Apesar de BMWs serem veículos de luxo que são famosos por sua experiência de condução satisfatória, eles se depreciam mais rapidamente do que a maioria das marcas de veículos. A maior razão para isso é o estigma em torno dos motoristas BMW. Motoristas inexperientes ou imprudentes significam uma condução agressiva e menos manutenção, o que diminui muito o preço dos BMWs de segunda mão, o que muitas vezes os torna um bom negócio.
A maioria dos novos carros alemães se depreciam rapidamente por algumas das mesmas razões que a BMW. Vamos dar uma olhada nos motivos.
Borracha degradável
Uma das maiores razões por trás da rápida desvalorização da BMW é o uso de borracha degradável que o governo alemão impôs a todos os fabricantes de automóveis do país. Todos os principais fabricantes de automóveis na Alemanha como Porsche, Volkswagen, Opel, BMW, Audi, Mercedes-Benz e outros, seguem estas diretrizes.
A borracha sintética dura muito mais de 10 anos, mas tem sido proibida. Devido à borracha degradável utilizada, muitas peças em sua BMW média tendem a quebrar após alguns anos de serviço. Esta é uma das principais razões pelas quais a BMW de segunda mão se avaria tão facilmente, suas peças de plástico são degradáveis e não sintéticas.
Se os carros alemães fossem construídos com as mesmas peças de borracha que os carros japoneses ou americanos, seus motores provavelmente seriam imparáveis e durariam muitos anos.
As reparações para BMWs são mais complexas do que deveriam ser
Os carros alemães, ou seja, BMWs, não são nada fáceis de trabalhar. Um simples conserto deveria levar entre 2 – 3 horas, mas em um BMW ou um Mercedes-Benz levaria o dobro ou o triplo desse tempo, sem mencionar que os custos de mão-de-obra são muito mais altos.
Apesar do fato de que uma junta de borracha pode custar menos de 10 dólares, no final, pode custar mais de 1.000 dólares para substituir, já que levará algumas horas para que um mecânico a alcance devido a um enorme motor V12, mal encaixado no compartimento do motor, tornando quase impossível chegar a um único parafuso para remover.
Tendo em mente que os carros mais antigos precisam de mais reparos do que os mais novos, tudo isso é levado em conta no preço, já que normalmente se esperaria reparos quando se compra um carro de segunda mão. Esta é uma das principais razões para a rápida depreciação dos veículos BMW.
Os novos motoristas frequentemente escolhem BMWs
Há um estigma em torno dos motoristas da BMW por serem agressivos, inexperientes e mal-educados. A condução agressiva causa desgaste tanto no interior, quanto nas peças externas e no motor de seu veículo. Os motoristas da BMW são imbecis, ou pelo menos os filmes os retratam assim.
Apesar de os filmes despertarem a consciência dos consumidores em todo o mundo para a marca do carro, isso também o leva a pensar que se você comprar um BMW em segunda mão, ele já pode estar à beira da destruição.
Independentemente de ser verdade ou não, isso reduz muito o preço dos BMWs de segunda mão. O verdadeiro problema aqui é que há muitos motoristas novos que entram na BMW e motoristas inexperientes significam menos manutenção para o veículo, o que leva à depreciação e danos ao motor ao longo do tempo.
Os aluguéis são responsáveis por mais de 50% dos veículos BMW
A oferta e a demanda têm um papel importante na formação do preço de qualquer produto lá fora, independentemente de sua imagem de marca. Como há muitas BMWs alugadas, isso significa que há um grande afluxo de BMWs de 2 e 3 anos atingindo o mercado de carros usados. Quanto mais carros há de um determinado modelo no mercado, mais concorrência há para vender, de modo que o preço diminui muito.
O primeiro ano de depreciação dos modelos BMW é brutal. A BMW, sendo um símbolo de status, depende de seus clientes para desfrutar do cheiro de couro genuíno em um carro, que desaparece após o primeiro proprietário. Além disso, quando você aluga um carro e sua garantia está prestes a terminar após o terceiro ano de propriedade, você tende a olhar para como se desfazer dele rapidamente.
Muitas pessoas sabem disso e não estão dispostas a comprar um BMW de segunda mão, a menos que ele esteja com um grande desconto, uma vez que terão que pagar pelos reparos pós-garantia.
A BMW é um carro de engenharia precisa.
Sendo um veículo de engenharia precisa, as BMWs precisam de manutenção e serviços adequados. Se seu carro está fora de garantia e foi reparado em um mecânico local, que não está licenciado para fazer reparos na BMW, eles podem ter feito mais mal do que bem no carro.
Os proprietários tendem a vender seus veículos logo antes de mostrarem sinais de necessidade de um grande serviço ou reparo por uma razão. Depois de algumas dessas vendas, o público já percebeu o fato de que deveria estar atento a vendedores fraudulentos da BMW.
Muitos revisores compartilham que se você tentar economizar dinheiro não substituindo todos os componentes do sistema de refrigeração de seus BMWs regularmente (a cada cem mil milhas), você pode acabar com uma junta de cabeça soprada que custará mais de US$ 4.000 para reparar.
Problemas com a compra de um BMW usado
Quais são as questões mais comuns da experiência da BMW em segunda mão?
Os modelos BMW mais populares experimentam problemas comuns como uma falha na correia de sincronização, mau funcionamento da eletrônica e uma bomba de combustível de alta pressão, o que pode resultar em uma má aceleração e causar a gagueira de seu motor a uma velocidade mais alta. Isto pode danificá-lo ainda mais ou até mesmo impedi-lo de girar.
Vale a pena comprar um carro BMW de segunda mão?
As BMWs certamente não são para todos. Os carros BMW oferecem puro prazer de dirigir, mas ao preço de um bom preço de reparos. No final, o preço com grande desconto de um BMW de segunda mão pode acabar custando muito mais na forma de reparos e custos de propriedade.
Tenha isso em mente ao comprar um BMW usado. Apesar de seus problemas, a BMW fornece potência e entretenimento como nenhum outro veículo, o que torna a BMW de segunda mão uma escolha popular. Apenas certifique-se de encontrar um que tenha sido bem cuidado e se estiver em boas condições.
Quais são os modelos BMW mais confiáveis?
Os modelos BMW mais confiáveis que você pode comprar são os E90 325i e 328i. Os modelos BMW da série 3 da década de 90 tornaram-se famosos por seus motores quase à prova de balas que tendem a durar mais de 200.000 ou até mesmo 300.000 milhas em algumas ocasiões. Outros grandes BMWs a serem adquiridos são os BMW Série 3 2000 – 2006, que carregam um trem de força igualmente confiável.