Volvo S40 – Tudo o que você precisa saber

Volvo S40

O Volvo S40 é um sedan executivo premium produzido pela Volvo ao longo de 1995 e 2012. A primeira geração do S40, o S40 I esteve em produção entre 1995 e 2004, enquanto o S40 II esteve em produção entre 2004 e 2012. O S40 cessou a produção em 2012 e foi substituído pelo hatchback V40.

Durante esse período, a Volvo conseguiu vender mais de um milhão deles, incluindo também a versão de propriedade do V40. O S40 está disponível com algumas opções diferentes de motores a partir de pequenos motores de 1,6L de 4 cilindros com 101hp e indo até o S40 II S Automatica com mais de 400hp.

A primeira geração do S40 utiliza o clássico design de sedan de caixa Volvo, enquanto a segunda geração do S40 é mais ou menos a mesma, mas com bordas mais arredondadas. Em termos de interiores, o S40 I é um pouco datado agora, enquanto o S40 II é um pouco mais moderno, mas não tão moderno quanto as ofertas contemporâneas de sedan Volvo.

Em termos de confiabilidade, o S40 fica abaixo do meio de confiabilidade médio, especialmente o modelo de 1º gênero. No entanto, o S40 II agora oferece grande valor no mercado usado, mas para comprá-lo é necessário aprofundar a história do carro para decidir se vale ou não a pena, pois a qualidade da manutenção tem um papel enorme nos custos gerais de propriedade.

Volvo S40 – O trem de força

A linha do modelo Volvo S40 I começa com o motor de 4 cilindros em linha de 1,6L com 105hp, enquanto a versão pós-facelift deste motor oferece 109hp. O próximo na linha é o motor de 1.6L de 4 cilindros com 116hp/122hp. O Volvo S40 I 2.0L oferece um motor de 2.0L de 4 cilindros com 136hp e 160hp para a versão turboalimentada. O modelo T4, com um range-topping T4, oferece um motor de 1,9L em linha 4 com 200hp.

  A Volvo é um veículo usado confiável?

A linha S40 II também começa com um motor de 1,6L de 4 cilindros com 100/125hp. O motor de 1.8L oferece 125hp enquanto o de 2.0L está disponível com 145. O S40 II também está disponível com alguns motores de 5 cilindros com potências entre 140hp e 230hp, enquanto o modelo S40 mais potente até hoje é o S40 II S Automatica com seu motor 4.7L V8 com 440hp.

O S40 I está disponível com quatro motores diesel com potências entre 90hp e 115hp enquanto o S40 II está disponível com motores diesel entre 100hp e 190hp. O S40 I vem com uma caixa de câmbio manual e FWD enquanto o S40 II também está disponível com um motor automático, um RWD ou um motor AWD.

A linha S40 não é tão especial quando se trata de eficiência, já que o MPG máximo que o S40 pode ter gira em torno da marca de 30MPG, na melhor das hipóteses. Em suma, os motores são sofisticados, mas não muito silenciosos.

Volvo S40 – Projeto e chassi

A primeira geração do S40 parece antiga tanto por dentro como por fora, o que é de se esperar considerando a idade do carro. A segunda geração é um pouco mais moderna, mas não tão contemporânea quanto os novos modelos Volvo. O design interior é um pouco melhor com o modelo mais novo, mas também lhe falta a maioria das características de última geração.

O ajuste do chassi e da suspensão do S40 é feito sob medida para uma condução confortável, o que significa que o S40 não é um carro esportivo, mesmo no caso do S40 Automatica.

  Por que a Volvo deixou de fabricar o xc70?

Volvo S40 – Confiabilidade e questões comuns

O S40 não é o automóvel Volvo mais confiável até hoje, o que significa que ele sofre de vários problemas, tanto o primeiro como o segundo modelo de geração. Os problemas mais comuns que tendem a atormentar o S40 estão associados ao conversor catalítico, freios sem brilho, teto solar com vazamento, vazamentos de óleo e uma falha no sensor MAF.

Algumas delas são um pouco mais preocupantes do que outras, como a questão dos freios, enquanto questões como o teto solar com vazamento podem ser tratadas em um estado anterior se você prestar muita atenção a isso. O S40 II é um pouco mais confiável do que a primeira geração, mas não o suficiente para fazer uma diferença no mundo real.

Volvo S40 – Valor e praticidade

O Volvo S40 pode ter entre $2.500 e $16.000, dependendo do modelo, do ano de construção, do equipamento, da condição e da quilometragem. Alguns destes podem ser de grande valor se tiverem sido mantidos a um grau decente. Mesmo assim, é preciso prestar muita atenção a todos os documentos do histórico de serviço.
Em termos de praticidade, o S40 pode não ser o maior sedan lá fora, mas certamente oferece espaço suficiente para alguém que não planeja transportar indivíduos mais altos com tanta freqüência. O espaço de carga também é decente, enquanto a visibilidade geral é medíocre.

Seção FAQ

Qual Volvo S40 eu devo comprar?

Entre as duas gerações S40, você deve concentrar sua atenção naquele que você mais gosta, pois ambos são relativamente similares no que diz respeito à qualidade. Entretanto, o S40 II é um carro mais avançado, especialmente porque está disponível tanto na forma RWD quanto AWD, ao mesmo tempo em que ostenta uma caixa de câmbio automática.

  Existe um Volvo esportivo?

No que diz respeito aos motores, os motores T4 parecem ser os mais populares, enquanto algumas pessoas também elogiam o motor diesel de 1,9L como sendo uma unidade realmente confiável.

O Volvo S40 é seguro?

Os automóveis Volvo são conhecidos por suas impressionantes credenciais de segurança e o S40 não é diferente, especialmente a segunda geração. A primeira geração S40 é agora um automóvel relativamente antigo, o que significa que não é quase tão seguro quanto o S40 II.

Entretanto, mesmo o S40 II carece da maioria das tecnologias de segurança modernas, já que a maioria delas não estava disponível na época. Mesmo assim, o S40 de segunda geração é construído de forma robusta, o que lhe dá resultados de testes de colisão bastante impressionantes.

Por que a Volvo deixou de fabricar o S40?

Seria de se pensar que depois de um milhão de unidades vendidas, a Volvo relutantemente deixará de fabricar o S40. Entretanto, nos últimos anos das vendas do S40 houve uma grande queda na popularidade, já que o início dos anos 2010 foi a época em que os SUVs e o crossover estavam começando a ganhar popularidade rapidamente.

Finalmente, os motores de 5 cilindros do S40 não são econômicos nem rápidos e, ao mesmo tempo, são muito barulhentos para o segmento. Os proprietários também reclamaram da ergonomia, mas a principal razão pela qual o S40 foi demitido é que carros como estes estavam começando a perder a atenção rapidamente.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts