Qual a melhor tração nas quatro rodas – BMW ou Mercedes-Benz?

Um carro com tração nas quatro rodas ou AWD é um carro com um trem de força capaz de fornecer potência a todas as quatro rodas. A Mercedes e a BMW oferecem muitos carros AWD em suas linhas de produtos.

O sistema de tração nas quatro rodas da Mercedes é, em sua maioria, configurado para uma condução sem esforço. Por outro lado, a BMW oferece um sistema AWD com rodas traseiras tendenciosas, mais esportivo, que está pronto para funcionar. favoravelmente com os motoristas que desejam uma experiência mais dinâmica. Portanto, se você quiser um sistema AWD esportivo, escolha uma BMW. Se você quer uma experiência tipo cruiser com maior segurança, opte pela Mercedes.

Sistema de tração nas quatro rodas da Mercedes

AWD introdução

A Mercedes introduziu um sistema AWD pela primeira vez em meados dos anos 80. O primeiro sistema foi controlado eletronicamente com um AWD de engate automático que acionava principalmente as rodas traseiras até bloquear os diferenciais, e o sistema AWD passou a ser engatado.

O primeiro sistema AWD em tempo integral da Mercedes foi introduzido em 1998 com três diferenciais abertos na traseira, no centro e na frente. Um sistema semelhante a este foi apresentado no primeiro SUV da Mercedes ML.

Acionamento moderno com tração nas quatro rodas

Desde 2008, o sistema 4MATIC de terceira geração tem sido oferecido como um sistema AWD permanente e é eficaz a qualquer velocidade. O moderno sistema AWD é denominado 4MATIC, ou 4MATIC+ para algumas variantes AMG.

  Quais modelos Mercedes são híbridos?

A quarta geração do sistema 4MATIC foi introduzida em 2016 para o E63 AMG S. Este sistema é capaz de enviar um máximo de 100% da potência para a frente ou para trás, dependendo das condições e da forma como você configura o sistema.

Este sistema é sofisticado o suficiente para transformar um sedan Mercedes de 2+ toneladas em uma máquina à deriva com o apertar de um botão. A característica dos sistemas AWD originais da Mercedes AWD era, em sua maioria, a condução em cruzeiro e sem esforço, com uma divisão de torque de 45:55 da frente para trás. O sistema 4MATIC+, no entanto, é adaptado para uma condução esportiva. Esteja ciente de que ele só é oferecido em certos modelos.

Sistema BMW de tração nas quatro rodas

Primeira BMW AWD

O primeiro sistema AWD da BMW data de 1985 e o E30 325iX que oferecia dois diferenciais e uma divisão de torque de 37:63 a favor do eixo traseiro.

Este sistema AWD foi descontinuado quando os modelos E36 e E39 foram lançados, mas o sistema foi posteriormente reintroduzido para o SUV 2001 X5 e para as variantes da série E46 3. Este sistema era um sistema bastante avançado que usava DSC (controle eletrônico de estabilidade) que aplicava os freios em uma roda que deslizava a favor de uma melhor transferência de potência.

O xDrive de hoje

O sistema AWD da BMW hoje é chamado xDrive e está em produção desde 2003. Este sistema usa um diferencial de embreagem acionado eletronicamente para distribuir o torque de forma otimizada entre os dois eixos.

Os modernos sistemas xDrive da BMW oferecem uma divisão de torque de 40:60, em favor das rodas traseiras e são capazes de enviar 100% da potência para a traseira, dadas as circunstâncias. Isto significa que o sistema BMW é, em sua maioria, feito sob medida para uma condução esportiva para acompanhar a tradição de tração traseira da BMW.

  Qual é o melhor Mercedes para os donos de cães?

Em 2017, a BMW introduziu um sistema similar ao M xDrive 4MATIC+, que também ofereceu a capacidade de desacoplar o eixo dianteiro num esforço de fazer um BMW M5 puro com tração traseira. Em geral, o sistema AWD da BMW é mais adaptado à condução esportiva, e a Mercedes tem mais a ver com o esforço de viajar.

Audi Quattro

Não seria um showdown dos sistemas AWD alemães sem mencionar o pioneiro da tecnologia. O primeiro sistema AWD oferecido pela Audi foi introduzido em 1980 para o carro de rali e estrada chamado Audi Quattro, que dominou o Campeonato de Rali automóvel.

A Audi também ofereceu este powertrain para o Audi Quattro e mais tarde este sistema tornou-se uma das principais razões pelas quais um cliente escolheria um Audi em vez de um BMW ou um Mercedes. Os modernos sistemas Quattro são, em sua maioria, feitos sob medida para a máxima tração.

Estes sistemas oferecem uma distribuição de torque 50:50 entre os dois eixos e o sistema é capaz de enviar 70% do torque para as rodas dianteiras, ou 85 para a traseira, dependendo das condições. O sistema também é totalmente automatizado como a BMW e a Mercedes.

A principal diferença entre os três é que a Audi está mais interessada em oferecer uma experiência de direção segura, sendo a tração a prioridade número um. Ao mesmo tempo, a BMW prioriza a direção esportiva e a Mercedes prioriza uma experiência de direção confortável e sem aborrecimentos.

Comparando sistemas AWD

xDrive, 4Matic, Quattro: Qual sistema oferece a melhor experiência de condução na neve?

Para condições com neve, um sistema AWD é tão importante quanto um bom conjunto de pneus, e estes 3 oferecem capacidades excepcionais de condução na neve se equipados com os pneus adequados.

  As BMWs têm muitos problemas?

Como mencionado anteriormente, a principal prioridade para a Audi é a tração, e como tal o Quattro parece ser a melhor opção na neve. Entretanto, todos estes três veículos oferecem ótimas condições de direção na neve.

xDrive, 4Matic, Quattro: Qual sistema oferece a melhor confiabilidade?

Todos estes três sistemas oferecem boa confiabilidade se forem mantidos corretamente, e basicamente isso é tudo. Todas as três marcas têm uma longa história na fabricação de sistemas AWD permanentes e não há especificações sobre nenhum deles causando mais problemas do que os outros.

Se você dedicar seu tempo para explorar as diferenças de confiabilidade entre estas três, você dificilmente notará qualquer diferença que valha a pena mencionar. Portanto, é seguro dizer que, no segmento de confiabilidade, eles são bastante iguais.

Devo escolher um sistema AWD ou um carro com tração dianteira ou traseira?

Você deve escolher um sistema AWD se quiser uma experiência de direção mais segura, melhor aderência e um carro com mais capacidade. Um sistema de tração traseira está associado principalmente à condução de desempenho, mas falta consideravelmente, na medida em que a segurança é considerada.

Dito isto, um sistema AWD que é capaz de distribuir a potência em favor da roda traseira, como o oferecido nas BMWs, é o melhor de dois mundos.

Atualmente, os sistemas de tração dianteira são oferecidos principalmente pela Audi, mas a Mercedes e a BMW estão preparadas para expandir suas ofertas de tração dianteira com o passar do tempo. Os carros de tração dianteira não são tão divertidos de dirigir quanto seus homólogos de tração traseira, mas eles oferecem melhor tração e melhor economia de combustível.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts