O que acontece quando um carro híbrido fica sem bateria?

Nos dias de hoje, muitas pessoas acreditam que os carros híbridos são os melhores carros do mercado porque combinam a gama e a conveniência de um carro com motor de combustão interna com a consciência ambiental, eficiência e tecnologia de um carro elétrico.

Embora nunca se deva tentar isso, alguns carros híbridos podem dirigir sem a bateria, mas a experiência de dirigir vai ser absolutamente terrível. Além de ser desconfortável, dirigir um híbrido sem capacidade de bateria também pode causar danos irreparáveis ao seu sistema híbrido.

É sempre melhor usar o carro apenas para o que ele foi feito. Se você não puder utilizar completamente a plataforma híbrida, não compre um híbrido de jeito nenhum. Se você comprar um híbrido, e não o conectar, você estará confiando no motor de combustão, que é exatamente o oposto do que você deveria estar fazendo.

Por outro lado, se um híbrido ficar sem gasolina, você não será capaz de dirigir o carro. Mesmo que um híbrido possa dirigir em modo elétrico, isto só está disponível se você tiver uma quantidade decente de combustível em seu tanque. Se isto acontecer, a maioria dos carros não poderá ser conduzida.

Funcionando com uma bateria descarregada

Nem todos os carros híbridos podem dirigir com uma bateria descarregada, alguns deles simplesmente desligam para proteger o sistema híbrido. Estes tipos de híbridos são projetados de forma que o motor a gasolina e o motor elétrico trabalhem em conjunto, o que significa que eles dependem uns dos outros para funcionar corretamente.

  Os melhores carros híbridos para idosos

Por outro lado, alguns híbridos como o Prius são projetados de forma diferente. O Prius opera em um chamado “sistema paralelo” no qual o motor a gasolina e o motor elétrico trabalham em conjunto, mas não dependem um do outro da mesma forma que os motores híbridos normais.

Isto significa que o Prius pode dirigir somente no motor de combustão, mas isto só é reservado para quando for necessário chegar a uma estação de serviço ou a um local seguro para encostar. Além de não poder realmente dirigir o carro, se você desligá-lo, não poderá ligá-lo novamente porque o sistema elétrico liga o motor de combustão.

Vale a pena mencionar que é extremamente difícil descarregar completamente uma bateria EV porque inúmeros sistemas são projetados para evitar que isso aconteça. Se você esgotar completamente sua bateria, há a possibilidade de que algo esteja quebrado.

Ficando sem gás em um híbrido

Se você acabar no lado oposto do espectro, mais uma vez, depende do carro que você tem. Alguns híbridos como o Chevy Tahoe ou o Nissan Altima não serão dirigíveis sem gasolina, enquanto um Chevy Volt, por exemplo, pode dirigir sem uma única gota de combustível no tanque.

A razão pela qual você não pode dirigir certos híbridos sem gasolina é que tais circunstâncias podem danificar o sistema híbrido. Por exemplo, muitos carros híbridos não têm motores de partida de motor regulares porque o motor de combustão é acionado pelo sistema elétrico.

  Como funciona um híbrido plug-in BMW?

Isto geralmente significa que se o motor de combustão se desligar, o sistema elétrico vai tentar ligar o motor, mas não será capaz de fazê-lo se não houver gás no tanque de combustível. O Toyota Prius também pode funcionar sem gás, mas isto é limitado a apenas alguns quilômetros.

Depois disso, o carro desligará para preservar sua capacidade de bateria. Vale mencionar que você não deve dirigir seu híbrido sem gasolina, não importa se isso é possível ou não.

Funcionamento interno de um sistema híbrido

Como mencionado anteriormente, existem diferentes maneiras de se construir um veículo híbrido. Algumas delas são projetadas com um sistema paralelo em mente que permite que o carro dependa apenas de seu motor elétrico ou de seu motor de combustão.

Por outro lado, alguns híbridos também são projetados para confiar sempre tanto no motor de combustão quanto no motor elétrico. Os híbridos geralmente vêm com duas baterias, uma menor de 12V e uma maior de alta voltagem.

Eles também oferecem uma característica chamada frenagem regenerativa que armazena a energia cinética perdida na desaceleração na bateria maior. O objetivo de um híbrido é a transição cuidadosa entre o motor de combustão e o motor elétrico para maximizar a eficiência.

Os híbridos funcionam melhor em ambientes de condução urbana porque permitem a utilização da frenagem regenerativa, e a condução predominante com o motor elétrico, economizando o motor de combustão apenas para quando for necessário.

Seção FAQ

Quanto custa a substituição de uma bateria híbrida?

As baterias híbridas são caras, e não há como contornar isso. Em média, você está olhando para $1000-$6000 para uma bateria nova em folha, dependendo do tamanho e do fabricante. Estas estimativas não levam em conta os custos de mão-de-obra e de concessionária, de modo que este preço pode até chegar a $10k em certas ocasiões.

  Qual classe de renda compra carros híbridos

Entretanto, os fabricantes estão planejando baixar os custos da bateria nos próximos anos, e sempre que os híbridos e EVs se tornarem comuns, os preços da bateria deverão cair para um nível mais atingível.

Será que os híbridos valem a pena?

Depende do que você precisa para seu carro. Se você planeja comprar um carro para o deslocamento diário da cidade com algumas dezenas de quilômetros por dia, um híbrido pode ser a melhor opção para fazer isso. Entretanto, se você estiver predominantemente dirigindo viagens de longa distância em rodovias, você deve pular a compra de um híbrido.

Isto porque um híbrido funciona melhor em ambientes urbanos onde você pode confiar completamente no sistema elétrico e porque você pode usar a frenagem regenerativa.

Quanto tempo dura uma bateria híbrida?

De acordo com algumas fontes online respeitáveis, uma bateria híbrida deve durar pelo menos 80k milhas, enquanto a maioria das baterias pode durar até mesmo o dobro do tempo. Vale a pena mencionar que a maioria dos fabricantes oferece uma garantia de 8-10 sistemas híbridos que inclui a bateria.

Para concluir, uma bateria híbrida pode durar muito tempo. Se você fizer tudo certo e seguir as instruções do fabricante quando se trata de carregar e manter a bateria, você deve ser capaz de confiar nela por anos futuros.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts