O melhor óleo para Mercedes C300

O melhor óleo para Mercedes C300

Os motores modernos usam óleo sintético para motores, e isso também é verdade para praticamente todos os modelos mais novos da Mercedes. Enquanto um grande número de carros hoje em dia pode usar óleos naturais à base de petróleo, os motores Mercedes funcionam muito melhor enquanto são lubrificados por óleos sintéticos.

Os tipos de óleo recomendados para um C300 fazem uma lista bastante longa, portanto o óleo para motor que você ou seu revendedor escolhe geralmente se resume à disponibilidade e ao preço, já que alguns óleos custam mais do que outros em mercados específicos. A maioria dos modelos Mercedes C300 2020 vem com uma mistura de 5w-40 óleos sintéticos.

Ao descobrir que óleo é melhor para seu Mercedes C300 específico, muitas variáveis podem influenciá-lo em diferentes direções. Por exemplo, um C300 usado predominantemente em condições de clima frio poderia se beneficiar de um tipo de óleo sintético 0W-40, que funciona bem em climas frios.

Benefícios dos óleos sintéticos em relação aos óleos comuns

Como mencionado anteriormente, os modelos modernos Mercedes, incluindo o C300, utilizam óleos sintéticos porque o motor não pode funcionar no mais alto nível com uma mistura de óleo regular. Os óleos sintéticos passam por um longo processo de refino e oferecem melhores propriedades protetoras em comparação com os óleos comuns.

Os óleos sintéticos são fabricados a partir de um óleo básico de maior qualidade quando comparados aos óleos convencionais. Os óleos regulares não são tão estáveis quimicamente quanto os óleos sintéticos, e também oxidam e acidificam mais rapidamente do que os óleos sintéticos. Além disso, os óleos regulares perdem qualidades protetoras muito mais cedo do que os óleos sintéticos.

  Melhor Mercedes usado SUV

Toda a química envolvida no processo de fabricação de óleos sintéticos visa proporcionar uma proteção geral mais longa e melhor do seu motor. Os óleos sintéticos também mantêm seu motor muito mais limpo, o que melhora o desempenho geral do motor.

Os óleos sintéticos de motor também têm melhor desempenho do que os óleos convencionais em condições climáticas extremas. Os motores dissipam muito calor, e alguns óleos convencionais podem até evaporar e deixar seu motor sem lubrificação adequada. Os óleos sintéticos modernos são projetados especificamente para suportar até mesmo as mais altas temperaturas de funcionamento do motor.

Produtos petrolíferos específicos recomendados por muitos revendedores Mercedes

É fácil encontrar longas listas de opções de óleo sintético para todos os modelos mais novos da Mercedes, incluindo o C300. No entanto, você deve sempre consultar um profissional ao escolher o tipo de óleo para seu Mercedes, e usar esta lista como um guia solto em vez de uma recomendação concreta.

Muitos carros europeus modernos usam óleos sintéticos fabricados pela Mobil1, Shell, Pennzoil, e Valvoline. As propriedades de viscosidade associadas a estes carros são 0W-40, 5W-30, 5W-40, 10W-30, 0W-30. Estes números estão correlacionados com os níveis específicos de viscosidade associados a produtos petrolíferos específicos.

O que significa viscosidade de óleo?

Os óleos sintéticos de motor com um valor W mais baixo (como 0W-30) são muito mais finos que aqueles com um valor W mais alto (5W-40). Isto significa que os óleos de motor com menor viscosidade podem lubrificar o motor a uma taxa mais rápida, o que é benéfico para ambientes realmente frios ou quentes.
Os óleos de motor com maior nível de viscosidade (10W-30) são muito mais espessos. Embora estes não fluam tão facilmente como os óleos de menor viscosidade, os óleos de maior viscosidade criam uma camada mais espessa entre as partes móveis, o que aumenta ainda mais a longevidade e a confiabilidade do motor.

  Confiabilidade da Porsche VS Mercedes

Óleos comuns nos modelos Mercedes modernos

Os óleos convencionais podem ser usados em um C300, mas não são recomendados, e isso por uma boa razão. Os motores que utilizam óleos convencionais são geralmente menores e não têm como objetivo proporcionar longevidade ou desempenho.

Um Mercedes C300 2020 lubrificado por óleos convencionais pode parecer indistinguível de um C300 2020 lubrificado por sintéticos. Mas se você passasse tempo com ambos, acabaria com um C300 com lubrificação sintética.

Não importa o que você decida fazer, você deve sempre consultar um profissional ao escolher o óleo para o seu C300. Um profissional é capaz de levar em consideração todas as variáveis de seu cenário específico de usuário, o que garantiria um tipo de óleo adequado para você.

Perguntas comuns sobre as mudanças de óleo da Mercedes

Por que as trocas de óleo da Mercedes são tão caras?

Não é surpresa que uma troca de óleo normal da Mercedes possa lhe custar algumas centenas de dólares. A razão para isto é bastante simples, já que a maioria dos modelos mais novos da Mercedes usa muito mais óleo. Para um ponto de contexto, um Ford F150 com V8 usa cerca de 6 litros de óleo, mas um Mercedes CLS550 com V8 usa 8,5 litros de óleo.
Esta é a razão pela qual o óleo do F150 tem que ser substituído muito mais cedo do que o do CLS550. Além disso, os óleos sintéticos são muito mais caros e requerem procedimentos adicionais de troca de óleo, como o aspirador.

Por que minha luz de advertência de pressão de óleo está acesa?

Uma luz de advertência de pressão de óleo do motor pode acender por muitas razões diferentes. Geralmente é porque seus níveis de óleo são baixos. Às vezes, sua bomba de óleo pode estar com defeito, o que também seria indicado com uma luz de advertência de óleo do motor.

  As peças Mercedes Benz são caras?

Além disso, uma luz de advertência da pressão do óleo do motor também pode estar associada a um sensor defeituoso, a um bloqueio no sistema de óleo, ou à formação de espuma excessiva do óleo. O que quer que seja, você deve desligar o carro, e fazer com que ele seja verificado por um mecânico certificado da Mercedes imediatamente.
Dirigir um carro com uma luz de pressão de óleo acesa pode na verdade não causar nenhum problema. Mas também pode causar alguns problemas sérios, e às vezes até mesmo destruir completamente o motor. Portanto, faça o check out o mais rápido possível.

Preciso trocar meus filtros de óleo sempre que troco o óleo em si?

Muitos fabricantes de óleo recomendam que você troque o filtro de óleo sempre que trocar o óleo em si. Isto ocorre principalmente porque os filtros de óleo mais antigos podem conter contaminantes, o que poderia diminuir as propriedades protetoras do óleo. Além disso, os filtros do óleo mais antigos também poderiam diminuir o desempenho geral do motor.
À medida que o óleo percorre o motor, ele recolhe muitos detritos e sujeira. O objetivo de um filtro de óleo é filtrar toda a sujeira para não comprometer o desempenho de nenhuma das partes móveis do motor.
Se seu filtro de óleo for longo para substituição, ele pode não ser capaz de filtrar os detritos. E todo o óleo sujo voltará diretamente para o motor.
Sempre que você fizer qualquer tarefa relacionada à manutenção do carro, você deve sempre consultar um profissional, se possível. Você também deve considerar consultar o manual do proprietário sempre que decidir fazer algo por conta própria.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts