Quando os carros pararam de usar os faróis pop-up?

Os faróis pop-up foram uma característica marcante nos anos 70 e início dos anos 80, mas desde o início dos novos milênios, a maioria das montadoras começou a abandonar o projeto dos faróis pop-up. A beleza dos faróis pop-up era o fato de que eles pareciam mais humanos e mais interessantes quando comparados a todos os outros faróis no mercado.

Toda a idéia por trás dos faróis que podem virtualmente abrir e fechar como os olhos humanos intrigou muitos compradores, especialmente porque tais faróis eram usados em alguns dos carros mais icônicos daquele período, especialmente o Lamborghini Countach e o Lotus Esprit.

Entretanto, o C5 Corvette foi o último modelo de grande circulação a ter faróis pop-up em 2004 e, desde então, há muito tempo eles estão enterrados no passado. A principal razão pela qual os faróis pop-up desapareceram foi que eles eram questionáveis do ponto de vista da segurança dos pedestres.

Embora a regulamentação nos EUA não proíba estritamente a ocultação dos faróis, a UE tem feito um grande esforço para tornar os carros mais seguros tanto para os passageiros quanto para os pedestres. Como tal, projetar faróis pop-up que cumpram tais leis é bastante caro, se possível até.

Benefícios dos faróis pop-up – Por que devemos trazê-los de volta

Muitos dos chamados resquícios do passado tiveram uma segunda chance, um exemplo perfeito disso é o “novo” Lamborghini Countach. As pessoas parecem adorar as coisas vintage porque as lembram de tempos diferentes, de modo que carros e características como estes representam um pouco de uma cápsula do tempo que as torna únicas e dignas de serem vivenciadas.

  Qual é a duração de vida de um carro elétrico?

Esse é o maior benefício de um design de faróis pop-up. Eles fazem o carro gritar herança, e isso é um cartão que muitos fabricantes de automóveis adoram jogar hoje em dia, especialmente Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo, Maserati, e Porsche.

Além disso, os faróis pop-up permitem que o carro seja mais aerodinâmico enquanto as luzes não estão em uso, o que era especialmente importante nos tempos em que as montagens de faróis tinham que ser muito maiores. Isto também significava que seus faróis estavam de certa forma protegidos dos elementos e do roubo.

Drawbacks dos faróis de pop-up – Por que devemos deixá-los

A história tem sua própria maneira de interpretar as coisas, e pode-se até dizer que se a população em geral amasse os faróis pop-up tanto quanto pensava, eles ainda estariam por aqui hoje. O Ares Panther é um supercarro de edição extremamente limitada lançado em 2020 com faróis pop-ups, o que torna bastante óbvio que os pop-ups não estão completamente mortos.

Entretanto, carros como estes são carros de nicho, e mesmo assim, apenas o Ares Panther utilizou o design de faróis pop-up em tempos recentes. Eles são desnecessários, ocupam muito espaço sob o capô, e colocam muitos problemas que nem precisam existir.

Uma questão comum do design de um farol pop-up é a condensação dentro das próprias luzes, porque o mecanismo não é à prova d’água. Também são conhecidos por ficarem presos durante o inverno porque se acumula muito gelo entre o conjunto em movimento e o resto do carro.

  Que carros têm motores V8?

Os carros mais frios com faróis pop-up – Por que os amamos em primeiro lugar

Muitos grandes carros vieram com faróis pop-up, mas nenhum deles nem mesmo remotamente é tão legal quanto o Lamborghini Countach e seu sucessor inicial – o Diablo. Além desses dois bois enfurecidos, o Lotus Esprit e o Porsche 924 também eram bastante populares devido aos faróis pop-up.

O BMW 8-Series original também era um dos carros mais icônicos com faróis pop-up, porque o primeiro da série 8 parecia uma nave espacial. Era tão diferente do resto da linha BMW que impulsionava a série 8 ao status icônico da BMW.

Entretanto, se você realmente gosta de faróis pop-up em supercarros, não deixe de conferir o Cizeta V16T porque este supercarro em forma de cunha tinha o dobro dos faróis pop-up. Além dos pop-ups, este carro louco também suportava um motor de 16 cilindros montado transversalmente.

Os três últimos carros dignos de menção são o Ferrari 356 GTB/4, o DeTomaso Pantera e o igualmente icônico Maserati Ghibli. Carros como estes são a razão pela qual as pessoas adoram a idéia de faróis de pop-up, mas parece que projetos como estes não são passíveis de atingir um nível de demanda mais substancial.

Seção FAQ

Qual carro teve os primeiros faróis de pop-up?

O Cord 810 foi revelado ao público em 1936, à beira da Segunda Guerra Mundial, mas foi o primeiro carro a utilizar o design de faróis pop-up. O Cord 810 foi incrivelmente avançado para seu tempo, algo que é bastante aparente no momento em que você dá uma olhada no carro.

  Qual é o melhor veículo de transporte pendular?

O cabo 810 tinha um V8 4.7L sobrealimentado equipado com 125hp, o que era muita potência para a época. Carros como estes também estão aumentando de valor com o passar do tempo, especialmente depois que Jay Leno usou um modelo similar para apresentá-lo em sua popular série de TV para carros.

Quem inventou os faróis de pop-up?

O design dos faróis pop-up foi apresentado pela primeira vez por Gordon Buehrig com o já mencionado Cord 810. Levou décadas até que o resto da indústria reconhecesse o potencial dos faróis pop-up porque eles foram tornados famosos nos anos 70.

A idéia inicial proposta pela Buehrig era usar motores elétricos para retrair os faróis de volta na montagem, mas os custos eram muito grandes. Isto significava que os faróis de pop-up no Cord 810 eram operados manualmente, o que também era bastante raro para todos os outros carros com faróis de pop-up.

Existem carros musculares com faróis pop-up?

É óbvio que os faróis pop-up estão principalmente associados a supercarros italianos flamboyant, mas até mesmo alguns carros musculares americanos estavam utilizando o design dos faróis pop-up, e o mais famoso de todos eles foi o Pontiac GTO de 1960 que usou sua grade para esconder os faróis para fazer o carro parecer mais malvado.

Dodge também usou este desenho no Dodge Daytona 1969, e a mesma história vale para o Plymouth Superbird de 1970. Entretanto, os carros mais famosos dos EUA com faróis pop-up são o Chevy Corvette e o Chevy Camaro.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts