modelo Mercedes dos anos 80.

Quanto custa um Mercedes 190E?

O Mercedes 190E pode agora ser comprado por amendoins, mas os que estão em condições mais decentes e bem conservados tendem a custar alguns milhares de dólares. O modelo 190E mais caro é o modelo 190E 2,5 EVO II, apoiado pela Cosworth, que hoje custa até 400.000 dólares para os melhores exemplos.

Possuir um 190E não deveria ser tão caro porque há muitas peças de reposição por aí e a Mercedes também está disposta a fornecer todas as peças diretamente.

O Mercedes 190E é um futuro clássico?1

O 190E comum não é um carro clássico e também não é provável que se torne um porque não é tão raro ou especial de qualquer forma. Os modelos de acabamento superior podem aumentar de valor com o tempo, mas somente se forem mantidos em perfeitas condições.

Há tantos modelos incríveis da Mercedes 1980 e o 190E é apenas o “nível básico” do bebê Merc daquela época. Apesar de oferecer muito valor, não é provável que se torne um verdadeiro clássico, mas somente o tempo dirá se este é realmente o caso.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts