O motor Ford 4.6L é um dos motores Ford mais confiáveis que já foram construídos. Ele foi usado desde os anos 90 até 2014. O motor 4.6L pode ser comumente encontrado no Mustang, na Expedition, na série E de carros, no Explorer, e em alguns outros modelos Ford. Muitas pessoas elogiam o 4.6L por ser um dos melhores motores Ford de todos os tempos.
Quando se trata de questões comuns, o 4.6L parece estar sofrendo com um número decente de motores. Os problemas mais comuns dos motores Ford 4.6L estão associados com a falha do coletor de admissão, problemas na corrente de sincronização, problemas nas velas de ignição e queda na pressão do óleo do motor. Estes podem às vezes ser bastante baratos de consertar, enquanto alguns podem causar até alguns milhares de dólares para consertar.
O bom do 4.6L é que ele foi construído de forma a facilitar o trabalho em seu próprio motor. As velas, as bobinas e todos os feixes de cabos podem ser acessados muito facilmente, o que também fez deste motor um dos favoritos de muitos proprietários de Ford.
Portanto, a manutenção deste motor é fácil, por isso é realmente difícil para alguém se livrar de não manter um. Dito isto, se você cuidar bem deste motor, é provável que ele dure muito tempo.
Ford 4.6L V8 – Problemas com o coletor de admissão
Os modelos Ford Mercury e Crown Victoria de 1996 a 2001 são conhecidos por seus múltiplos problemas de consumo. Ambos usaram o V8 4.6L e a questão do coletor de admissão é um dos piores problemas com este motor. A questão aqui é que a Ford projetou o coletor a partir de plástico que não é o material mais durável, especialmente quando colocado perto de um motor realmente quente.
Estes coletores se desgastam muito rapidamente e causam vazamentos de líquido de arrefecimento que inevitavelmente levam ao superaquecimento do motor. Isto eventualmente leva a uma série de outros problemas associados a anéis e cabeças empenadas. Custa cerca de $750 para resolver este problema, mas alguns proprietários da Crown Vic e Mercury conseguiram até mesmo uma reparação gratuita da Ford.
Ford 4.6L V8 – Problemas de correntes temporizadas
O motor 4.6L foi projetado com um conjunto de técnicas que economizam custos. Algumas delas foram projetadas para que o motor fosse mais barato, enquanto que outras foram projetadas para tornar a manutenção mais barata. O sistema de temporização no 4.6L não é o melhor porque as partes dele são feitas de plástico que provavelmente falhará em algum ponto.
Isto pode causar uma miríade de problemas no final da linha que podem acabar catastroficamente para o motor. Se as guias de corrente de plástico se romperem, sua corrente sairá do alinhamento. Se isto não for resolvido suficientemente cedo. A corrente pode bater ao redor do motor e causar muitos problemas adicionais. Para piorar a situação, para resolver este problema você tem que tirar o motor inteiro, o que por si só pode custar cerca de US$1.000.
Ford 4.6L V8 – Problemas com velas de ignição
Os problemas com velas de ignição estão principalmente associados com o Ford F150 e a Ford Expedition. A razão pela qual estas falham é devido a uma fundição fina no topo dos cabeçotes dos cilindros de alumínio. A vela de ignição pode suportar a pressão do processo de combustão, mas quando a compressão atinge seu pico, há uma grande chance de que a vela de ignição possa voar através do cabeçote de cilindros.
As reparações são possíveis, mas o melhor que se pode fazer é substituir todo o cabeçote do cilindro. Se você for capaz de fazer isso com segurança, você pode rosquear novamente o cabeçote, se não, estar preparado para pagar cerca de US$ 1.000 por um cabeçote novinho em folha.
Ford 4.6L V8 – Problemas de pressão de óleo do motor
De acordo com um grupo de proprietários da Ford, o motor 4.6L também sofre de problemas de pressão de óleo do motor. Parece que há muitas causas potenciais e a baixa pressão de óleo pode até mesmo resultar em muitas partes do motor não serem lubrificadas adequadamente. Se seu motor não for devidamente lubrificado, várias peças do motor podem bater umas contra as outras e até mesmo destruir completamente o motor.
Sintomas comuns de baixa pressão de óleo são luzes de aviso de pressão de óleo, o cheiro de óleo queimando, superaquecimento do motor, falha do motor ou mau desempenho do motor. Uma bomba de óleo defeituosa parece ser a causa na maioria dos casos. Um custo potencial para consertar isso varia entre algumas centenas a alguns milhares de dólares, dependendo de como o motor é afetado.
Seção FAQ
Quão confiável é o Ford 4.6L V8?
O Ford 4.6L V8 parece ser um dos motores Ford mais confiáveis de todos os tempos, pelo menos de acordo com um grupo de proprietários. Entretanto, a única maneira de evitar estes problemas é manter o motor corretamente. Isto significa mudar todos os fluidos sempre que necessário e fazer todos os serviços de acordo com as recomendações da Ford.
Se você fizer isso, é provável que o motor dure realmente muito tempo. De qualquer forma, certifique-se de sempre fazer uma inspeção pré-compra ao considerar a compra de qualquer carro, pois isso vai lhe dizer se há algum problema que vale a pena considerar.
A Ford ainda está fazendo o V8 4.6L?
A Ford introduziu este motor pela primeira vez em 1990 e, naquela época, o motor encontrou seu caminho em muitos modelos diferentes da Ford. O motor existiu por décadas porque era uma escolha popular para muitos proprietários. Ele pode não ser o melhor motor de acordo com os padrões modernos, mas naquela época, era um motor realmente impressionante.
A Ford finalmente parou de fabricá-lo em 2014 quando foi substituído por motores menores, de tamanho reduzido, que são potentes o suficiente para bater até mesmo o V8 4.6L.
Quanta potência o motor Ford 4.6L V8 pode suportar?
De acordo com várias fontes online, o motor 4.6L V8 Ford é capaz de lidar com cerca de 500hp no máximo. Alguns dizem que 450hp é o verdadeiro limite, mas sintonizadores experientes podem levar o motor a 500hp sem que o motor exploda.
Um motor Ford 4.6L construído é de certa forma uma bomba relógio, pelo menos até onde muitos fóruns da Ford tendem a dizer. Alguns dizem que o bloco pode suportar cerca de 600hp enquanto os pistões estão limitados a cerca de 400-450hp.