Quão confiáveis são os carros auto-estacionamento?

Ao longo dos anos, muitos fabricantes de automóveis criaram diferentes maneiras de tornar a condução e o estacionamento de um carro tão fácil quanto possível. Sensores de estacionamento, câmeras, assistência para manutenção de pistas, assistência para o ângulo morto, sensores de pré-colisão, etc.

Todos estes sistemas combinados oferecem uma camada maior de proteção e também auxiliam na navegação do carro a velocidades mais lentas. Mas a eficácia destes sistemas não era tão grande assim há alguns anos.

Mas hoje em dia estes sistemas atingiram níveis de sofisticação tais que é incomum ver um veículo de alta gama não equipado com estas características. No que diz respeito ao auto-estacionamento, até 81% menos acidentes aconteceram graças à assistência ao estacionamento.

Além disso, o tempo necessário para estacionar um carro também foi reduzido em até 10% graças à tecnologia de auto-estacionamento. Como estas tecnologias continuam a progredir, provavelmente veremos sistemas como estes eventualmente substituindo completamente os humanos quando se trata de estacionamento.

Como funciona?

À medida que a indústria automobilística entra confiante na era do estacionamento autônomo, os sistemas de auto-estacionamento estão se tornando cada vez mais coesos e confiáveis. Mas o aspecto autônomo do autoestacionamento ainda é bastante subjugado graças a muitas preocupações de segurança e ao fato de que um sistema não pode prever ou tomar decisões éticas por si só.

Portanto, o único aspecto autônomo de tais sistemas é a direção. Inicialmente, o sistema é encarregado de encontrar um lugar de estacionamento apropriado que possa caber com segurança no carro, após o sistema localizar tal lugar, geralmente um sinal sonoro e visual está sendo enviado ao motorista.

  As jantes de um carro cabem em outro

Depois disso, você aciona o recurso de auto-estacionamento e o carro o instruirá a mudar de marcha entre a frente e a ré. Alguns sistemas também irão acelerar e desacelerar para você, outros só lhe dirão quando você deve acelerar ou desacelerar.

Estes carros são equipados com sensores de proximidade que o alertarão se você estiver muito perto de um obstáculo. Tudo que você tem que fazer neste ponto é seguir as instruções e você deve estar estacionado em segurança em um instante.

Assistência avançada de auto-estacionamento

Mas vivemos em 2021, e existem sistemas que datam drasticamente os sistemas de assistência ao estacionamento acima mencionados. Tais sistemas estão em uso pela BMW e Tesla para citar alguns, e estes sistemas não exigem nem mesmo que você esteja dentro do carro enquanto estaciona.

Estes sistemas funcionam melhor se você tiver que estacionar em lugares apertados. Você deve apenas alinhar o carro adequadamente, sair e o carro fará o que lhe compete. Você pode controlar seu BMW série 7 com uma chave fob especial, ou um telefone celular no caso do Tesla.

Vale a pena mencionar que estes sistemas ainda não são capazes de dirigir por si mesmos, por isso é melhor que você tenha certeza de alinhar o carro adequadamente. A Mercedes revelou recentemente a nova Classe S e, como sempre, a Classe S estreou com muitas novas tecnologias que ainda não foram totalmente testadas.

A Mercedes chama este sistema de PARK PILOT, e o que ele faz é assumir o controle total sobre seu estacionamento, você nem precisa estar lá. Basta deixar o carro no portão do aeroporto de Stuttgart, e o carro estacionará sozinho. E quando você chegar, o carro estará esperando por você onde você o deixou.

  Quais são os prós e os contras de comprar um carro usado?

Confiabilidade dos sistemas de assistência de estacionamento

A primeira experiência verdadeiramente em grande escala sobre a confiabilidade e eficácia do sistema de assistência a parques ocorreu em 2015 e foi realizada pela AAA UK. Este teste foi composto de alguns aspectos diferentes, como a freqüência das batidas de curvas, velocidade, precisão e o número de manobras.

O teste concluiu que com a assistência de estacionamento em uso, os motoristas experimentaram até 81% menos batidas de curvas, e o tempo necessário para ligar os sistemas e estacionar totalmente o carro também diminuiu em cerca de 10%. Para completar, os motoristas que acoplaram estes sistemas usaram até 47% menos manobras, o que melhorou drasticamente a eficiência.

Mas estes sistemas não são perfeitos, e a AAA também concluiu que estes sistemas às vezes estacionavam os carros muito perto da calçada o que, em teoria, poderia aumentar as chances de curvar as rodas quando se decide deixar o local de estacionamento.

No final do dia, tudo se resume a quão confiante você está quando se trata de estacionamento paralelo. Se você se considera mais do que capaz de estacionamento paralelo, estes sistemas podem parecer um incômodo para você, mas se você não tiver experiência, estes sistemas podem ajudá-lo imensamente.

Seção FAQ

Estes sistemas podem substituí-lo completamente?

Não, mesmo que teoricamente pudessem, legalmente falando não vamos experimentar uma aquisição completa em breve. Estes sistemas são valiosos para um pequeno conjunto de situações e funcionam melhor se não houver distrações nas proximidades, mas na maioria das vezes isso nunca é o caso.

  Como limpar um carro - qual é a melhor maneira?

Você nunca deve contar com estes sistemas para fazer nada sem sua completa consciência, pois muitas situações indesejáveis ocorreram graças à confiança excessiva das pessoas no silício.

O que eu preciso ter para tirar vantagem destes sistemas?

Estes sistemas são geralmente agrupados como pacotes opcionais associados à tecnologia. Portanto, se você marcar todas as caixas corretas, é provável que você reúna todos os itens necessários para auto estacionar um carro. Sensores de proximidade, câmeras e radares são geralmente o que compreende estes sistemas.

Há diferenças notáveis entre os programas de assistência de estacionamento mais regulares e antigos e os programas mais avançados encontrados em Tesla, BMW ou Mercedes.

Você consegue estacionar sozinho com um carro manual?

Os manuais são diferentes dos automáticos e existem muitos sistemas que funcionam melhor com caixas de câmbio automáticas. O controle automático de cruzeiro é um deles, pois este sistema não pode parar completamente se você não mudar as engrenagens de acordo.

A assistência ao estacionamento também é um sistema que tem que se comprometer, dependendo da opção de transmissão. Alguns fabricantes de carros como Mercedes ou Tesla não precisam se preocupar com isso porque não oferecem mais manuais, mas outros como a Audi (que ainda oferecem manuais) oferecem níveis mais baixos desses sistemas de assistência.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts