Qual refrigerante para o meu carro

Se você quiser que seu carro tenha o melhor desempenho possível por mais tempo, certifique-se de realizar toda sua manutenção regular de acordo com as recomendações de seu fabricante ou revendedor. Desta forma, você garantirá que seu carro receba o tratamento correto, o que significa que você maximizará o potencial do seu carro.

Adicionar um refrigerante adequado ao seu carro faz parte da manutenção regular, mas muitas pessoas não têm certeza de qual tipo de refrigerante se deve usar porque há várias opções diferentes disponíveis. Para que seu carro permaneça frio em todos os tipos de ambientes, é necessário realizar uma descarga completa do líquido de arrefecimento do motor a cada cerca de 30 km.

Há muitos fatores diferentes que você precisa considerar ao escolher o refrigerante certo, como a marca e o modelo de seu veículo, a idade do seu veículo e onde você tende a conduzi-lo. De qualquer forma, você pode escolher entre refrigerante com tecnologia de aditivos inorgânicos, refrigerante com tecnologia de ácido orgânico, refrigerante com tecnologia de ácido híbrido, e assim por diante.

A melhor maneira de determinar qual refrigerante seu carro precisa é procurar informações sobre o refrigerante no manual do proprietário. Se você não tiver um manual de proprietário em mãos, você também pode perguntar sobre o refrigerante correto diretamente de seu revendedor.

Essenciais do refrigerante para motor – Resfria o motor e o faz funcionar por mais tempo

Para que seu motor forneça continuamente tanto a eficiência ótima quanto a potência ótima, você precisa certificar-se de que o motor esteja devidamente oleado e resfriado adequadamente. Desta forma, a redução de atrito que o óleo do motor oferece garantirá que a temperatura de trabalho de seu motor seja a pretendida pelo fabricante.

  Se eu comprar um SUV ou um sedan

Por outro lado, o líquido refrigerante adequado garantirá que o motor permaneça na temperatura correta pelo máximo de tempo possível. Mesmo que o óleo de motor também esfrie o motor, sem o líquido de arrefecimento seu motor poderia até mesmo começar a derreter porque as temperaturas internas do motor dentro da câmara de combustão podem chegar a mais de 2000ºC.

É aqui que o líquido de arrefecimento do motor vem a calhar porque circula do radiador onde é resfriado e para dentro do motor para remover o calor. Este processo é continuamente repetido até que seja necessário substituir o próprio líquido de arrefecimento. Entretanto, o líquido de arrefecimento também garante que seu motor funcione suavemente mesmo em temperaturas de congelamento.

Diferentes tipos de líquido de arrefecimento

Há muitas opções diferentes de refrigerante para escolher e elas diferem principalmente dependendo de suas estruturas químicas, cor e nome. Os carros mais antigos são conhecidos por utilizarem o refrigerante Inorganic additive technology (IAT), que está associado principalmente aos carros americanos anteriores aos anos 90 e é de cor verde e deve ser substituído a cada 30 km ou mais.

A tecnologia de ácido orgânico (OAT) é feita para carros mais novos e GM, a VW até recomenda este tipo de refrigerante para seus carros. Os refrigerantes OAT são geralmente de cor laranja, o que os diferencia dos outros tipos de refrigerantes existentes. Estes precisam ser trocados a cada 50k milhas ou mais.

O refrigerante de tecnologia de ácido orgânico híbrido (HOAT) é um pouco de uma mistura feita de refrigerantes OAT e IAT e é usado principalmente por carros europeus e Ford Chrysler. Estes vêm em muitas cores diferentes, portanto, certifique-se de escolher uma, dependendo do tipo e não da cor. O refrigerante HOAT requer uma descarga completa a cada 50k milhas.

  Quem faz o motor turbo mais confiável?

O refrigerante HOAT também oferece iterações induzidas e sem fosfatos que devem ser consideradas ao escolher o refrigerante perfeito para seu carro. O refrigerante silencioso HOAT oferece a maior proteção entre todos os tipos de refrigerante porque mantém seu motor frio por mais de 150k milhas.

O refrigerante perfeito para seu carro

Você pode usar todos os fatores listados acima para ajudá-lo a escolher o refrigerante certo para seu carro. Entretanto, o principal ponto a ser considerado deve ser o manual do proprietário, pois ele contém todas as informações de manutenção necessárias especificamente projetadas para o seu carro.

Isto significa que você deve confiar no manual do proprietário para todas as perguntas que você tiver a respeito da manutenção de seu carro. Além disso, certifique-se também de verificar se a fórmula do refrigerante que você está usando se mistura ou não com água.

A relação deve ser a mais precisa possível para garantir que tudo corra de acordo com o planejado. É melhor deixar os trabalhos de substituição do refrigerante para os profissionais, pois é menos provável que eles cometam um erro.
Entretanto, se você for bem versado em manutenção de automóveis, você pode realizar a substituição do refrigerante por conta própria. Além disso, certifique-se de realizar uma descarga completa do líquido refrigerante sempre que decidir substituir o próprio líquido refrigerante.

Seção FAQ

Os carros a diesel usam um tipo diferente de líquido refrigerante?

Os motores diesel funcionam de forma diferente dos motores a gás, o que significa que eles utilizam um líquido de arrefecimento formulado de forma diferente. O anticongelante diesel usa aditivos especiais que são projetados para proteger o motor da erosão nas partes internas do motor, tais como as paredes dos cilindros.

  Quais são os carros mais difíceis de se trabalhar?

Os motores diesel têm uma temperatura de operação mais baixa, o que significa que o líquido de arrefecimento precisa se aproximar do aspecto do líquido de arrefecimento de forma um pouco diferente. Entretanto, se você quiser encontrar o líquido de arrefecimento perfeito para seu carro a diesel, não deixe de consultar o manual do proprietário e seguir todos os passos que você normalmente daria com um carro a gasolina.

Qual a importância da cor do refrigerante?

Há muitas pessoas por aí que discernem diferentes tipos de refrigerantes dependendo da cor, mas isto não é exatamente uma boa idéia porque alguns fabricantes tendem a usar as mesmas cores para diferentes tipos de refrigerantes.

Seja como for, a grande maioria dos fabricantes tende a seguir a fórmula geral. Como tal, você deve usar a cor como um ponto de referência principalmente, mas deve se concentrar principalmente na marca e na etiqueta que vem com o refrigerante que você optou por usar.

Quanto custa uma descarga de refrigerante?

Uma descarga de refrigerante deve custar entre $71 e $120. Vale mencionar que a maior parte desse preço está associada à mão-de-obra, e não às peças. De qualquer forma, estas tendem a diferir dependendo do tipo de motor que seu carro está usando, do deslocamento do motor, da idade do motor e do tipo de líquido de arrefecimento que seu motor usa.

Os carros mais antigos que usam refrigerantes IAT são normalmente os mais baratos quando se trata de substituição de refrigerante. Preços como estes podem parecer um pouco exagerados, como tal, você deve sempre aprender a fazer você mesmo toda a manutenção básica.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts