A BMW fabrica alguns dos veículos mais bem projetados do mercado. Seus carros também são conhecidos por sua precisão, desempenho excepcional e excelente manuseio. Apesar de todas as coisas boas da BMW, estes carros são também um dos menos confiáveis. Um dos problemas comuns que a BMW enfrenta são os problemas do sistema de refrigeração.
O sistema de resfriamento em um carro é responsável por evitar o superaquecimento do motor através da transferência do calor para o ar. Ele faz isso misturando água e líquido de arrefecimento em todo o motor. Como resultado, ele ajuda a controlar a temperatura do motor e a evitar o superaquecimento.
Quando o sistema de resfriamento tem problemas, o motor sobreaquecerá e também afetará várias peças conectadas a ele. No entanto, quais são alguns dos problemas comuns do sistema de resfriamento da BMW?
Problemas comuns no sistema de refrigeração da BMW são uma bomba de água com defeito, vazamento do radiador, um radiador com vazamento e um termostato ruim. O conserto dessas peças ajudará a consertar o sistema de resfriamento.
Quais são os problemas comuns no sistema de resfriamento da BMW?
Uma bomba de água defeituosa
Uma bomba d’água é projetada para circular continuamente o líquido refrigerante do radiador até o bloco do motor do carro para evitar o superaquecimento. Ela usa refrigeração líquida na forma de água fluindo através de várias mangueiras para reduzir o calor. Portanto, se a bomba d’água falhar, seu motor não será resfriado adequadamente e irá superaquecer.
Sinais de uma bomba d’água com defeito são vazamento de líquido de refrigeração, superaquecimento do motor, ruídos de choro e bomba d’água corroída. Se seu sistema de refrigeração estiver tendo problemas por causa de uma bomba de água com defeito, você terá que consertar a bomba de água para corrigir o problema.
A maioria das bombas de água da BMW falham por causa da idade ou do uso pesado do veículo. É por isso que a maioria dos problemas da bomba d’água da BMW ou problemas no sistema de resfriamento são mais comuns em carros mais antigos do que em carros novos.
Vazamento do radiador
O radiador ajuda a se livrar do excesso de calor do motor. Faz parte do sistema de refrigeração com a bomba de água, ventilador, mangueiras do radiador e termostato. Assim, se o radiador tiver um vazamento, ele afetará o sistema de resfriamento de seu carro. Alguns dos sinais de um mau radiador são: superaquecimento do motor, acúmulo de lama no radiador, baixos níveis de refrigerante e vazamento de líquido de arrefecimento.
Você terá que substituir um radiador com vazamento ou danificado para evitar este problema. Se não o fizer, isso também afetará as mangueiras do radiador e causará mais problemas no sistema de resfriamento.
Mangueiras de radiador com vazamento
Se o radiador e a bomba d’água estiverem bons, mas as mangueiras do radiador estiverem danificadas ou vazando, então o sistema de resfriamento de sua BMW ainda terá problemas. A água que resfria o motor passa por várias mangueiras do radiador. Portanto, se uma das mangueiras estiver danificada ou tiver um vazamento, a água não terá a pressão ideal para resfriar o motor e também poderá drenar para fora.
Como resultado, o motor começará a superaquecer, pois não será resfriado o suficiente. Um dos sinais comuns de uma mangueira de radiador ruim é o vazamento do líquido de arrefecimento. Você terá que substituir as mangueiras do radiador com vazamento ou danificadas. As mangueiras do radiador devem ser trocadas a cada 60.000 milhas ou quatro anos.
Um termostato ruim
O termostato é também outra parte importante dos problemas do sistema de refrigeração da BMW. Como o termostato desempenha um papel importante no resfriamento de seu carro, você precisa substituí-lo quando ele se torna ruim, defeituoso ou falha. O objetivo do termostato é regular a quantidade de líquido refrigerante que é recirculado de volta ao motor.
Os sintomas de um mau termostato são superaquecimento do motor, flutuações do aquecedor, aumento da temperatura, flutuações de temperatura e vazamentos. Observe que quando seu motor está quente, o termostato abre bem para permitir que ele esfrie, mas quando o motor está frio, ele permanece fechado para permitir que o motor aqueça até a temperatura ideal.
FAQ
Quais são os sinais comuns de problemas com o sistema de refrigeração de sua BMW?
Identificar se o seu sistema de refrigeração BMW tem um problema não é muito difícil, pois há vários sintomas a serem observados. Os sinais comuns de um sistema de arrefecimento com problemas são capota vaporizada, vazamentos de líquido de arrefecimento, fumaça branca do escapamento e alta temperatura do motor. Se por acaso você notar um destes sinais, leve seu carro ao mecânico.
Quais modelos BMW são sinônimos de problemas no sistema de arrefecimento?
Problemas no sistema de arrefecimento são comuns em todos os modelos BMW. No entanto, existem alguns modelos com mais problemas de refrigerante que outros, como o BMW 3-Series (E46) de 1999 a 2005, BMW 3-Series de 2006 a 2011 e os modelos BMW X5 de 2007 a 2012. Os proprietários destes modelos BMW devem prestar muita atenção ao sistema de refrigeração de seus carros.
Por que minha BMW continua perdendo líquido de refrigeração?
Se seu BMW está perdendo líquido refrigerante, é um sinal de que há um vazamento em algum lugar no sistema de refrigeração. Alguns dos suspeitos são uma junta de cabeça ruim, um radiador danificado ou um tampão de radiador fraco. Se você notar que tem um vazamento de refrigerante, você deve visitar seu mecânico antes que isso leve a sérios problemas que lhe custarão muito caro.
Depois de quanto tempo devo lavar meu refrigerante BMW?
Como qualquer outro fluido em seu carro, trocar ou descarregar o refrigerante velho é muito importante para o bom funcionamento de seu BMW. É recomendado lavar o refrigerante a cada 30.000 milhas ou a cada dois anos. No entanto, há alguns casos em que a BMW pode passar sem descarga por um longo período de tempo.
Como saber se minha mangueira de arrefecimento está entupida?
Comece removendo a tampa do radiador quando seu carro estiver frio. Em seguida, ligue a lanterna de seu smartphone e olhe dentro do radiador. Se o fluido do radiador parecer água de lama ou cheirar a borracha, ou se as aletas do radiador estiverem corroídas com depósitos de crostas brancas, então sua mangueira do radiador está entupida. Dê uma olhada mecânica e desobstrua-a.
Conclusão
Agora que você conhece alguns dos problemas comuns do sistema de refrigeração da BMW, você deve garantir que seu BMW seja inspecionado e mantido conforme recomendado. A maioria dos problemas do sistema de resfriamento da BMW ocorre devido a negligência ou falta de cuidado adequado. Com o devido cuidado e manutenção, a maioria destes problemas pode ser evitada.
Além disso, os usuários da BMW devem garantir que eles tenham o nível correto do líquido refrigerante e o enxaguem a cada 30.000 milhas ou mais.