O Suzuki Grand Vitara é um dos SUVs crossover compactos mais populares do mercado. Esse carro é confiável, econômico, durável e divertido de dirigir. No entanto, ele também apresenta vários problemas que os compradores interessados devem conhecer. Então, quais são os problemas do Suzuki Grand Vitara?
Os problemas mais comuns do Suzuki Grand Vitara são falha na corrente de distribuição, problemas na transmissão, falha no motor do ventilador do condensador de ar condicionado, superaquecimento do motor e problemas de freio. Os proprietários também relataram a ocorrência de ruído de batida em lombadas, vibração do carro, problemas elétricos, rangidos ou rangidos dos rolamentos da barra de direção e problemas de transmissão.
Quais são os problemas comuns com o Suzuki Grand Vitara?
Falha na corrente de distribuição
Um problema comum com o Suzuki Grand Vitara é uma corrente de distribuição ruim. Esse problema geralmente ocorre devido a uma corrente de distribuição desgastada. A corrente de distribuição geralmente funciona excepcionalmente bem até atingir cerca de 62.000 a 70.000 milhas. Alguns dos sinais de uma corrente de distribuição ruim são um motor com falha de ignição, dificuldade de dar partida no motor e óleo do motor contaminado.
Para corrigir esse problema, você deve substituir a corrente de distribuição defeituosa.
Falha no motor do ventilador do condensador do AC
Outro problema comum no Suzuki Grand Vitara é a falha do motor do ventilador do condensador de ar condicionado. Sabe-se que o condensador pode falhar, fazendo com que o ar condicionado não sopre ar gelado nas configurações mais frias. Para corrigir esse problema, você terá de substituir o condensador.
Rangido ou rangido das buchas da barra de direção
Se você perceber que as buchas da barra de direção estão rangendo ou chiando, isso é um sinal de que elas estão secas e não têm lubrificação adequada. As buchas da barra de direção fazem barulho quando secam e há contato de metal com metal, o que produz um rangido audível.
Para corrigir esse problema, você terá de aplicar a lubrificação adequada.
Superaquecimento do motor
Esse é outro grande problema que se desenvolve à medida que o carro envelhece. No entanto, é mais comum no motor de 1,6 litro instalado em alguns modelos do Suzuki Grand Vitara. Se o motor estiver superaquecendo, você deve inspecionar as correias e mangueiras, pois elas podem estar com defeito. Outras áreas a serem observadas são vazamentos de líquido de arrefecimento, pouco óleo ou até mesmo uma bomba d’água quebrada.
Certifique-se de que o mecânico detecte o problema subjacente antes de consertar o carro.
Problemas elétricos
Vários usuários do Suzuki Grand Vitara também se queixaram de vários problemas elétricos. Entretanto, o problema elétrico mais comum relatado é a queima prematura dos faróis baixos. Esse problema é normalmente causado por excesso de calor. Se o seu carro tiver esse problema, você terá que substituir os faróis queimados.
Problemas de transmissão
Embora o Suzuki Grand Vitara não seja sinônimo de problemas de transmissão, vários usuários ainda registraram problemas de transmissão. O problema mais comum da transmissão é o não engate da marcha. Esse problema ocorre devido ao desgaste do rolamento e da embreagem. Portanto, você deve inspecionar e substituir essas peças se o problema persistir.
Ruído de batida em lombadas
Se você ouvir um ruído de batida toda vez que passar por uma lombada, é possível que haja um vazamento no amortecedor dianteiro. No entanto, você também deve verificar os pneus, pois pneus irregulares normalmente fazem com que o amortecedor dianteiro seja gerenciado. Certifique-se de que as peças ruins sejam substituídas para corrigir o problema.
Som de tique-taque durante partidas a frio
Alguns usuários do Suzuki Grand Vitara também relataram ter ouvido um som de tique-taque quando o motor estava frio. Isso geralmente é um caso de sangramento dos filtros da válvula hidráulica. Mas antes de substituir os filtros, verifique o óleo e lave-o se estiver sujo.
Problemas de freio
O sistema de freio do Suzuki Grand Vitara XL7 é um horror e já causou vários recalls. Os proprietários desse carro reclamam que precisam aplicar muita pressão para desacelerar o carro, especialmente em descidas. Se o seu carro estiver com esse problema, será necessário substituir as peças corretas de frenagem, como os discos e as pastilhas de freio.
Vibração do carro
À medida que o seu carro acumula vários quilômetros, o suporte do motor pode ficar com defeito ou o suporte da transmissão pode se desgastar. Essas peças se desgastam mais rapidamente, pois são feitas de borracha. E, se isso acontecer, você poderá começar a notar a vibração do carro. Certifique-se de que as peças desgastadas sejam substituídas para corrigir o problema.
FAQ
O Suzuki Grand Vitara é confiável?
Sim, o Suzuki Grand Vitara é um SUV crossover compacto confiável. Esse carro registra menos problemas do que a maioria dos carros de sua categoria. Agências de confiabilidade como a J.D. Power deram a ele uma pontuação de confiabilidade acima da média, o que é excelente. Além disso, o custo das peças de reposição é um pouco acessível, o que o torna uma ótima opção.
A manutenção do Suzuki Grand Vitara é cara?
Não, a manutenção do Suzuki Grand Vitara é bastante barata. A manutenção desse carro é mais barata em comparação com a maioria de seus rivais. Em média, o proprietário deve estar preparado para gastar cerca de US$ 478 por ano para manter esse carro. Por outro lado, o custo também pode aumentar ou diminuir, dependendo do tipo de reparos realizados.
Quando a Suzuki parou de fabricar o Grand Vitara?
O Suzuki Grand Vitara pode ser um SUV popular, mas não está mais sendo fabricado. Isso ocorre porque esse carro foi descontinuado em 2015. A principal razão para sua descontinuação foi devido às baixas vendas. Além disso, a Suzuki ofereceu algumas opções que não agradaram a muitas pessoas.
Portanto, se você quiser comprar um Suzuki Grand Vitara, terá que procurar um carro usado de qualidade.
Quanto tempo dura o Suzuki Grand Vitara?
O Suzuki Grand Vitara é um carro confiável e durável. Se for bem conservado, esse SUV crossover compacto durará mais de 200.000 milhas. No entanto, para que isso aconteça, o motorista deve ter bons hábitos de direção. Além disso, é necessário que o proprietário compre peças OEM para que o carro não quebre facilmente.
Qual é a importância da manutenção e da revisão do Suzuki Grand Vitara?
A manutenção e a revisão do Suzuki Grand Vitara regularmente são cruciais, pois ajudam a manter o carro funcionando sem problemas e evitam a ocorrência de problemas graves. Algumas das coisas que o proprietário deve fazer são rodízios regulares de pneus, trocas de óleo, inspeções de freio e outras tarefas de manutenção de rotina.
Considerações finais
Agora que você conhece alguns dos problemas comuns do Suzuki Grand Vitara, é fundamental cuidar bem do seu carro para que ele possa durar mais. A maioria dos problemas que destacamos pode ser evitada com bons cuidados e manutenção.
De modo geral, o Suzuki Grand Vitara é um dos melhores SUVs crossover compactos para condução off-road. Ele também é eficiente, confiável e durável.