O Citroën ë-Berlingo é um bom carro?

Citroën ë-Berlingo

O Citroën ë-Berlingo foi introduzido pela primeira vez em 2017 como uma variante elétrica do Berlingo regular. Quando o ë-Berlingo saiu pela primeira vez, as pessoas não esperavam que ele se tornasse tão popular como é hoje. Foi na verdade um dos primeiros MPVs/vans elétricos, e a mais nova geração do ë-Berlingo foi introduzida em 2021. Então, a Citroën ë-Berlingo é um bom carro?

Depende de sua perspectiva. Se você não é alguém que planeja usar o ë-Berlingo para viagens de longa distância, eu diria que o ë-Berlingo é um carro realmente bom. Ele é baseado na conhecida plataforma Stellantis EV, o que significa que há uma série de carros, CUVs, vans, hatchbacks e fazendas usando a mesma plataforma de carros elétricos.

Em termos de design, o ë-Berlingo difere ligeiramente do Berlingo normal e consegue parecer interessante e fresco por dentro e por fora. A confiabilidade é um pouco a mesma da maioria dos outros modelos Berlingo, exceto pelo trem de força que é elétrico. A experiência de dirigir não é realmente especial, mas o ë-Berlingo se sente um pouco mais divertido de dirigir do que o Berlingo comum.

Em termos de valor, o Berlingo não é o carro mais barato do mundo MPV, mas isso é de se esperar, já que os VE tendem a vir com prêmios significativos anexados em cima deles. A praticidade é realmente boa, pois o ë-Berlingo tem até sete pessoas sem nenhum problema.

  Tudo sobre os Novos Citroëns Elétricos

Citroën ë-Berlingo – O Powertrain

Com uma bateria de 50kWh, o ë-Berlingo conta com a mesma plataforma que o Grupo Stellantis utiliza em vários outros modelos Citroën, Peugeot, Fiat e Opel/Vauxhall. 137hp e 191lb-ft de torque é oferecido por um único motor elétrico alojado no topo das rodas dianteiras, o que significa que o ë-Berlingo é apenas um carro FWD.

0-60mph leva mais de 11 segundos e a velocidade máxima é de apenas 81mph/131kph. A Citroën diz que o ë-Berlingo deve ser capaz de fazer cerca de 180 milhas, mas essa é sua extremidade superior teórica. A quilometragem do mundo traseiro está mais próxima de 130 se você tender a usar o ë-Berlingo para o que ele é projetado – transportar pessoas e carga.

Com uma taxa máxima de carga rápida de 100kW DC, você pode recarregar o ë-Berlingo de 20% a 80% em pouco mais de 23 minutos, enquanto a lenta carga da tomada doméstica AC leva em torno de 5-6 horas. Como tal, 10 minutos de recarga devem ser suficientes para dar a você até 70 milhas de alcance.

Citroën ë-Berlingo – Projeto e Condução

Em termos de design, o Citroën ë-Berlingo não parece muito diferente do Berlingo normal, exceto talvez por alguns toques de design e pela adição de tinta azul em certos pedaços de estilo. O interior do ë-Berlingo é um pouco mais ousado quando comparado à maioria dos carros deste segmento. Isto não surpreende tanto quanto a Citroën sempre foi uma marca conhecida por projetos ousados.

A experiência de dirigir é bastante normal, exceto pelo fato de que o ë-Berlingo é um EV. Isto significa que ele é relativamente confortável, mas rola um pouco nos cantos. De qualquer forma, ele se sente mais plantado do que o Berlingo normal graças a um centro de gravidade mais baixo e uma suspensão mais rígida para lidar com o peso adicionado.

  Problemas comuns com Citroën DS7 Crossback

Citroën ë-Berlingo – Confiabilidade e Questões Comuns

Quando se trata de confiabilidade, o ë-Berlingo consegue ser muito melhor do que o Berlingo normal, porque não recebe um motor de combustão, uma transmissão tradicional, um tanque de combustível, uma bomba de água, um escapamento ou muitos outros componentes. Entretanto, isto não significa que o Citroën ë-Berlingo esteja sem falhas porque não está.

As questões mais comuns do ë-Berlingo estão associadas com o ruído da suspensão dianteira, o ventilador de ar condicionado, as portas de correr, os freios e a ansiedade de alcance. Já falamos sobre como o alcance pode diminuir se você empacotar muitas coisas no ë-Berlingo, especialmente se você emparelhar isso com o tempo frio. Alguns até já disseram que isto pode lhe dar menos de 100 milhas de alcance.

Citroën ë-Berlingo – Valor e Praticidade

Você pode esperar pagar cerca de 40.000 euros por um ë-Berlingo de especificação inferior novinho em folha, o que é muito dinheiro para um Citroën. No entanto, as pessoas que compram estes tendem a ficar satisfeitas, pois oferece uma experiência realmente completa, exceto talvez a gama máxima.

A praticidade é excelente, pois o ë-Berlingo pode embalar até sete pessoas e uma grande quantidade de carga. A visibilidade é realmente boa e o carro é fácil de entrar e sair. Muitas características favoráveis à família garantem que sua família se sinta confortável e entretida em uma longa jornada.

Seção FAQ

O Citroën ë-Berlingo é melhor do que o Berlingo normal?

Depende do que você está procurando, mas podemos dizer que faz mais sentido comprar um Berlingo normal de gasolina/diesel para a maioria das necessidades. Isto porque o ë-Berlingo é normalmente utilizado para o transporte de pessoas e mercadorias em viagens mais longas, que é onde um trem de força elétrico é um pouco arriscado.

  O Citroën C6 é um bom carro?

Claro, pode ser mais barato e menos prejudicial viajar com o ë-Berlingo, mas você não pode contar com a infra-estrutura de carga para estar sempre lá para lhe dar uma mão. Se você combinar isso com o prêmio de preço significativo que você tem que pagar sobre o Berlingo normal, começa a fazer sentido porque pode não ser a melhor opção.

Como o tempo frio afeta uma gama de EVs?

De acordo com a AAA, o tempo frio pode comer sua gama em até 40%, o que é muito. Algumas fontes afirmam que isto está mais próximo de 20%, mas o tempo realmente frio pode afetar sua bateria em mais ou menos 40%. Como tal, se o seu EV não tiver muito alcance desde o início, e você tende a dirigir longas distâncias com freqüência, faz pouco ou nenhum sentido ir para um EV.

Claro, se você estiver usando-o apenas como um veículo pendular e tiver um lugar para carregá-lo durante a noite, isto não deve ser um problema muito grande.

A Citroën está descontinuando os modelos Berlingo a gasolina e diesel?

De acordo com declarações recentes feitas pela Citroën Brass, as variantes de gasolina e diesel do Citroën Berlingo estão agora descontinuadas, o que significa que agora você só pode obter o Berlingo como um veículo elétrico. A mesma história vale para os MPVs da Citroën SpaceTourer.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts