Quais modelos Mercedes são cupês?

Originalmente, um coupé ou coupé era um carro de passageiros com uma linha de tejadilho inclinada e 2 portas, mas hoje em dia um coupé está associado principalmente à parte inclinada da linha de tejadilho do projeto, não necessariamente às portas. Mercedes, BMW, Audi e muitos outros fabricantes começaram a comercializar carros de 4 portas como cupês, mesmo os utilitários esportivos.

A linha Mercedes Benz Coupe é composta pelo CLA Coupe, C class Coupe, E-class Coupe, CLS Coupe e o obsoleto S class Coupe. A linha de coupé SUV consiste em variantes de coupé do GLC e do GLE. Além disso, o AMG GT de 2 portas e a variante AMG GT de 4 portas são cupês de carros esportivos.

Cupês Mercedes Tradicionais

Na linha tradicional da Mercedes Coupe, o coupé de nível básico é o coupé de classe C. Inicialmente, o coupé classe C era oferecido nas variantes sedan ou estate. Mas em 2000, a Mercedes estreou a versão Sport Coupe classe C que foi renomeada como CLC até 2011, quando a Mercedes começou a usar a designação Coupe classe C.

O atual Coupé classe C começa como o C300 a cerca de $50k e o coupé classe C topo de linha é o C 63 S AMG, que começa a cerca de $80k. O próximo na linha é o Coupé classe E de tamanho médio, que foi introduzido em 1996, e logo depois se tornou um dos mais populares Mercedes Coupes já construídos.

  As rodas Mercedes caberão na VW

O atual Coupe E-class começa com o E450 Coupe em torno de $65k. O Coupé de primeira linha da classe E é o E450 4-Matic, que custa cerca de $68k. Vale mencionar que a Mercedes oferece apenas a variante E63 AMG para o sedan ou para a variante patrimonial, não para o coupé.

O topo de linha Mercedes Coupe era o coupé classe S, que foi descontinuado em 2021 a um preço inicial de $141k para o S 560 4-Matic e cerca de $173k para o S63 AMG Coupe. Recentemente a Mercedes lançou o novo coupé classe S (W223), mas ainda não está claro se a Mercedes está planejando lançar a variante coupé.

Mercedes SUV Coupes

Em 2008, a BMW lançou o X6 como o SUV esportivo “coupé-ish” topo de linha, e desde então, o segmento Coupe SUV tem visto um incrível aumento de popularidade. A Mercedes logo reconheceu o apelo que o X6 está recebendo e, em 2015, a Mercedes puxou a capa do novíssimo GLE Coupe e muitos outros fabricantes estavam prestes a seguir.

O menor SUV Coupe oferecido pela Mercedes é o GLC Coupe, uma versão mais elegante do GLC que foi lançada em 2019. A linha começa com o GLC 300 4-Matic Coupe a cerca de $51k. O GLC Coupe mais alto que canta todas as danças GLC Coupe é o GLC 63 AMG S Coupe que custa cerca de $85k.

O próximo na linha é o já mencionado GLE Coupe. O GLE Coupe foi introduzido em 2015, e desde então se tornou um Mercedes SUV bastante popular. É um pouco como uma mistura de um Coupe E-class e o GLE SUV regular.

A linha começa com o GLE 450 na Europa, mas nos EUA o nível de entrada é o GLE 53 AMG em torno de $76k. Em ambos os casos, o GLE Coupe topo de linha é o GLE 63 AMG S Coupe que custa cerca de $128k de preço base.

  Mercedes vs BMW confiabilidade, o que é mais confiável?

Cupês para carros esportivos Mercedes

Atualmente, a Mercedes oferece dois coupées de estilo carroceria diferente para seu segmento de carros esporte, a porta AMG GT 2 e a porta AMG GT 4. Estes carros são em sua maioria um produto do departamento AMG e estão principalmente focados em trazer as mais altas capacidades de desempenho de qualquer modelo Mercedes.

O AMG GT 2 portas começa como o cupê GT em torno de US$ 120k e vai até a série AMG GT Black, que deve custar cerca de US$ 400k. O AMG GT é o ápice da engenharia de carros esportivos da Mercedes e também está chegando ao fim de sua linha de vida.

A versão coupé de 4 portas do AMG GT é de certa forma uma mistura do CLS e do já mencionado AMG GT. O cupê AMG GT de 4 portas começa com o AMG GT 43 Coupé de 4 portas a cerca de $90k. O topo da versão de 4 portas é o AMG GT 63 S Coupé de 4 portas que custa até $171k de preço base.

Quando um coupé não é um coupé

A Mercedes está errada ao chamar um carro de 4 portas ou um SUV de cupê?

Tecnicamente, a Mercedes está errada. Mas o mesmo acontece com qualquer outro fabricante que faz isso. A designação coupé era, como o nome originalmente sugeria, um carro de 2 portas inclinado, mas atualmente é uma ferramenta de marketing para aumentar o apelo e fazer com que a linha pareça mais diversificada do que realmente é.

  Quais modelos Mercedes têm Apple Car Play?

Um SUV não é um coupé, mas se funciona favoravelmente para o departamento de vendas, e funciona, então é um coupé. É uma realidade infestada de SUV em que vivemos, e só começa a subir, de modo que você pode esperar que toneladas de SUV “coupé” cheguem ao mercado nos próximos anos.

Qual é a diferença entre o CLS e o AMG GT 4 portas coupé?

À primeira vista, estes dois parecem verificar as mesmas caixas, então pode parecer que a Mercedes criou dois carros diferentes para o mesmo propósito. E até certo ponto, isso é realmente verdade, mas a Mercedes está se certificando de não oferecer o CLS como a versão 63 AMG, pois isso poderia perturbar as vendas do AMG GT 63 de 4 portas.

O CLS está sendo apresentado como um tipo de carro mais luxuoso e especial, e o AMG GT 4 porta está sendo apresentado como um carro esportivo mais excitante, mais parecido com o AMG GT de 2 portas do que com o CLS.

Como é o futuro do segmento de carros coupé?

Como mencionado anteriormente, vivemos em uma realidade de SUV que está apenas começando a aumentar. Muitos fabricantes de automóveis estão desenvolvendo cada vez mais SUVs, e os segmentos menos populares (um dos quais é o segmento coupé), estão sendo lentamente descontinuados.

Uma clara indicação disto é a incerteza da liberação do coupé classe S. Como parece agora, as chances de ver um novo coupé classe S são pequenas ou nulas. O tradicional segmento Mercedes Coupe que uma vez viu excelentes e impressionantes números de vendas está mostrando sinais significativos de declínio na popularidade.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts