Mercedes 280SL – Tudo o que você precisa saber

Mercedes 280SL

O Mercedes 280SL é um nome associado principalmente com o Pagoda conversível de 1967-1971. Este lindo carro clássico Mercedes está se tornando cada vez mais popular porque os valores destes estão em constante ascensão. Hoje em dia, muitas pessoas estão interessadas no 280SL, e nós vamos lhe dizer tudo o que você precisa saber sobre ele.

O 280SL vem com um motor de 6 cilindros em linha de 2,8L que ainda não é o mais confiável motor Mercedes, mas ele consegue se manter mesmo depois de mais de 50 anos de uso. O motor soa bem e alguns o consideram o motor perfeito para o Pagoda, tanto por seu tamanho quanto por seu caráter.

O design do 280SL pode ser facilmente considerado um dos melhores Mercedes já feitos. O Pagoda recebeu seu apelido porque o teto do 280SL se parece com os templos do Extremo Oriente. O apelido rapidamente se tornou uma coisa e agora as pessoas se referem ao 280SL simplesmente como “Pagoda SL”.

A confiabilidade é boa, o que não é nada além de elogios, considerando que este carro saiu pela primeira vez nos anos 60. No entanto, vamos listar algumas das questões mais comuns deste carro. Estes têm aumentado continuamente em valor e parece que isso não vai parar tão cedo. Finalmente, a praticidade é o que se espera de um roadster dos anos 60.

  Os melhores purificadores de ar para carros da Mercedes

Mercedes 280SL – O trem de força

O Mercedes 280SL Pagoda vem com um motor de 2,8L de 6 cilindros com o codinome M130. Este motor produz cerca de 170hp e 177lb-ft de torque. Isto pode não parecer muito pelo padrão de hoje, mas o 280SL pesa menos de 3.000 libras, o que significa que este carro tem uma relação potência/peso de 93,22W/kg.

Isto é suficiente para empurrar o 280SL de 0 a 60mph em cerca de 9 segundos. O carro vem com um manual de 4 velocidades e a potência está sendo enviada permanentemente apenas para as rodas traseiras. O 280SL é um carro antigo, então você realmente não pode considerar um se você for duramente atingido na eficiência do combustível. Não é para dizer que o 280SL bebe com duas palhetas, mas não é toda aquela eficiência de combustível para um motor de 170hp.

Mercedes 280SL – Design e chassi

O 280SL parece deslumbrante tanto por dentro como por fora e raramente alguém vai argumentar isso. A Mercedes fez vários destes roadsters de 2 lugares desde que a marca surgiu, mas quase nenhum deles parece tão bom quanto o 280SL Pagoda. Alguns dizem que o 280SL só fica melhor com a idade, assim como o vinho fino.

Quando se trata da experiência de dirigir, o 280SL é um carro extremamente veloz, considerando sua idade. Ele oferece um chassi animado mas não tão equilibrado que é uma montanha-russa garantida. No entanto, o melhor do 280SL é apenas sentar, tirar o teto e desfrutar de uma brisa leve em uma noite quente de verão.

Mercedes 280SL – Confiabilidade e questões comuns

O 280SL é um carro relativamente confiável como todos os carros Mercedes daquela época, mas você precisa ter em mente que o 280SL já é extremamente antigo. Isto significa que carros como estes merecem e precisam de manutenção constante porque são bastante frágeis e propensos a experimentar todos os tipos de problemas. Portanto, você precisa cuidar de um carro como este, e você deve fazê-lo, especialmente porque custa tanto quanto custa.

  Quais são os melhores pneus para um Mercedes E350

Os problemas mais comuns do 280SL estão relacionados ao motor, ao sistema de refrigeração, à eletrônica, ao sistema de combustível e, o pior de tudo, à ferrugem. O bom é que estes se tornaram extremamente valiosos se estiverem em ótimas condições para que as pessoas cuidem deles de forma adequada agora. Comprar um exemplo muito corroído só faz sentido se você planeja restaurá-lo à sua antiga glória.

Mercedes 280SL – Valor e praticidade

O departamento de valor e praticidade é onde o 280SL custa o pior, já que agora é muito caro para que qualquer pessoa possa desfrutá-lo pelo que é, ao mesmo tempo em que também é um bipartido compacto que ocupa pouco espaço, não importa como você olhe para ele. O 280SL é um espetáculo, o que significa que alguns deles podem ir buscar algumas centenas de milhares de dólares se estiverem em perfeitas condições.

Até mesmo os piores exemplos do 280SL Pagoda são suscetíveis de trazer algumas tendências de milhares de dólares. Após uma restauração adequada e completa das porcas e parafusos, o valor pode aumentar dez vezes. Portanto, estes são itens colecionáveis tanto quanto os automóveis.

Seção FAQ

Por que a Mercedes faz roadsters de 2 lugares?

A maioria de nós associa a Mercedes a grandes sedans e utilitários de 4 portas de luxo feitos para as pessoas mais ricas e famosas do mundo. No entanto, a Mercedes começou a fabricar carros sem teto no início e eles só mais tarde começaram a fabricar sedans de luxo de porta dourada.

  Mercedes AMG Classe GLB Confiabilidade

A linha Mercedes SL é um dos modelos mais antigos da Mercedes e está sendo reavivada enquanto falamos. A Mercedes anunciou recentemente o novíssimo Mercedes SL 2023 que só estará disponível com motores de alta potência e capotas macias, assim como tudo começou.

O Mercedes 280SL é melhor que o Roadster 300SL?

De acordo com os entusiastas de carros clássicos da Mercedes, o 280SL do final dos anos 60 e o 300SL Roadster do final dos anos 50 são os dois carros clássicos mais desejáveis que a Mercedes já fabricou. Escolher o melhor entre estes dois é uma tarefa difícil, mas seria impossível não dizer que o 300SL Roadster ainda não é o melhor Mercedes Roadster.

Claro, o 300SL Gullwing é a opção mais preferida devido à sua assinatura portas Gullwing, mas estas simplesmente não são tão boas quanto ter um carro como o 300SL sem teto.

Será que o Mercedes 280SL vai continuar a aumentar de valor?

É impossível dizer com certeza se algum carro vai subir de valor ou descer, mas o 280SL é um daqueles carros que deve continuar subindo até atingir um pouco de um platô. Estes são raros e bonitos, são ótimos de dirigir e parecem ótimos.

Muitos entusiastas e colecionadores querem o 280SL e o interesse geral após o Pagoda está aumentando, enquanto o número de carros disponíveis está diminuindo. De acordo com algumas fontes, existem apenas cerca de 8 modelos registrados do 280SL Pagoda no Reino Unido, então dizer que o 280SL não vai continuar apreciando é difícil, mas nunca impossível.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts