A assistência ao estacionamento vale a pena?

A assistência de estacionamento é um sistema comumente embalado com cargas de diferentes e avançados sistemas de assistência ao motorista que visam tornar o processo de estacionamento muito mais fácil e suave. A necessidade desses sistemas depende muito do motorista em questão e do próprio carro.

Se você é um motorista relativamente inexperiente ou simplesmente não tem confiança suficiente quando se trata de manobras de estacionamento complexas como estacionamento paralelo, estes sistemas podem ser de grande utilidade para você. Talvez você esteja vivendo em cidades com muita gente e só queira a camada extra de proteção.

Pode ser porque seu carro é extremamente grande ou limitado pela falta de visibilidade, ou porque você não está confiante o suficiente, estes sistemas podem lhe beneficiar se você os usar corretamente. Dito isto, a grande maioria dos clientes que têm estes sistemas instalados em seus carros não os utilizam com tanta freqüência.

Portanto, cabe realmente a você decidir se estes sistemas são algo que vale a pena considerar, mas você deve estar ciente de que você é sempre o culpado, não importa como um acidente potencial possa ocorrer. Se você optar por estes sistemas, certifique-se de manter um olhar atento enquanto estaciona o tempo todo.

Como funciona a assistência ao estacionamento?

Estes sistemas normalmente compreendem radares, sensores de estacionamento e um conjunto de câmeras. Existem diferentes níveis destes sistemas, desde os mais básicos que só o ajudam com a entrada de direção ou os mais avançados que conseguem estacionar o carro completamente sem qualquer entrada do motorista.

  Qual a idade de um carro usado que eu devo comprar?

Quando você estaciona, seu carro começará a procurar ativamente por vagas de estacionamento próximas. O sistema irá verificar o espaço disponível e solicitará que você estacione se o sistema considerar o local apropriado. Após encontrar o local, alinhe o carro apropriadamente e acione o sistema.

Neste ponto, você será encarregado de mudar da frente para trás ou simplesmente segurar um botão. Não se esqueça de seguir todas as instruções conforme pretendido e esteja sempre atento ao seu ambiente. Você deve estar especialmente atento a todo o tráfego em movimento e pedestres próximos.

O carro lhe dirá quando fazer algo, e antes de aceitá-lo, certifique-se de que é realmente seguro fazê-lo. Este processo geralmente leva um pouco menos do que duraria sem estes sistemas envolvidos. Depois de estacionar o carro, o sistema se desengata e você pode deixar o carro.

Fiabilidade do Park Assist

No que diz respeito à confiabilidade, estes sistemas são realmente úteis, e isto foi comprovado por um extenso estudo realizado pela AAA UK. Este estudo concluiu que a assistência ao estacionamento diminui a chance de redução das rodas em até 81%, o que é certamente impressionante.

O estudo também concluiu que o tempo necessário para estacionar um carro usando estes sistemas é reduzido em até 11% e que a eficiência e o número absoluto de manobras também são grandemente melhorados por estes sistemas.

Mas estes sistemas não são perfeitos e, mesmo que reduzam a chance de curvar as rodas por uma margem considerável, eles aumentam a chance de curvar as rodas ao sair de um local de estacionamento, já que estes sistemas às vezes tendem a estacionar muito perto do meio-fio.

Não importa quão confiáveis estes sistemas possam ser, eles nunca podem ser perfeitos. Portanto, é imperativo que você esteja sempre atento ao processo e certifique-se de que todos os padrões de segurança sejam satisfeitos. Porque se algo acontece, legalmente é sua culpa e não a culpa do sistema.

  Como posso decidir que carro comprar?

O carro e o sistema em questão

Se retirarmos o motorista da equação, o carro em si é a única perspectiva objetiva sobre a necessidade de assistência de estacionamento. Alguns carros como o Nissan Micra, por exemplo, são pequenos, incrivelmente fáceis de ver fora e o raio de viragem também é mais do que apropriado.

Outros como um SUV de 7 lugares, um carro esportivo ou um Mercedes Benz S-Class de base longa são consideravelmente maiores e, portanto, muito mais difíceis de serem vistos fora. Alguns carros esportivos são projetados com ripas dedicadas no pára-brisa traseiro que obstruem completamente a visibilidade traseira.

Estes sistemas fazem muito mais sentido em tais veículos, pois compensam a falta de ingredientes gerais necessários para facilitar o estacionamento e, especialmente, considerando o valor de alguns destes carros. Se você não é um motorista experiente, uma longa distância entre eixos Classe S parece um porta-aviões na estrada.
Mas o sistema em si é também uma grande parte da equação, pois há diferentes níveis de sofisticação. O Mercedes Classe S recém-lançado pode se aproximar autonomamente de um local de estacionamento, sair dele e chegar a um local de entrega designado, enquanto os sistemas mais básicos só podem dirigir quando você o considerar seguro o suficiente.

Seção FAQ

Os sistemas de assistência de estacionamento vêm como padrão?

Na maioria das vezes, esses sistemas fazem parte de listas de equipamentos opcionais de caros sistemas de assistência ao motorista. Mesmo que alguns fabricantes possam até oferecer os níveis básicos como padrão, esses níveis não são usados com tanta freqüência.

  Qual é o carro V8 mais confiável?

Se você quer o recurso de assistência de estacionamento de última geração, você está olhando para um aumento mínimo de 500 dólares em notas, e às vezes estes pacotes podem custar vários milhares de dólares.

Com que freqüência as pessoas utilizam a assistência de estacionamento?

Não com a freqüência que você possa pensar. O número de carros vendidos com estes sistemas sugere que as pessoas usam estes sistemas com freqüência, mas este simplesmente não é o caso. A razão pela qual muitos carros novos são comprados com assistência de estacionamento é que você tem que comprar assistência de estacionamento para obter recursos mais úteis como uma câmera 360.

Na maioria dos casos, as pessoas simplesmente estacionam sozinhas e não há necessidade de sistemas adicionais de assistência de estacionamento. Além disso, o estacionamento paralelo não é tão comum, pois muitas pessoas não moram na cidade.

A assistência para estacionar é segura?

Deveria ser, mas não há como dizer com certeza. Às vezes esses sistemas interpretam mal o mundo real, o que pode levar a lesões graves e reclamações por danos. Se você quer maximizar os níveis de segurança, você tem que estar sempre atento ao que o sistema está fazendo e não se esqueça de frear se algo der errado.

Estes sistemas são freqüentemente retratados como sistemas que tiram a tensão do deslocamento diário, mas isso não é o caso, pois seus níveis de atenção devem ser consideravelmente mais altos ao usar estes sistemas. Nunca confie em nenhum tipo de sistema de assistência para substituí-lo, e os níveis de segurança serão consideravelmente mais altos.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts