O Citroën DS5 é um bom carro?

O Citroën DS5 é um bom carro?

O Citroën DS5 é um hatchback semi-luxo familiar de cinco portas feito pela Citroën entre 2010 e 2018. O DS5 é um carro que parece realmente impressionante por dentro e por fora, e que se sente muito mais luxuoso do que a maioria dos outros modelos Citroën. Então, o Citroën DS5 é um bom carro?

O Citroën DS5 tem algumas coisas a seu favor, como o design, os motores, a tecnologia, a segurança e, potencialmente, até mesmo a praticidade. Por outro lado, o carro não tem a melhor reputação de confiabilidade e muitos acreditam que ele também custa um pouco demais pelo que é. De qualquer forma, o DS5 pode ser um bom carro se você gostar dele como ele é, se não gostar do carro, você estará melhor sem ele.

Os motores oferecidos com o DS5 são decentes, pois há algumas opções diferentes de motores que você pode escolher. O design do DS5 é um de seus pontos fortes, pois o carro parece ousado e futurista. O interior é muito semelhante, o que é algo que a maioria de nós não está acostumada a ver de uma marca como a Citroën.

No entanto, a confiabilidade do DS5 é questionável na melhor das hipóteses, pois o carro sofre de uma grande variedade de problemas que dificultam bastante a experiência do usuário do carro. Os valores destes são realmente bons no mercado de segunda mão, o que os torna populares até hoje. Finalmente, a praticidade é boa, mas o carro sacrifica um pouco de espaço para o design.

  Problemas comuns com Citroën C4 Picasso

Citroën DS5 – A central elétrica

Se você quiser um Citroën DS5 movido a gasolina, terá que optar pelo motor de 1.6L de 4 cilindros que oferece entre 150 e 200hp para os modelos anteriores ou 165hp para o modelo pós-facelift. Estes motores podem retornar até 40MPG combinados e podem ser acoplados a uma caixa de câmbio manual ou a uma caixa de câmbio automática Citroën.

Se você preferir motores diesel, você pode escolher entre um 1.6L ou um 2.0L diesel de 4 cilindros onde o 1.6L oferece até 120hp e o 2.0L oferece até 181hp. Estes podem retornar até 55MPG combinados e também podem ser emparelhados com uma caixa de câmbio manual ou automática.

Você também pode optar por um DS5 híbrido para modelos pós-2015 que oferecem o diesel 2.0L com um motor elétrico para uma saída combinada de cerca de 200hp e um máximo de 70MPG combinados. Todos os modelos DS5 são FWD e estes motores parecem ajustar-se muito bem ao caráter do carro.

Citroën DS5 – Design e chassi

O Citroën DS5 parece marcante por dentro e por fora, pois é um dos principais pontos de venda do DS5. O carro parece futurista e está repleto de toques de design futurista que elevam um pouco a experiência. O interior é peludo e interessante, mas não pode competir com os verdadeiros carros de luxo alemães, não em termos de estilo e equipamento.

A experiência de dirigir é principalmente dinâmica, mas o DS5 é também um carro realmente confortável. O ajuste do chassi e da suspensão é feito sob medida para uma experiência geral suave, o que torna o DS5 um motorista realmente bom no dia-a-dia.

Citroën DS5 – Confiabilidade e questões comuns

Provavelmente um dos maiores problemas com o DS5 é sua falta de confiabilidade, que parece seguir muitos modelos DS até os dias atuais. O DS5 sofre de um monte de problemas elétricos que podem arruinar a experiência de propriedade na pior das hipóteses, ou incomodá-lo constantemente na melhor das hipóteses. O carro também sofre de problemas de rolamentos de suspensão que podem falhar no início.

  Problemas comuns com Citroën C1

Outros problemas incluem problemas com vazamentos de óleo e combustível em potencial, problemas com o DPF (filtro de partículas diesel), e problemas com o equipamento do carro. Em suma, o DS5 não é o melhor quando se trata de confiabilidade, mas os modelos posteriores parecem mudar isso para melhor, pelo menos até certo ponto.

Citroën DS5 – Valor e praticidade

Quando se trata de valorizar, o DS5 parece estar fazendo mais do que bem, pois estes carros usados podem ser adquiridos por um preço realmente acessível, mas isso faz sentido para um carro desta idade. Se você comparar com seus rivais alemães, parece uma pechincha, mas Audi, BMW e Mercedes simplesmente fazem carros melhores em geral.

A praticidade é boa, pois o carro pode sentar até quatro adultos facilmente e há espaço suficiente no porta-malas para todos eles. No entanto, a questão aqui se deve principalmente à visibilidade, já que o carro é longo e o design elegante dificulta um pouco a visibilidade e a facilidade de uso. O carro também está repleto de muitas características favoráveis à família.

Seção FAQ

O Citroën DS5 é um carro de luxo?

O Citroën DS5 é um carro destinado a competir com carros de luxo sem que ele mesmo seja um verdadeiro carro de luxo. Isto não quer dizer que o DS5 não é um carro de pelúcia, porque é, é mais sobre o fato de ser Citroën por baixo de todo aquele design de aparência interessante. Isto não é algo que os compradores de luxo procuram e é por isso que a DS deixou a Citroën em 2015.

  O Citroën DS4 é um bom carro?

Embora o DS5 ofereça muitas características de luxo e o próprio carro faça a ponte entre o luxo e o design futurista, o DS5 simplesmente não pode ser visto como um verdadeiro concorrente das marcas de luxo alemãs bem estabelecidas, mesmo que o DS5 vença algumas destas em certos aspectos.

Posso comprar um Citroën DS5 nos EUA?

Era uma vez, a Citroën vendia carros em solo americano, e eles eram realmente bons nisso, mas tudo isso mudou nos anos 70, quando praticamente todas as marcas francesas deixaram o mercado americano. A razão pela qual eles saíram é que os carros europeus eram mais caros que os carros domésticos e da economia japonesa, mas não eram melhores.

Como tal, a Citroën deixou o mercado americano e não há indícios de que voltará em breve.

Por que a Citroën quer fazer carros de luxo?

Uma marca de carros de luxo sempre vai valer muito mais dinheiro do que um carro de nível econômico e as marcas querem competir quando se trata de fabricar os carros mais ilustres do mundo. Mesmo que marcas de nível econômico muitas vezes ganhem mais dinheiro do que marcas de luxo, fazer uma marca de luxo é algo muito mais hipnotizante.

Além disso, a Citroën quer se expandir para mercados diferentes e abranger um público alvo mais amplo que deve trazer mais clientes e mais interesse na Citroën como marca. Finalmente, a Citroën costumava fazer carros realmente luxuosos, mas eles deixaram de fazer isso para se concentrarem nos modelos que conhecemos agora.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts