Quem é o dono da Jaguar e onde é feita a Jaguar?

A Jaguar produz um dos carros mais esportivos do mundo. E até hoje, é um dos melhores fabricantes de carros de luxo e performance. Mas qual é a história da Jaguar? Quem é o proprietário da empresa e onde são fabricados?

A Jaguar é atualmente propriedade da Tata Motors, uma montadora indiana conhecida por produzir carros de luxo. Inicialmente, a Jaguar era propriedade da British Motor holdings e depois da British Leyland. Foi então comprada pela Ford e agora é de propriedade da Tata. Enquanto os carros Jaguar são construídos no mundo inteiro, eles ainda têm sua principal fábrica em Birmingham, Inglaterra.

A história por trás da propriedade da Jaguar

As origens do Jaguar

Ao longo dos anos, a Jaguar tem sido propriedade e administrada por diferentes órgãos. A montadora era inicialmente conhecida como Swallow Sidecar Company, uma empresa que produzia carros laterais de motocicletas. Foi fundada em Blackpool, Inglaterra, em 1922, por William Lyons e Williams Warmsley.

Em 1935, a Swallow Side Company mudou seu nome para S.S. Cars Limited. Neste mesmo ano, a SS Cars Limited, em colaboração com a Standard Motor Co, fez o primeiro conjunto de carros com o nome do modelo – Jaguar. Eles incluíam o SS Jaguar 2,5 litros Saloon, SS 100, e SS 90.

Os Jaguares de luxo se tornaram famosos

Esses carros logo se tornaram famosos por seu design elegante e deslumbrante. Entretanto, para melhor retratar a qualidade dos carros produzidos, o nome foi mudado de SS Cars para Jaguar Cars em 1945. De 1940 aos anos 60, a Jaguar inundou o mercado com incríveis carros de luxo, esportivos e de corrida, estampando-os como fabricantes de carros de primeira linha. Eles incluíam carros esportivos de corrida do tipo C e o XK120.

  Tesla VS Jaguar - O que é melhor?

Para ampliar a empresa e a escala de produção, em 1966, a Jaguar combinou com a British Motor Corporation formando a British Motor Holdings. Em 1969, a BMH se fundiu com a Leyland Motor Corporation e se tornou a British Leyland. Entretanto, as dificuldades financeiras logo atingiram a British Leyland. Por causa disso, a Jaguar em 1984 eclodiu e tornou-se uma empresa independente mais uma vez.

Comprada por fabricantes de automóveis estrangeiros

Em 1999, a Ford Motors, em uma tentativa de construir uma marca de luxo para fazer crescer sua marca já em dificuldades, comprou a Jaguar Motors. Isto fez com que a Jaguar fizesse parte de seu principal grupo automotivo junto com Aston Martin, Volvo Cars e Land Rover.

Entretanto, não foi uma boa jogada para a Ford, já que a Jaguar não obteve nenhum lucro sob a administração da Ford. Por causa disso, a Ford vendeu a Jaguar junto com a Land Rover para o fabricante de automóveis indiano Tata Motors em 2008.

Em 2013, a Tata Motors fundiu a Jaguar e a Land Rover para dar origem ao nome Jaguar Land Rover Limited, uma associada privada com sua sede no Reino Unido.

A Jaguar é quem manda

Sob a administração da Tata, a Jaguar era mais auto-suficiente do que sob a Ford. Mudando a maioria de seus projetos e tecnologia de veículos. Uma prova desta mudança é o I-pace SUV, o primeiro Jaguar elétrico.

Curiosamente, a Jaguar fabrica alguns dos melhores SUVs, carros de luxo e esportivos da atualidade. Os veículos Jaguar combinam e até superam alguns de seus concorrentes como Mercedes, BMW e Audi em termos de luxo, tecnologia e desempenho.

Olhando para o futuro, a Tata anunciou que até 2025, todos os Jaguar estarão totalmente elétricos. É uma transição e tanto da origem de seus carros laterais.

  Jaguar XJ Confiabilidade

Onde são feitas as onças-pintadas?

A Jaguar Land Rover tem sua sede em Coventry, Inglaterra, com sua principal fábrica de produção em Birmingham, Inglaterra. Entretanto, a Jaguar se espalhou globalmente e agora tem fábricas em diferentes países, incluindo China, Áustria, e Índia. Cada um desses países tem um modelo específico da Jaguar que eles produzem.
● A fábrica em Birmingham, Inglaterra, fabrica os modelos Jaguar XE, XF, e F.
● A fábrica em Solihull, Inglaterra, produz o Jaguar F-pace
● Wolverhampton, Inglaterra, são fabricantes da montagem de motores para Land Rover e Jaguar.
● Em Graz, Áustria, o E pace e I-pace são fabricados em operação com Magna Steyr.
● Changshu, China, fabrica Jaguar XE, XF, e E-pace, juntamente com a montagem do motor.
● Pune, Índia, monta o Jaguar XF utilizando os kits completos de desmontagem. Os kits knockdown são coleções de diferentes componentes construídos em uma região, depois deslocados para outra área para a montagem final.
● Vale notar que antes de a Ford vender o Jaguar para a Tata, a Ford também produzia alguns Jaguares nos EUA. Portanto, não se surpreenda de ver uma Jaguar fabricada nos EUA.

Carros que colocaram a Jaguar nas páginas da história

Desde o início da Jaguar, as montadoras britânicas introduziram muitos carros no mercado. A maioria se tornou um sucesso, ajudando a Jaguar com sua reputação como fabricante de automóveis premium de luxo. Eles têm SUVs, carros de corrida e carros esportivos. Alguns modelos famosos incluem:
● SS Jaguar Saloon. Este foi o primeiro carro fabricado que usou a Jaguar como nome de modelo.

● O Jaguar XK120 de 1948. O belo e elegante carro esportivo era o mais rápido da época, com uma velocidade máxima de 120 mph.

● 1951 Jaguar Type-C. Este foi usado para substituir o XK120 por uma construção muito mais leve e um visual mais esportivo. Ele surgiu como o vencedor das corridas “24 horas de Le Mans” de 1951 e 1953, assim como do Grande Prêmio Remix em 1952. É o primeiro carro que usou freios a disco para ganhar uma corrida.

  Jaguar XK Confiabilidade

● 1954 Jaguar D-Type. Este é o primeiro carro esportivo a vencer a corrida “24 horas de Le Mans” vários anos seguidos: 1955, 1956 e 1957.

● 1961 Jaguar E-Type. A maioria das pessoas o considerava como o carro mais bonito já fabricado.

● Jaguar XJ220. Em produção de 1992-1994, o XJ220 foi o carro de produção mais rápido até que o Mclaren F1 foi introduzido. Ele tem uma velocidade máxima de 212,4 mph

● Jaguar F-Type SVR. Seu design requintado é uma lembrança das primeiras onças-pintadas.

FAQs

A Tata Motors é totalmente proprietária da onça-pintada?

Sim, a Jaguar é totalmente de propriedade da Tata Motors. Em 2008, a Tata comprou a Jaguar junto com a Land Rover da Ford por 2,3 bilhões de dólares. Desde então, ela tem se mantido por conta própria, estabelecendo ambas como Jaguar Range Over em janeiro de 2013, com sua sede na Inglaterra.

A história de propriedade da Jaguar: A British Motor Holdings realizou a Jaguar de 1966 a 1968. Depois foi de propriedade da British Leyland de 1968 a 1984. Foi propriedade da Ford Motors de 1999 a 2008. Em 2008, a Ford a vendeu para a Tata Motors, os atuais proprietários.

A Jaguar é uma empresa indiana?

A Jaguar não é uma empresa indiana. Enquanto a montadora indiana, Tata Motors, é agora proprietária da Jaguar, ela nasceu na Inglaterra. Até hoje, sua sede ainda se encontra na Inglaterra. Além disso, muitas onças Jaguar no mercado atual foram projetadas e produzidas na Inglaterra.

Quem fabrica motores Jaguar?

Inicialmente, os motores Jaguar eram fabricados pela Ford Motors. Os motores V8 e V6, gasolina e diesel eram da Ford. Alguns deles, como o AJ-V6 e o 60 V6, foram projetados pela Ford e modificados pela Jaguar. No entanto, a Jaguar Land Rover tomou medidas para produzir seus próprios motores.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts