A Ford é conhecida por fabricar alguns dos melhores motores do mundo, mas a maioria deles são motores de carros V8 grandes e robustos, que não são os únicos motores que a Ford fabrica. Na extremidade inferior do espectro, está o TDCi 1,5L que é projetado para fins de mercado de massa, o que significa que ele precisa ser capaz de suportar o teste do tempo ainda melhor do que um Ford V8 que normalmente não faz quilometragem semelhante.
Como tal, vamos mencionar todos os problemas comuns do motor Ford 1.5 TDCi e dizer-lhe o que você precisa saber quando chegar a hora de consertá-lo. Os sons de batidas parecem ser uma coisa com estes motores enquanto o eixo de comando de válvulas também é conhecido por causar problemas. Outros problemas incluem problemas com a válvula EGR e possíveis vazamentos de óleo.
No total, o 1,5 TDCi parece ser um motor decentemente confiável, já que muitas pessoas tendem a dirigi-los por centenas de milhares de quilômetros sem precisar de grandes revisões mecânicas ou reconstruções. Como tal, é imperativo que você cuide adequadamente deste motor, o que significa fazer toda a manutenção e reparos sempre que necessário.
Mesmo assim, as coisas podem acontecer e seu motor pode sofrer de sérios problemas, mesmo que você faça tudo o que puder. Infelizmente é uma coisa com praticamente todos os motores por aí, mas uma coisa é certa, fazer tudo o que você precisa fazer em tempo hábil vai diminuir as chances de algo fora do comum acontecer.
Sons de batida
Os sons de batidas do motor têm sido relatados com freqüência para o 1,5 TDCi. Alguns proprietários relataram que isso aconteceu de forma intermitente e até levou o motor a morrer prematuramente. As bielas às vezes estão ligadas à causa destes problemas e os problemas de bielas são realmente sérios e precisam ser tratados imediatamente.
É melhor levar seu carro a uma concessionária ou a um especialista da Ford no momento em que você notar qualquer barulho estranho vindo da área do motor. Ruídos como estes tendem a levar a uma falha mecânica, potencialmente até mesmo correntes de sincronização, que podem ser terminais em alguns casos.
Problemas no eixo de comando
Uma das lembranças mais notáveis ligadas ao diesel de 1,5L é a relacionada a problemas com o eixo de comando de válvulas. Sabe-se que as engrenagens do came se quebram, o que pode causar problemas relativamente graves. Alguns até afirmam que o eixo de comando deve ser substituído a cada 7-9 anos, ou seja, estes problemas podem acontecer várias vezes, mesmo depois que o came é substituído.
Se a roda dentada do came se desprende do rebite, pode causar problemas de correia também. Se isso acontecer, seu motor pode estar com problemas muito grandes. Como tal, leve seu carro a um mecânico, como mencionado no parágrafo acima, pois ignorar questões como estas também pode ser terminal.
Problemas de válvulas EGR
A EGR (válvula de recirculação de gás de escape) é encarregada de controlar os vapores de combustível e usá-los para processos de combustão que ajudam o motor a ser menos prejudicial ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que é mais eficiente. Como tal, se a válvula EGR começar a causar problemas, você deverá ser capaz de percebê-los com fumaça excessiva, MPG ruim, potência inconsistente e odores excessivos de combustível diesel.
O melhor seria limpar a válvula EGR, pois isso às vezes pode resolver o problema de forma barata. Entretanto, se este problema persistir por um longo período de tempo, mesmo depois de limpar a válvula, é melhor inspecionar todas as linhas que levam à válvula EGR e a partir dela e testar o sistema quanto a eventuais vazamentos. Finalmente, substituir a válvula EGR neste caso é sempre a melhor idéia.
Vazamentos de óleo
Vazamentos de óleo são uma ocorrência comum em uma grande variedade de motores e o 1,5 TDCi não é diferente. Os lugares mais comuns onde um vazamento de óleo pode ocorrer são as juntas na panela, que não são as de maior qualidade por aí. As vedações das linhas de óleo podem se deteriorar com o tempo, enquanto as próprias linhas de óleo tendem a ser robustas o suficiente para não vazar.
De qualquer forma, é sempre melhor realizar um teste de vazamento, especialmente se você notar alguma poças embaixo do carro. Verificar a vareta de óleo e encher o óleo sempre que perceber que ele está faltando é apenas uma forma de prolongar o problema. Teste o carro quanto a vazamentos e conserte/substitua todos os componentes que os estão causando.
Seção FAQ
Quais modelos Ford usam o motor 1.5 TDCi?
O motor 1.5 TDCi da Ford é usado em toda a linha de diesel da Ford, desde carros como o Fiesta até o transportador familiar Ford C-Max. A razão pela qual a Ford usa este motor em toda sua linha é que ele é barato para comprar, barato para abastecer, bastante confiável e decentemente duradouro, qualidades necessárias para bons carros de direção diária.
O 1,5 TDCi empurra entre 75hp e 120hp, o que não o torna excessivamente potente, mas seu torque de 185-270 Nm é mais do que suficiente para o que este motor está sendo usado normalmente.
Quais Motores Diesel a Ford oferece?
A Ford tem vários motores diesel em sua linha de produtos. O 1,5L é agora o menor motor diesel da Ford, enquanto os caminhões pesados de alta especificação podem ser equipados com motores empurrando acima de 7 litros em deslocamento. Basicamente, todos eles são projetados para durar centenas de milhares de quilômetros e todos são bastante confiáveis.
As unidades Powerstoke de especificação superior são animais quando se trata de torque, reboque e reboque, enquanto as unidades diesel menores são melhores para o deslocamento diário e até mesmo para viagens de longa distância em rodovias.
Devo comprar um Ford 1.5 TDCi?
Se você quer um Ford acessível, confiável e fácil de viver – com um trem de força diesel adequado, o 1.5L TDCi é uma escolha muito boa. Se você cuidar devidamente deste motor, ele deverá ser capaz de suportar todas as tensões diárias sem ter que enfrentar grandes problemas mecânicos, ou nenhum deles.
A idéia por trás deste motor é ficar em cima de todos os seus potenciais preguiçosos. Eles podem não ser os melhores motores diesel do mercado, mas são mais do que suficientes para o que eles foram projetados para fazer.