O Fiat Panda é um dos menores carros urbanos do mercado. Tem três opções de motor, incluindo o motor de 1,2 litros, o motor TwinAir e o motor Multijet de 1,3 litros. O motor de 1,2 69 CV é o mais barato, mas tem um desempenho excepcionalmente bom. No entanto, quais são os problemas comuns com o motor Fiat 1.2 69 CV?
Os problemas comuns com o motor Fiat Panda 1.2 69 CV são falta de energia, bomba de refrigeração com defeito, junta do cabeçote com defeito, luz de advertência de gerenciamento do motor e corrente de sincronização solta. Outros problemas incluem falha da bomba de resfriamento, problemas na embreagem e falha nas unidades basculantes.
Quais são os problemas comuns com o Fiat Panda 1.2 69 CV?
Falta de energia
Um dos problemas mais reclamados com o motor Fiat Panda 1.2 69 CV é a falta de energia. Isto é mais galopante quando se sobe colinas. Algumas das coisas que causam a falta de energia nesta unidade são filtros de ar entupidos, um filtro de combustível entupido e um sensor de fluxo de ar de massa suja.
Leve seu carro a um mecânico profissional para inspeção e para limpeza ou substituição da parte ruim. Isto ajudará a consertar o problema subjacente.
Vedação do cabeçote com defeito
A junta da cabeça desempenha um papel vital na vedação da câmara de combustão do motor para que seu veículo possa criar a compressão ideal que é necessária para manter a potência de seu motor. Entretanto, se a junta do cabeçote falhar ou explodir, o motor terá que trabalhar muito mais para criar potência.
Para resolver este problema, você terá que substituir a junta do cabeçote em caso de falha.
Corrente de sincronização solta
Como a maioria dos motores da linha Fiat Panda, o motor Fiat Panda 1.2 69 CV também vem com uma corrente de cronometragem. Mas se a corrente de sincronização estiver falhando, isto afetará o desempenho de seu motor de muitas maneiras. Os sinais de uma corrente de sincronização ruim são um motor com defeito, um som de chocalhar do motor, e um arranque duro do motor.
Para retificar este problema, você terá que substituir a corrente de cronometragem com falha por uma nova.
Falha da bomba de resfriamento
A bomba de refrigeração é uma das partes principais do sistema de refrigeração de um Fiat Panda. Portanto, se a bomba de resfriamento estiver falhando, seu carro pode superaquecer e até desenvolver mais problemas. Alguns dos sinais de falha de uma bomba de água são o baixo nível de refrigerante, ruído, vazamento da bomba de água, e superaquecimento do motor.
Para resolver este problema, peça ao mecânico que examine seu carro e substitua a bomba de resfriamento ruim.
Unidades basculantes defeituosas
Este é um problema que muitos usuários do Fiat Panda têm relatado. Além disso, esta questão é conhecida por ocorrer em carros que têm cinco anos. Um dos sinais usuais de uma unidade de amortecedor com defeito r é um ruído estranho ou um passeio acidentado. Se seu carro está tendo um desses sinais, mande inspecioná-lo e substituir a unidade amortecedora.
Problemas de embreagem
Outro problema comum que os usuários do Fiat Panda 1.2 69 CV relataram é o problema da embreagem. Uma das principais causas de problemas com a embreagem é os garfos seletores dobrados. Note que este problema ocorre cedo e deve ser monitorado. Uma embreagem ruim ou com defeito pode dificultar a troca de marchas e você pode até ouvir um ruído de ranger enquanto troca de marchas.
Se você ainda estiver sob garantia, você tem a embreagem trocada gratuitamente. Mas se você estiver fora da garantia, você deve ver seu mecânico local e fazer com que ele substitua a embreagem ruim.
Luz de advertência de gerenciamento do motor
Em alguns casos, você pode notar que seu carro tem uma luz de advertência de gerenciamento do motor. Isto pode ser um sinal de que sua ECU está com defeito ou um problema com os sensores. Para descobrir a verdadeira causa do problema, você pode ter que levar seu carro a um mecânico profissional para inspeção. Depois de notar a peça defeituosa, certifique-se de substituí-la para consertar o problema.
Bomba de refrigerante defeituosa
Os usuários do Fiat Panda 1.2 69 CV também reclamaram de uma bomba de refrigeração defeituosa. Alguns dos sinais de uma bomba de refrigerante defeituosa são vapor vindo do motor, superaquecimento do motor, ferrugem da bomba de água, e um ruído de choradeira de alta intensidade.
Para resolver este problema, você terá que substituir a bomba do refrigerante defeituosa. Entretanto, se você não conseguir substituir esta peça, poderá causar a falha de sua junta do cabeçote.
FAQ
O Fiat Panda é um bom carro?
Depende do que você está procurando. O Fiat Panda de 1,2 litros 69 CV é um bom carro para pessoas que querem eficiência, confiabilidade e baixo custo de manutenção. Pelo contrário, não é um bom carro para aqueles que procuram espaço, desempenho e conforto. Isto porque o carro é muito compacto e não vem com muitas características fascinantes.
É barato manter o motor Fiat Panda de 1,2 litros de 69 CV?
Sim, a manutenção do modelo Fiat Panda 1.2 é bastante barata. Graças à confiabilidade e durabilidade do carro. Por outro lado, pode ser um desafio conseguir peças de reposição e o atendimento ao cliente da Fiat não é o melhor. Em geral, a manutenção deste carro é consideravelmente barata em comparação com a maioria de seus rivais.
Qual a velocidade do motor de 1,2 litros de 69 CV do Fiat Panda?
O Fiat Panda é um carro pequeno com um desempenho decente. O modelo de 1.2 litros do Fiat Panda 2011 fornece até 68 hp e 75 lb-ft de torque. Além disso, ele produz uma velocidade máxima de até 102 mph e pode acelerar de 0 a 62 mph em apenas 14,2 segundos.
Após quantos quilômetros o óleo deve ser adicionado ao Fiat Panda?
O fabricante recomenda a troca do óleo após o relógio de mais de 7.500 milhas. No entanto, se você estiver usando óleo sintético completo de qualidade, você pode trocá-lo entre 8.000 e 10.000 milhas. Mas se você quiser que seu motor funcione sem problemas o tempo todo, certifique-se de fazer uma troca de óleo a cada 8.000 milhas.
Conclusão
O motor Fiat Panda de 1,2 litros de 69 CV pode ser menor que os motores TwinAir e Multijet de 1,3 litros, mas tem um bom desempenho, é silencioso e eficiente. Entretanto, como todos os motores, o motor de 1,2 litros de 69 CV deve ser mantido adequadamente se for para durar muito tempo.
Agora que você conhece alguns dos problemas comuns que o motor Fiat Panda de 1,2 litros enfrenta, você deve cuidar bem do carro e ele irá percorrer mais de 200k milhas.