Melhor Óleo para Motores Diesel Mercedes

Melhor Óleo para Motores Diesel Mercedes

Tanto os óleos para motores a gás quanto os óleos para motores a diesel são criados misturando os aditivos e o óleo básico para criar uma mistura que oferece características específicas de desempenho. A diferença é que os óleos para motores diesel geralmente consistem de mais aditivos, e são mais viscosos.

A maioria dos motores diesel da Mercedes usa óleos sintéticos de 5W-30, e alguns deles usam misturas de óleo de viscosidade diferente, como 10W-40 para motores que operam em diferentes faixas de temperatura e geralmente são mais velhos do que os que usam 5W-30.

Diferença entre óleos para motores a gás e diesel

As diferenças consistem principalmente em diferentes propriedades de viscosidade e uma diferença associada com o número de aditivos dentro dos óleos.

Mas a diferença não pára por aí, já que os motores diesel Mercedes modernos possuem um conversor catalítico que é projetado para filtrar as emissões tóxicas antes que elas entrem na atmosfera. Os óleos de motor encontrados na maioria dos modelos Mercedes modernos têm uma maior carga antidesgaste (AW) em relação ao ZDDP ou ao ditiofosfato de zinco ditiofosfato.

A diferença é que os conversores encontrados nos motores diesel modernos são projetados especificamente para lidar com este problema, e os conversores encontrados em um carro com motor a gás não são. Esta é a principal razão pela qual nunca se deve usar óleo de motor diesel para um carro com motor a gás.

  Qual Mercedes tem sete assentos?

A maioria dos motores diesel normalmente usa óleo de motor que é mais viscoso. E escolher a viscosidade correta é vital para o funcionamento adequado do motor. Se você colocar óleo de maior viscosidade dentro de um motor a gasolina, você pode acabar com temperaturas de operação mais altas devido ao atrito do fluido que pode encurtar significativamente a vida útil do motor.

Níveis de aditivos em óleos de motor diesel

Diferentes níveis de aditivos são o que separa muito os óleos de motor a diesel e a gás. Isto se deve principalmente ao fato de os motores diesel criarem mais subprodutos da combustão. Para tais fins, um óleo de motor diesel consiste de muito mais aditivos detergentes que existem para limpar o motor.
Mas se você usar tal óleo em um carro movido a gasolina, você experimentará uma diminuição drástica no desempenho. Os óleos de motor diesel com níveis mais elevados de aditivos geralmente diminuem a taxa de compressão de um motor, e podem também diminuir ainda mais a eficiência.

Verifique as etiquetas da embalagem para ter certeza. Uma maneira clara de saber é o crachá API (American Petroleum Institute) no rótulo. Neste crachá, você verá uma designação que começa com um ”C” que indica um óleo de motor diesel, ou um S que indicaria um óleo de motor a gás.

Óleo de motor para motores a diesel Mercedes maiores

A Mercedes usa motores diesel para serviço pesado em muitos veículos comerciais e alguns não-comerciais. Para tais motores, são aconselhados níveis de óleo de maior viscosidade, já que estes motores geralmente trabalham mais que o seu motor C220 médio.

15W-40 ou 10W-30 são normalmente os níveis de viscosidade associados a esses motores. Depende dos níveis de temperatura que estes motores normalmente operam. Você deve sempre consultar um profissional quando se trata de tipos de óleo de motor, pois um profissional é capaz de considerar todas as variáveis associadas ao seu cenário específico de uso.

  Maserati VS Mercedes Confiabilidade

Também não é aconselhável misturar diferentes marcas de óleo de motor porque a análise em torno de um determinado produto não inclui os níveis de eficácia do óleo se misturado com uma marca diferente. Manter seu óleo de motor sempre abastecido é o aspecto mais importante de todos eles.

Seção FAQ

Com que freqüência você deve fazer uma troca de óleo em um motor diesel?

Depende de onde e como você usa seu carro. Se você o estiver usando predominantemente na rodovia, seu óleo de motor pode durar mais, se você usar seu carro em viagens mais curtas principalmente associadas à condução urbana, seu óleo de motor se degradará muito mais rápido.

Não importa o caso, você deve substituir seu óleo de motor a cada cerca de 5.000 milhas, de modo que você tenha sempre um motor devidamente lubrificado. A troca dos filtros de óleo com o próprio óleo também é altamente aconselhável, pelo menos a cada 7500 milhas.

Você deve seguir os cronogramas de manutenção associados a uma montadora específica. Por exemplo, a maioria dos modelos Mercedes tem um serviço A e um B, e ambos consistem na substituição do óleo.

Por que os motores diesel precisam de mais óleo?

Os motores a gás e diesel são projetados de forma diferente, e a maioria dos motores diesel normalmente tem um rolamento de tamanho maior em comparação com um motor movido a gás. Isso significa que há mais superfície que precisa ser lubrificada em comparação com um motor a gás.

Os motores diesel são mais difíceis de manter limpos internamente, oferecem tanques de óleo de motor maiores, e o óleo de motor usado em motores diesel às vezes é usado para resfriar o próprio motor.

  Confiabilidade do Mercedes R350 - é um carro antigo confiável?

A principal razão pela qual os motores diesel usam mais óleo é o fato de que o óleo de um motor diesel serve como parte vital do sistema de compressão comparado a um motor a gás, e tais níveis são necessários para intervalos de troca de óleo comparáveis.

O óleo do meu motor tem impacto sobre a eficiência do meu combustível?

Sim, afeta. O uso inadequado do óleo do motor pode levar a muitas conseqüências indesejadas, que vão desde uma economia de combustível ruim e desempenho reduzido até uma vida útil mais curta do motor e maior desgaste dos componentes internos do motor.

Os óleos de menor viscosidade geralmente oferecem uma camada mais fina entre as partes móveis do motor, o que diminui o atrito entre as peças. Isto permite que o motor seja mais eficiente e, portanto, a economia de combustível favorável.

Óleos de viscosidade mais grossa criam uma camada mais grossa entre as partes móveis que aumentam ainda mais o atrito entre essas partes, o que por sua vez diminui a eficiência do combustível, mas mantém o motor mais seguro e melhor lubrificado.

Como o frio afeta o óleo do motor?

As temperaturas frias afetam bastante o óleo de motor, especialmente na partida. O óleo de motor torna-se muito mais espesso em tempo frio, o que torna o óleo muito mais difícil de fluir. Isto pode colocar uma grande tensão em seu motor e aumentar ainda mais o desgaste.

Os níveis de viscosidade do óleo do motor devem ser menores no inverno, pois sempre fluirão muito mais facilmente. Portanto, é recomendável escolher um óleo de motor 0W-20 sobre um óleo de motor 10W-30.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts