Hoje em dia, os motores de carros grandes e potentes são de certa forma de uma raça em extinção. As restrições de emissões resultaram em redução de tamanho e indução forçada. Mas uma marca de um grande motor não é potência nem tamanho, é definitivamente confiabilidade. O diesel Mercedes 2.0 nos modelos W123, W124 e W190 é uma lenda quando se trata de durabilidade, conhecido como o diesel favorito dos motoristas de táxi.
Mas se você preferir motores a gasolina, o 2.6 R6 (W124) é o vencedor da Mercedes. Este motor de 2,6 litros movido a gás produz cerca de 160hp, mas não é exatamente o mais econômico. Entretanto, a maior coisa sobre este motor é a confiabilidade, comprovada pelo fato de que este foi provavelmente o motor de táxi a gás mais popular.
Motores a gás Mercedes a gás
A Mercedes tem provado repetidamente a capacidade de fazer um motor de longa duração. O 2.6 R6 é apenas um dos muitos grandes motores a gás, principalmente devido à confiabilidade e indestrutibilidade. Mas os motores 2.0 V8, os W123, W124 e W190, eram e ainda são motores a gás excepcionalmente duráveis.
O V8 de 2 litros oferecia um 105hp bastante simbólico e foi posteriormente aumentado para 118hp, mas o motor foi construído para durar e ofereceu uma eficiência impressionante. Nos anos 80, a maioria dos lendários motores indestrutíveis Mercedes foram feitos, e o V8 de 4,2 litros, o W140, chegou na década de 90.
Naquela época, a Mercedes tinha a confiabilidade como prioridade número um para a fabricação de motores, e os motores fabricados nesta época certamente refletem isso. O V8 de 4,2 litros tinha 280hp e 400Nm. Era oferecido apenas com uma transmissão automática de 4 velocidades por causa do torque. Mais tarde, o motor foi impulsionado para 5 litros, o que ofereceu ainda mais desempenho.
Hoje em dia, uma marca de um grande motor é diferente. A prioridade número um hoje em dia é fazer o motor mais eficiente possível, o que resultou em indução forçada, híbrido suave, e tecnologia híbrida completa.
Um desses motores é o motor turbo 3.0 de seis cilindradas retas, encontrado no Mercedes GLE 450. Não só é turboalimentado, mas esta casa de força também oferece tecnologia híbrida suave que reduz o consumo de combustível e armazena a energia perdida que de outra forma seria desperdiçada.
Motores Mercedes Diesel
Hoje em dia, os motores diesel estão se tornando um tanto ou quanto um cavalo de batalha de um homem sujo. O diesel é considerado como um trator e prejudicial para o meio ambiente, mas o diesel oferece melhor desempenho do que um motor a gás em alguns cenários.
O motor diesel de 2,0 litros e quatro cilindros encontrado no W123, W124 e no W190 também costumava ser de certa forma um motor de táxi favorito. As razões eram bastante semelhantes: durabilidade excepcional capaz de cobrir mais de um milhão de quilômetros sem quebrar um suor.
O motor diesel de 3,0 litros encontrado na W124 é outro excelente exemplo da era indestrutível da Mercedes. Este potente motor de seis cilindros também oferecia uma durabilidade surpreendente. Você poderia obter uma versão naturalmente aspirada, que era um pouco menos potente, mas que ainda oferecia a lendária confiabilidade. Havia também a versão turboalimentada, que causava mais problemas.
Mas o W210 e o W211 CDI 2.1 e 2.7 litros de motores de quatro cilindros também oferecem um status lendário no clube de fãs do motor diesel da Mercedes. Estes motores produziram cerca de 140-170hp, dependendo da versão, e eram conhecidos por ultrapassarem facilmente a marca dos 700.000 km sem fazer bagunça.
Quanto aos motores diesel modernos da Mercedes, o OM 656 é, de certa forma, um motor de marco. Este motor é oferecido desde 2017 e é um dos mais potentes motores diesel comumente encontrados no S350 e no S400. Este motor oferece até 700 Nm de torque/340hp com impressionante eficiência de Co2 e combustível.
O melhor motor AMG de todos os tempos
Embora a confiabilidade e a eficiência certamente façam um grande motor, não é necessariamente tão excitante assim. E muitos argumentariam “o melhor” dele. Afinal, a AMG era e ainda é o lugar de “ir para” motores incríveis.
O título de “o melhor motor AMG de todos os tempos” vai para o lendário motor V8 de 6,2 litros, naturalmente inspirado, que foi instalado nos 63 carros AMG de 2007 até 2014. Este motor sofreu muitos problemas no início, mas mais tarde foi aperfeiçoado para produzir 622hp, tornando-o o motor NA de maior potência na época.
E no que diz respeito aos gigantes V12, o AMG M275/M158 V12 BiTurbo (2004-2020) é coisa de lenda. O motor foi encontrado pela primeira vez na classe S com cerca de 500hp. Mais tarde, uma variante deste motor ofereceu um surpreendente 1.200 Nm de torque na lendária Série S65 Black.
E o status de ícone deste motor não pára por aí. Mais tarde, este motor foi atualizado e chamou o M158. Este motor encontrou seu caminho no exótico Pagani Huayra de vários milhões de dólares, com 827 cavalos de potência e cerca de 1100 Nm de torque.
Mais informações sobre motores de carros
Por que os motores Mercedes mais antigos são considerados como os melhores motores Mercedes de sempre?
Os motores mais antigos da Mercedes tinham uma grande reputação porque eram feitos com a confiabilidade em mente. Estes motores foram produzidos numa época em que os desejos dos engenheiros não foram comprometidos pelas rígidas regulamentações sobre combustível e emissão de Co2. Hoje em dia, os motores são projetados em excesso, às vezes oferecendo múltiplas formas diferentes de indução forçada.
O objetivo dos motores modernos é diminuir o impacto prejudicial que um motor tem sobre o meio ambiente, o que por sua vez significa que a confiabilidade e o uso duradouro não são a prioridade número um.
Como os motores a diesel e a gás vão olhar para o futuro
Vivemos em tempos de consciência ambiental, o que significa que, no futuro, os motores continuarão a ser reduzidos e substituídos por híbridos e motores elétricos. Os grandes motores naturalmente aspirados, especialmente os V12 e V10 em carros como Ferraris e Lamborghinis serão em breve descontinuados e substituídos por centrais elétricas menores e mais eficientes.
Qual é a diferença entre motores elétricos, híbridos e motores tradicionais a gasolina e a diesel?
Antes de tudo, sua eficiência e seu impacto sobre o meio ambiente. Os motores híbridos são muito mais eficientes no consumo de combustível e também produzem menos emissões nocivas. Eles são mais complicados do que os motores a gasolina e diesel tradicionais e em breve substituirão completamente os bons motores a gás e diesel.
Os motores elétricos, por outro lado, são ainda mais eficientes e ecologicamente corretos. Os motores elétricos também oferecem melhor desempenho em baixa rotação, mas faltam em velocidade máxima. Além disso, a infra-estrutura de carregamento e manutenção ainda está nos estágios iniciais, o que é o maior inconveniente em comparação com a manutenção e o abastecimento de combustível dos motores tradicionais.