Problemas comuns com o Porsche 996

O Porsche 996 custa consideravelmente menos quando comparado com as 933 gerações anteriores ou as 997 gerações seguintes. Isto porque o 996 ainda é o modelo 911 mais controverso de todos eles graças ao seu design, sua arquitetura de motor e sua confiabilidade geral.

No entanto, isto não significa que comprar um 996 seja uma má decisão, pois os exemplos mais baixos e bem guardados valem de fato o preço pedido. Mesmo assim, o 996 custa bastante dinheiro para ser mantido e há algumas questões relativamente sérias que vale a pena mencionar.

Os problemas comuns do 996 911 são falhas de rolamentos IMS, cabeçotes/liners de cilindros rachados, problemas de suspensão, vedações de óleo traseiras, problemas de embreagem e caixa de engrenagens, e problemas de radiador e condensador. O 996 é de fato um dos modelos 911 menos confiáveis de todos os tempos, mas se você os mantiver, é provável que eles durem.

Comprar um 996 é uma tarefa bastante complicada, pois exige que você mergulhe fundo em cada modelo disponível. A melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com um especialista licenciado da Porsche a fim de inspecionar totalmente o carro. Você terá que pagar mais dinheiro de antemão, mas isso lhe poupará muito dinheiro se você comprar um bom exemplo.

Falhas nos rolamentos IMS

Um dos problemas mais sérios e potencialmente catastróficos com o 996 são os rolamentos IMS montados na fábrica que tendem a falhar sem qualquer aviso prévio. Falhas como estas podem destruir completamente um motor, portanto é preciso ter certeza de que o 996 que você está olhando tem alguma forma de solução para isto.

  Um Porsche Boxster usado é uma boa compra?

Várias fontes citam que entre 5%-10% dos 996s estão atormentados com estes problemas, o que é de fato um monte de carros. A maneira mais fácil de resolver isto é instalar uma solução de reposição que vai evitar que os rolamentos IMS falhem.

Cabeçotes/liners de cilindros rachados

O 996 também é conhecido por potenciais cabeças de cilindro e camisas rachadas que também podem resultar em conseqüências catastróficas. Entretanto, estas questões são relativamente raras e dificilmente serão vivenciadas em modelos posteriores do 996.

No entanto, esta questão é problemática porque não pode ser detectada de antemão, pelo menos não sem o equipamento especializado da Porsche que custa dinheiro. Os dados disponíveis mostram que os motores 3.4L mais antigos são muito mais propensos a problemas como estes, ao contrário dos motores 3.6L posteriores a 2001, que são flat 6.

Problemas de suspensão

O 996 introduziu um novo tipo de suspensão que provou ser confiável e uma atualização muito bem-vinda, pois torna o carro muito mais dinâmico e divertido de dirigir. Entretanto, muitos proprietários reclamam de ruídos estranhos vindos das curvas dianteiras esquerda e direita, especialmente ruídos de rachaduras.

Estes estão geralmente associados a braços de controle desgastados ou danificados que são relativamente fáceis e baratos de substituir. No entanto, muitos especialistas da Porsche afirmam que você deve fazer isso a cada 3-5 anos.

Problemas com o selo de óleo principal traseiro

Os carros europeus de 20-25 anos são conhecidos por beberem muito óleo, tanto porque o motor requer mais óleo com carros de maior quilometragem quanto porque eles tendem a formar vazamentos. O principal selo de óleo traseiro no 996 é um local comum onde ocorrem vazamentos como estes e as peças para consertá-los são relativamente baratas.

  Um Porsche Boxster é um bom motorista diário?

Mesmo assim, a questão aqui é que este selo é bastante difícil de acessar e, portanto, os custos de substituição são altos.

Problemas com embreagem e caixa de engrenagens

O 996 está disponível com dois tipos diferentes de transmissão. A primeira e mais popular opção é a caixa manual de confiança, mas estas são conhecidas por passarem por placas de embreagem com relativa freqüência. Claro, se você for gentil com ela não terá nenhum problema, mas se não for, elas tendem a falhar rapidamente.

A caixa de câmbio Tiptronic não é ruim no que diz respeito à confiabilidade, mas é bastante lenta de responder e relativamente entediante quando comparada a um manual. Estas transmissões também vêm com tubos de resfriamento que tendem a enferrujar após alguns anos, mas substituí-los é fácil e barato.

Problemas com radiadores e condensadores

O 996 é suscetível a danos cosméticos com chip de pedra como qualquer outro carro desprotegido por aí. No entanto, a questão aqui é que os chips de pedra também costumam causar danos tanto aos radiadores quanto aos condensadores.

Para manter estes dois adequadamente, você deve limpá-los com relativa regularidade, mas é necessário remover todo o pára-choques para fazer isso. Como tal, a maioria dos proprietários tende a ignorar isto mesmo que, em última instância, leve a danos relacionados à corrosão.

Seção FAQ

O Porsche 996 vale a pena?

O Porsche 996 911 realmente vale a pena porque é um ponto de entrada relativamente barato na propriedade do 911. Entretanto, você precisa estar disposto a gastar um pouco mais em um exemplo de quilometragem inferior que tenha todas estas questões resolvidas. Caso contrário, os custos de possuir o 996 diminuirão muito seu apelo geral.

  A Porsches tem muitos problemas?

O 996 é o melhor valor 911 que você pode comprar agora mesmo e exemplos bem guardados com uma caixa de câmbio manual provavelmente continuarão a ser apreciados. Como tal, agora é um momento relativamente bom para entrar em um 996, mas apenas um que seja classificado o máximo possível.

Por que as pessoas odeiam o Porsche 996?

As duas principais razões pelas quais muitos entusiastas da Porsche tendem a odiar o 996 é o design e o motor refrigerado a água. O desenho do farol de beringela foi uma grande partida dos modelos 911 mais antigos que eram tão odiados que o Porsche voltou imediatamente aos faróis arredondados com o 997.

A outra razão é devido a um motor refrigerado a água, já que os antigos 911s refrigerados a ar não têm um valor altíssimo. O 996 é na verdade um bom 911 porque é um carro divertido de dirigir e oferece uma experiência de propriedade relativamente moderna.

Quais são os custos de manutenção do Porsche 996?

Parece que o 996 custa entre $500-$1000 para manutenção anual, mas as versões mais caras e focadas em pistas tendem a custar ainda mais. Tudo depende da idade do carro, da quilometragem e do estado geral.

Afinal, é preciso ter em mente que este é um Porsche, e todos sabem que um Porsche custa muito dinheiro para manter, não importa o que você pense sobre ele.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts