O VW Passat é um dos sedans familiares de maior sucesso já introduzido no início dos anos 70, mas seu futuro é tão incerto quanto sempre foi. De acordo com a VW, o novo sedan Passat não chegará ao mercado em 2024, pois seu lugar agora será ocupado pela comparativamente mais elegante VW Arteon.
A propriedade da VW Passat vai continuar a produção, mas a VW decidiu que os SUVs, EVs e crossovers são muito mais importantes para a empresa do que manter vivo o sedan Passat. De qualquer forma, em sua história de 5 décadas, houve muitos fatos surpreendentes sobre a VW Passat, e nós vamos contar os mais surpreendentes.
É o carro de tamanho médio de maior sucesso na história
Com mais de 30 milhões de VW Passats vendidos, o Passat é o carro de médio porte mais bem-sucedido de todos os tempos e um dos carros de maior sucesso em geral. A razão pela qual o Passat tem uma história tão surpreendente é que ele é realmente um dos melhores sedans que você pode pensar. Para começar, ele não custa tanto quanto seus concorrentes mais premium Audi A6, BMW Série 5, ou Mercedes Classe E.
Em segundo lugar, ele oferece mais espaço e mais praticidade geral do que qualquer um destes, ao mesmo tempo em que é muito mais acessível para se viver. Ele recebe toda a tecnologia que você sempre quis, é imensamente seguro, confortável e fácil de dirigir. É realmente um pacote completo por qualquer meio, é um pouco triste que ele vá embora, mas o Passat pode acabar voltando.
O equipamento padrão é bom em toda a gama
Outra coisa bastante surpreendente sobre o VW Passat é que ele vem com uma quantidade surpreendente de equipamento padrão no mercado de NA, tanto que bate seu trio alemão mais premium em muitos aspectos. Para começar, todos os modelos Passat vêm com faróis de LED, controles climáticos de zona dupla com aberturas de reassentamento, aviso de colisão frontal e assistência frontal em todos os modelos.
Isto não é algo que você pode obter com seu Audi A6 mais caro e premium. Além disso, o maior sistema de infoentretenimento do novo VW Passat é padrão em todos os modelos VW Passat, o que o torna incrivelmente competitivo por seu preço.
O motor Diesel 2.0L BiTDI é uma maravilha
Este é para nossos leitores europeus apenas porque o BiTDI 2.0L não está disponível em NA. Este é um dos motores diesel 2.0L de 4 cilindros mais impressionantes de todos os tempos, pois oferece 240hp e quase 400lb-ft de torque. Este é um número imenso para um pequeno motor diesel de 2.0L e este motor é mais potente que qualquer um dos motores diesel de 4 cilindros que você encontrará em qualquer BMW, Audi ou Mercedes desta época.
Isto permite que o Passat atinja 60mph a partir de uma parada em pouco mais de 6 segundos, ao mesmo tempo em que devolve um igualmente impressionante 50MPG UK. Isto significa que um BiTDI Passat de 240hp, AWD, dupla embreagem 2.0L com um tanque cheio de 66L de 14.5 galões pode durar mais de 710 milhas antes de precisar reabastecer.
O Volante é Offset
Outro fato que você provavelmente nunca ouviu falar é que o NA VW Passat tem uma roda de quase 1 polegada para a direita, que é porque o B8 Passat é fortemente baseado no B7, que é um carro comparavelmente mais estreito. Mesmo que um de 1 polegada não faça uma enorme diferença, ele é perceptível uma vez que você esteja ciente disso.
A menos que você não saiba disso, nunca é provável que você o ajude. Portanto, se você possui um Passat, provavelmente não será capaz de desvendá-lo a partir de agora.
O Passat R36
No final dos anos 2000, a Volkswagen saiu com o Passat R36, que foi uma edição especial de desempenho do Passat com foi também a última vez que o R36 Passat veio a ser. Ele possui um motor 3.6L V6 que oferece 300hp, um sistema VW 4MOTION AWD, e é capaz de atingir 60mph a partir de uma parada em apenas 5 segundos.
Como um ponto de contexto, a BMW M5 2008 precisou de um segundo a menos para atingir 60mph a partir de uma paralisação que não é muito grande de uma diferença de tempo considerando que a BMW tem mais de 500hp e um enorme motor V10 naturalmente aspirado. O Audi A6 2008 V10 com um motor Lamborghini derivado de Lamborghini precisou de quase meio segundo a mais para chegar a 60 km/h em comparação com o R36.
Seção FAQ
O que é bom no Volkswagen Passat?
Há muitas coisas boas sobre o VW Passat, tanto que é difícil enfiar tantos benefícios em um único artigo. Para começar, o Passat é um dos sedans de médio porte mais caros do mercado, pois faz a ponte entre os sedans de economia normal e os sedans alemães mais premium, ao mesmo tempo em que se inclina mais para o segmento premium do mercado.
Em segundo lugar, o VW Passat é conhecido por ser barato de operar, muito econômico e imensamente espaçoso, o que o torna um carro familiar perfeito. É realmente difícil comprar um sedan familiar melhor do que o Passat se você não tiver um orçamento ilimitado. Finalmente, o projeto do VW Passat sempre esteve no caminho certo com o tempo e seu sistema de informação e entretenimento é, em muitos aspectos, mais avançado do que aquele que você encontraria em um A6 de antes de 2019.
O que há de ruim no Volkswagen Passat?
Muitas pessoas acreditam que o VW Passat é tão clínico, tão bom, que se torna entediante, e eu tendo a concordar. O Passat é mais uma ferramenta do que uma impressionante peça de maquinaria que toca nos seus cordões do coração. Ele faz tudo tão bem que não deixa você precisando pensar em nada. Por outro lado, a série 5 da BMW, por exemplo, tem muitas falhas, mas muitas dessas falhas acrescentam caráter.
O Passat também não tem mais nenhum motor especial, todos eles são silenciosos, sofisticados e eficientes, mas também bastante sem vida e chatos. Por fim, o VW Passat apenas dá a você vibrações masculinas sensatas de meia-idade, como se fosse um carro que não usa nada além de uma camisa quadriculada. É tão suave que apenas os modelos mais bem equipados da R-Line podem atrair alguma atenção apenas dos entusiastas da VW.